Trail de média cilindrada chama atenção pelo design inovador, pacote tecnológico completo e proposta de aventura para quem busca desempenho em diferentes terrenos. Modelo amplia possibilidades para o segmento no Brasil e no mundo.
A Benelli apresentou oficialmente, neste segundo semestre de 2025, a inédita BKX 300.
O modelo marca a entrada da tradicional fabricante ítalo-chinesa no segmento das trails médias de até 300 cc, combinando design moderno, robustez estrutural e um conjunto tecnológico que mira tanto o uso urbano quanto trilhas fora do asfalto.
Motor de 292 cc e desempenho versátil
O coração da Benelli BKX 300 é um motor monocilíndrico de 292,4 cc, quatro tempos, refrigerado a líquido, capaz de entregar 29 cv de potência máxima a 9.000 rpm e 24,5 Nm de torque a 7.000 rpm, segundo dados oficiais publicados pelo portal europeu MCNews.
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Essa configuração proporciona respostas rápidas e força suficiente para encarar subidas, estradas de terra ou tráfego urbano, equilibrando desempenho e economia de combustível.
Painel digital TFT e recursos de alto nível
Um dos destaques do novo modelo é o painel digital TFT colorido, que exibe informações completas de forma clara e moderna, incluindo velocímetro, conta-giros, indicador de marcha, nível de combustível e hodômetro parcial e total.
O painel também é preparado para conexão com smartphone, facilitando a navegação e o recebimento de notificações via Bluetooth — um diferencial para o segmento.
A Benelli BKX 300 conta ainda com iluminação full LED, tomada USB para recarga de eletrônicos, tanque de combustível com capacidade de 13 litros e sistema de partida elétrica, reforçando a vocação para longos percursos e aventura.
Suspensão longa e ABS Bosch de série
Para garantir segurança e conforto em diferentes terrenos, a moto traz suspensão dianteira telescópica invertida de 41 mm, com curso de 180 mm, e balança traseira monoamortecida, também com curso de 180 mm — medidas superiores à média do segmento.
As rodas raiadas de 19 polegadas na frente e 17 atrás, calçadas com pneus de uso misto, permitem enfrentar lama, areia, pedras ou asfalto com estabilidade.
O sistema de freios da BKX 300 é assinado pela Bosch, com disco em ambas as rodas e ABS de série, aumentando o controle da frenagem e a segurança em pisos escorregadios.
Design inovador e ergonomia para aventura
Visualmente, a Benelli BKX 300 chama atenção pelas linhas agressivas e pelo porte robusto, típico das motos aventureiras.
O peso em ordem de marcha é de 165 kg, equilibrando estabilidade e facilidade de condução, tanto para iniciantes quanto para motociclistas experientes.
O assento amplo, guidão alto e tanque esculpido favorecem a ergonomia e o controle da moto, seja em viagens longas ou no uso diário.
As alças para garupa e bagageiro integrado ampliam a praticidade para quem utiliza a moto no dia a dia ou em viagens com bagagem.
Benelli BKX 300 como rival das trails médias no Brasil
Com chegada prevista para mercados europeus e asiáticos ainda em 2025, a Benelli BKX 300 surge como alternativa direta a modelos consagrados no Brasil, como Honda Sahara 300, Yamaha Lander 250 e Royal Enfield Himalayan 410.
Segundo o portal BikeWale, a expectativa é que o preço inicial no exterior fique em torno de € 4.200, tornando-se uma das trails médias mais acessíveis entre as marcas globais.
Benelli BKX 300 2025 pode desembarcar no Brasil?
Embora a Benelli BKX 300 2025 tenha sido apresentada oficialmente na Europa e Ásia, a dúvida entre os motociclistas brasileiros é se o modelo será oferecido também no Brasil, um dos maiores mercados de motos de uso misto do mundo.
A Benelli já possui presença nacional desde 2017, com montagem de modelos de até 800 cc em Manaus (AM) por meio do Grupo JTZ.
Atualmente, a marca comercializa naked, esportivas e bigtrails, como a TRK 502, que se tornou referência entre viajantes brasileiros por oferecer boa relação custo-benefício entre as “médias”.
Fontes do setor ouvidas por portais especializados apontam que o Grupo JTZ avalia ampliar o portfólio de trails de média cilindrada para disputar espaço diretamente com Honda Sahara 300 e Yamaha Lander 250, segmentos de forte crescimento.
Porém, até julho de 2025 não há anúncio oficial da chegada da BKX 300 ao Brasil.
O modelo já é alvo de especulações em fóruns de motociclistas, e importadores independentes sinalizam interesse, mas ainda não há registros de homologação ou pré-venda em concessionárias Benelli/JTZ.
Segundo análise de mercado, o preço competitivo na Europa e Ásia torna a BKX 300 uma opção atraente, mesmo que chegue via importação independente, já que modelos Benelli normalmente são nacionalizados para redução de impostos após homologação inicial.
Caso o Grupo JTZ decida trazer o modelo oficialmente, a expectativa é que o anúncio ocorra entre o último trimestre de 2025 e início de 2026, acompanhando tendências recentes da marca no país.
Enquanto não há confirmação, a recomendação é que os interessados fiquem atentos aos comunicados oficiais da Benelli Brasil e da JTZ, além de monitorar os registros de homologação junto ao INMETRO e DETRAN.
Ficha técnica Benelli BKX 300 2025
- Motor: Monocilíndrico, 4 tempos, DOHC, refrigerado a líquido
- Cilindrada: 292,4 cc
- Potência máxima: 29 cv a 9.000 rpm
- Torque máximo: 24,5 Nm a 7.000 rpm
- Transmissão: 6 marchas
- Suspensão dianteira: Invertida 41 mm, 180 mm de curso
- Suspensão traseira: Monoamortecida, 180 mm de curso
- Freios: Discos nas duas rodas, ABS Bosch
- Rodas: 19″ (dianteira), 17″ (traseira)
- Peso em ordem de marcha: 165 kg
- Tanque de combustível: 13 litros
- Painel: TFT colorido, conectividade Bluetooth
- Iluminação: Full LED
Versatilidade e tecnologia para trilheiros e urbanos
A aposta da Benelli é conquistar um público que busca motocicleta para “fazer tudo”: enfrentar deslocamentos diários, viagens e, nos fins de semana, se aventurar em trilhas e estradas de terra.
O visual arrojado, a eletrônica embarcada e o conjunto ciclístico reforçado posicionam a BKX 300 entre as trails mais completas e competitivas do momento, com preço agressivo e DNA de aventura.
Enquanto a chegada ao Brasil não é confirmada, o modelo já desperta a curiosidade dos apaixonados por duas rodas que buscam versatilidade, tecnologia e robustez em uma única moto.
Quase expeli a comida da boca contendo a risada após ler “média cilindrada com respostas rapidas do motor”. Torque max de 1,4Kgf a quase 8.000 rotações deve ser de chorar, prefiro ficar na bicicleta elétrica na falta de outra coisa
Benelli e JTZ?? Acho que está um pouco errado. A benelli e a Qj motors pertecem a Qianjiang que hj é parceira da Shineray.