Inaugurado em 2022, o Túnel Antônio de Queiroz Galvão é o maior túnel rodoviário do Brasil, mas um novo projeto na Rodovia dos Imigrantes, com 6 km, promete superá-lo em breve.
O título de maior túnel rodoviário do Brasil pertence a uma impressionante obra de engenharia localizada na serra da Rodovia dos Tamoios (SP-099), em São Paulo. O Túnel Antônio de Queiroz Galvão, com seus 5.555 metros de extensão, representa um marco na infraestrutura nacional, mas seu reinado como o campeão deve durar pouco. Um novo e ainda mais ambicioso projeto já está em andamento na Rodovia dos Imigrantes e promete redefinir os limites da engenharia de túneis no país.
Esses projetos, embora ambos localizados na desafiadora geologia da Serra do Mar, foram concebidos com objetivos distintos. Um nasceu para impulsionar o turismo e a mobilidade regional, enquanto o outro foi projetado para resolver um gargalo logístico crítico para a economia do Brasil.
O atual campeão, 5.555 metros na serra da Tamoios
Inaugurado oficialmente em 26 de março de 2022, o Túnel Antônio de Queiroz Galvão é a peça central da duplicação do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios. Com exatos 5.555 metros (5,55 km), ele é atualmente o maior túnel rodoviário do Brasil em operação.
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O projeto foi concebido para solucionar o antigo problema dos congestionamentos crônicos na principal via de acesso entre o Vale do Paraíba e o Litoral Norte de São Paulo. A nova pista, que opera exclusivamente no sentido de subida (litoral para o interior), duplicou a capacidade de tráfego e reduziu o tempo de viagem na serra de mais de 45 minutos para aproximadamente 16 minutos.
Uma obra de R$ 3,1 bilhões, a engenharia por trás do túnel
A construção do túnel foi uma responsabilidade da Concessionária Tamoios, liderada pelo grupo Queiroz Galvão, dentro de um contrato de Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo de São Paulo. O custo da duplicação do trecho de serra foi de aproximadamente R$ 3,1 bilhões.
Uma das decisões de engenharia mais inteligentes do projeto foi a unificação de dois túneis que estavam no plano original (T3 e T4) em uma única estrutura contínua. Essa mudança, além de otimizar a logística da obra, reduziu drasticamente o impacto ambiental em uma área de Mata Atlântica preservada. A escavação utilizou o chamado Novo Método Austríaco de Tunelamento (NATM) e superou desafios como a instabilidade das rochas e a massiva infiltração de água.
O megaprojeto da Rodovia dos Imigrantes
Enquanto o túnel da Tamoios detém o recorde atual, um sucessor já está sendo projetado. A nova pista da Rodovia dos Imigrantes, um projeto da concessionária Ecovias, incluirá um túnel rodoviário com aproximadamente 6 quilômetros de extensão.
Diferente de seu antecessor, o objetivo estratégico deste novo túnel é primariamente logístico. Ele foi projetado para aumentar a capacidade de descida de caminhões para o Porto de Santos em 145%, solucionando um gargalo crítico para o escoamento de cargas do maior complexo portuário da América Latina e tornando os produtos brasileiros mais competitivos.
Um novo recorde a caminho, o túnel que será o maior do Brasil
O projeto da nova pista da Imigrantes tem um custo estimado que varia entre R$ 6 bilhões e R$ 6,5 bilhões. O cronograma prevê a conclusão do licenciamento ambiental no primeiro semestre de 2026 e a entrega da obra para 2031.
O novo túnel será projetado especificamente para o tráfego de veículos pesados, com uma inclinação mais suave que a da pista atual e sistemas de segurança reforçados, como galerias de emergência paralelas. Ao ser concluído, ele se tornará o novo maior túnel rodoviário do Brasil.
Túnel rodoviário ou ferroviário? A diferença que importa no ranking
É importante fazer uma distinção para entender corretamente os recordes de engenharia no país. Embora o Túnel Antônio de Queiroz Galvão seja o maior túnel rodoviário em operação, o título de maior túnel do Brasil, em termos absolutos, pertence a uma estrutura ferroviária.
O “Tunelão”, com 8.645 metros de extensão, localizado na Ferrovia do Aço, em Minas Gerais, é o maior túnel já construído no território nacional. Essa informação contextualiza a grandiosidade das obras rodoviárias e a evolução da engenharia de infraestrutura no Brasil.
Se não for para fazer distinção ao falar em maior túnel, então o maior construído no Brasil é o da transposição do Rio São Francisco, que liga a Paraíba ao Ceará com 15 kms de extensão