Em assessoria de imprensa para o Click Petróleo e Gás, a Toyota anunciou que a sua fábrica localizada em Sorocaba, em São Paulo (SP), completou 10 anos de existência e já recebeu mais de R$ 3,1 bilhões em investimentos. No total, estima-se que a empresa já tenha fabricado mais de 1 milhão de veículos, tanto para brasileiros quanto para o exterior. A planta foi inaugurada em 2012.
A planta da Toyota localizada em Sorocaba (SP) foi uma das primeiras que levaram em conta a tecnologia Ecofactory, onde a empresa estava em busca de soluções sustentáveis para o meio ambiente sem que perdesse a sua produtividade. O investimento inicial para a construção, de acordo com a instituição, foi de R$ 1 bilhão, recebendo a porcentagem de mais da metade de todos os investimentos da montadora no país, abrindo diversas vagas de emprego para profissionais com e sem experiência, tendo ou não o ensino superior.
Toyota: a empresa que conseguiu dobrar sua capacidade de produção
A planta da Toyota tinha capacidade para produzir cerca de 74 mil veículos por ano quando foi inaugurada em 2012. No entanto, agora, estão com a capacidade para produzir cerca de 158 mil veículos por ano, sendo os sedãs a maioria deles. Posteriormente à inauguração em Sorocaba (SP), também decidiram ampliar o seu portfólio de países como a Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia e Peru, detendo uma fatia expressiva de vendas na América do Sul.
Hoje em dia, mais da metade de todos os veículos produzidos pela montadora, cerca de 47 mil deles, são destinados exclusivamente para o mercado sul-americano.
- Fim de uma era: 5 Carros da Jeep, Renault e Fiat saem de linha no Brasil em 2025 — descubra por que e o que esperar do mercado automotivo!
- Fim das multas abusivas? Lei acaba com radares móveis e adota drones para ‘fiscalização clara’
- Desenvolvida na África, esta moto elétrica utiliza exclusivamente energia solar e impressiona ao alcançar 6.000 km de autonomia
- Stellantis surpreende com anúncio de demissões em massa: Crise no setor automotivo afeta Citroën, Fiat e Jeep, provocando turbulência no mercado global!
Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, afirma que conseguiram todo este processo de expansão graças aos esforços e trabalhos em conjunto de todos os seus colaboradores.
Tentativa de obter desenvolvimento sustentável sem perder a produtividade é um dos enfoques da fábrica em Sorocaba, São Paulo (SP)
A Toyota afirma que está adotando estratégias para o desenvolvimento sustentável a curto, médio e longo prazo, para atender, assim, às necessidades do planeta Terra em diminuir os efeitos que o setor automotivo causa sobre o aquecimento global.
Por exemplo, com um sistema de ecoeficiência, a indústria não impacta os moradores da cidade de Sorocaba (SP) com o descarte de rejeitos de forma incorreta. Além disso, o objetivo é reduzir as emissões de dióxido de carbono e de outros gases responsáveis por aumentar o efeito estufa. Sem contar que um dos projetos da instituição é reduzir, exponencialmente, os gastos com água.
Agora, reciclam ao menos 99% de todos os resíduos gerados em suas operações, contanto também com unidades de energia renovável solar que permite economia e fim da dependência do carvão e petróleo. Assim, também conseguem reduzir expressivamente a circulação de caminhões a diesel.
Por fim, é possível citar o projeto que a empresa tinha em sua fundação: em realizar a plantação de árvores em larga escala em sua luta contra o desmatamento. Hoje, a floresta está em sua fase adulta e conta com mais de 134 mil árvores sendo cultivadas com cerca de 143 espécies, que são espalhadas em um espaço voltado para 4 hectares. Logo, as atitudes sustentáveis da Toyota conseguem contribuir para a melhoria da qualidade de vida, fauna e flora da região.
Muitas vagas de emprego
Além da empresa caminhar em um rumo mais sustentável, a Toyota disponibiliza diversas vagas de emprego destinadas para eletricistas, mecânicos e demais candidatos sem ensino superior ou experiência, permitindo a entrada de mais profissionais para o mercado de trabalho. As candidaturas para os processos seletivos ocorrem por meio do portal Kenoby.