1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Com mecânica robusta e confiável, o Chevrolet Astra Sedan custa menos de R$ 30 mil e agrada quem busca um carro usado grande e barato
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Com mecânica robusta e confiável, o Chevrolet Astra Sedan custa menos de R$ 30 mil e agrada quem busca um carro usado grande e barato

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 16/10/2024 às 07:35
Com mecânica robusta e confiável, o Chevrolet Astra Sedan custa menos de R$ 30 mil e agrada quem busca um carro usado grande e barato
Foto: Webmotors/Reprodução

Chevrolet Astra Sedan ainda é uma boa opção em 2024? Descubra todos os detalhes deste carro barato da Chevrolet, que custa menos de R$ 30 mil no mercado atual.

Se você está à procura de um carro acessível, confortável, espaçoso e bem equipado, o Chevrolet Astra Sedan pode ser a escolha ideal. Embora não seja um modelo zero quilômetro, ele se destaca por oferecer um excelente custo-benefício, sendo mais barato que muitos populares novos. Além disso, o Astra Sedan traz a confiabilidade mecânica de origem no consagrado Monza, o que facilita sua manutenção e reparos. Com essa combinação de características, o modelo se torna uma opção atrativa para quem quer economizar sem abrir mão de conforto e desempenho.

Um pouco da história do Chevrolet Astra Sedan

O carro barato da Chevrolet foi lançado em fevereiro de 1999 nas versões GL 1.8 (110 cv), GLS 2.0 (112 cv) e GLS 2.0 16V (128 cv). A mais simples era tão espartana que nem mesmo vinha equipada com conta-giros. Já a GLS vinha com trio elétrico, rodas de alumínio e direção eletro-hidráulica, embora tenha como opcional até teto solar, ABS e airbag.

Em 2001, o GL ganharia conta-giros e volante com regulagem de altura e profundidade, enquanto o GLS 2.0 16V passaria a 136 cv. A série Advantage chegou no mesmo ano, entregando farol de neblina, computador de bordo e ar-condicionado.

Logo chegou a linha 2002, que ofereceu opção de câmbio automático de quatro marchas para o GLS 2.0 8V (com 4 cv a mais), deixando o 1.8 apenas para o álcool, destinado a táxis. O Expression veio pouco depois, trazendo ar, trio, faróis de neblina e rodas de liga.

A reestilização veio apenas na linha 2003, comum novo design na dianteira e na traseira. Só teria motor 1.8 álcool e 2.0 8V gasolina, este ganhou a versão CD, com airbag lateral, ar e piloto automático. Em 2004 chegou o 2.0 FlexPower 127,6 cv na gasolina e 121 cv no álcool, já como linha 2005.

Por que comprar este carro barato da Chevrolet?

Uma raridade é o Chevrolet Astra Sedan Multipower, que existiu nas versões Comfort e Elegance. Era adaptado para uso de GNV (Gás Natural Veicular) com garantia de fábrica, isto é, podia rodar com gasolina, álcool ou GNV. Para receber os tanques de GNV, que ocupam quase 50% da capacidade do porta-malas, a suspensão contava com molas reforçadas para compensar os 90 kg extras.

 Este carro barato da Chevrolet é uma ótima opção, visto que por menos de R$ 25 mil é possível encontrar modelos com ar, freios a disco nas quatro rodas com ABS, teto solar e computador de bordo. Equipado por um potente motor 2.0.

Contudo, àqueles que se preocupam com a economia, ficarão um pouco decepcionados, pois a média entre os motoristas é de 7 km/l na cidade, com álcool. O espaço interno do modelo é ótimo até para os passageiros de trás e o porta-malas dá conta, com seus 460 litros.

O que notar antes de comprar o Astra Sedan?

Embora seja uma ótima opção, é necessário ficar atento a uns detalhes do carro barato da Chevrolet. O motor pode superaquecer por problemas na válvula termostática, bomba d’água ou sensor de temperatura. Há casos em que uma simples limpeza ou adição de líquido no radiador resolve.

Oferecida até 2001, a direção eletro-hidráulica foi substituída pela hidráulica devido ao alto custo e pela menor robustez. Se for necessário comprar um kit novo, é importante saber que custa cerca de R$ 4.500 em uma autorizada.

Também pode haver falha no visor do computador de bordo, devido à queima dos leds, dificultando a leitura dos caracteres. O preço da troca do visor em uma concessionária sai por cerca de 2 mil reais, mas no mercado paralelo fica em torno de 250 a 350 reais.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x