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Obra de R$ 11 bilhões: Com investimento chinês, Brasil terá maior ponte da América Latina; conheça o projeto

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 02/09/2025 às 12:25
Fonte: Jonathas Cost, Infomoney.com/ reprodução Google imagens
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Com 12,4 km de extensão sobre o mar, a Ponte Salvador-Itaparica será a maior da América Latina e reduzirá em 40% o tempo de viagem entre Salvador e Itaparica, além de atrair investimentos chineses bilionários

A Bahia se prepara para receber a Ponte Salvador-Itaparica, um dos maiores empreendimentos da história do país, segundo InfoMoney. 

Com 12,4 km de extensão sobre lâmina d’água, será a maior ponte da América Latina e uma das mais longas do mundo. 

O investimento chega a R$ 11 bilhões. As obras devem começar em junho de 2026, após a conclusão do projeto executivo e da plataforma provisória em 2025. 

A construção ficará a cargo de um consórcio liderado pelas gigantes chinesas CCECC e CCCC, dois dos maiores grupos globais de infraestrutura. 

Dimensão global: ponte comparável às maiores do mundo 

A ponte foi projetada em três trechos: 

  • Itaparica: 4,6 km 
  • Salvador: 6,9 km 
  • Trecho estaiado: 900 metros, com 85 metros de altura, equivalente a um prédio de 28 andares, permitindo a passagem de navios transatlânticos, petroleiros e até plataformas. 

Em termos de tamanho, ficará próxima à Ponte Vasco da Gama (Portugal, 12,3 km) e atrás apenas de estruturas como a Ponte Incheon, na Coreia do Sul (21,3 km). 

Além disso, terá pistas duplas nos dois sentidos, três faixas de rolamento e iluminação cênica, mudando de vez a logística e o turismo da região. 

Mais que uma ponte: novas rodovias e túneis na Bahia 

O projeto não se limita à ponte. Ele inclui obras viárias complementares: 

  • Em Salvador, serão 4 km de novas vias, viadutos e dois túneis paralelos à Via Expressa. 
  • Em Itaparica, uma via expressa de 22 km até Cacha Pregos e a duplicação de 8 km da BA-001 até a Ponte do Funil. 

Essas intervenções devem reduzir em 250 km a distância entre Salvador e o Recôncavo e encurtar em 40% o tempo de viagem para o Sul da Bahia. 

Impactos econômicos e sociais: empregos, turismo e logística 

De acordo com a concessionária, a ponte beneficiará 10 milhões de pessoas em 250 municípios. 

A expectativa é de 7 mil vagas de emprego durante a obra, priorizando trabalhadores locais. 

Na etapa de sondagem, já foram contratadas 17 empresas baianas, responsáveis por 300 empregos diretos e indiretos. 

Além do impacto econômico, a ponte deve impulsionar o turismo, facilitar o transporte de cargas e abrir um novo corredor de acesso às BR-101, BR-116 e BR-242. 

Entre polêmicas e avanços: obra sai do papel 

Apesar da grandiosidade, o projeto enfrentou anos de debates. 

O contrato só foi assinado após mediação do TCE-BA, que aprovou um acordo entre o governo e a concessionária. 
O Senado também liberou um aporte bilionário em garantias para assegurar a execução da obra. 

O processo preparatório incluiu estudos de batimetria, geofísica, arqueologia, tráfego e impacto cultural, além de pesquisas ambientais e com comunidades tradicionais. 

Em março de 2025, foi concluída a etapa de sondagem na Baía de Todos os Santos, com investimento de R$ 200 milhões. 

E você, acredita que a maior ponte da América Latina será um divisor de águas para o desenvolvimento da Bahia ou trará mais desafios do que soluções?

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Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

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