Coleção de 2,2 mil computadores antigos com mais de duas décadas de existência reaparece no mercado. Entenda como os computadores da NABU foram encontrados e a importância desta tecnologia vintage
Uma coleção rara de 2,2 mil computadores antigos, incluindo modelos que desempenharam um papel essencial nos primórdios da internet, foi descoberta em um celeiro nos Estados Unidos. O peso dos equipamentos comprometeu a estrutura do local, que corria risco de desabamento. Entre as máquinas encontradas, destacam-se os computadores NABU, uma verdadeira relíquia para entusiastas da história da computação e tecnologia vintage.
Coleção de 2,2 mil computadores antigos pesam o equivalente a 11 carros
Em Massachusetts, um celeiro à beira do colapso mostrou um achado inesperado. Trata-se de uma coleção de 2,2 mil computadores antigos da NABU, máquinas históricas que contribuíram para o começo da internet.
Pesando o equivalente a 11 carros, esses computadores NABU oferecem uma rara oportunidade de possuir um pedaço da história da computação.
-
Relíquia medieval do século XII é descoberta no fundo do rio Vltava sob a Ponte Carlos, em Praga
-
Por menos de R$ 1.200, o Xiaomi Redmi Note 12 5G, com tela AMOLED de 6,67 polegadas, bateria de 5.000 mAh, câmera de 48 MP e carregamento rápido, vale a pena em 2025? Confira os prós e contras desse modelo
-
Empresa projeta o maior subwoofer do mundo, medindo mais de 2,4 metros de largura
-
Existe um tesouro de US$ 20 milhões por quilo escondido na Lua — e estamos prontos para extraí-lo
A descoberta da tecnologia vintage começou com James Pellegrini, um aposentado na casa dos setenta anos. No final da década de 1980, sua ambição era criar um novo sistema de comunicação telefônica para empresas. Apaixonado pela tecnologia dos computadores da NABU, adquiriu um grande estoque delas em um leilão após a falência da empresa. Convencido de seu potencial, o aposentado chegou ao ponto de comprar todo o patrimônio da empresa.
Os computadores da NABU estavam à frente de seu tempo, oferecendo um poder de computação e uma capacidade de armazenamento impressionantes para sua época. A tecnologia vintage obteve um papel fundamental no surgimento das primeiras redes de computadores e no começo da internet.
Conheça a história da coleção de 2,2 mil computadores antigos
Embora tenha investido muito dinheiro e tempo, o projeto de James Pellegrini nunca se tornou realidade. Sua ambição permaneceu não realizada, no estágio de planos inacabados. A coleção de 2,2 mil computadores antigos foram armazenados em um celeiro próximo, onde ficaram esquecidos por mais de duas décadas.
Pesando mais de 20 toneladas, os computadores acabaram enfraquecendo a estrutura do celeiro. Forçado a se desfazer deles, James Pellegrini primeiro tentou vendê-los no Craiglist, sem sucesso. Em apenas três dias, quase um quarto do estoque da coleção de tecnologia vintage encontrou compradores, relevando uma inesperada mania por essas máquinas de outra época.
A venda não só livrou Pellegrini de um enorme fardo, mas também ofereceu aos entusiastas da história do computador a oportunidade de comprar alguns itens preciosos e raros.
A história da NABU mostra a engenhosidade que marcou os primórdios da tecnologia. Ela também atesta a determinação dos colecionadores que estão atuando para preservar e trazer de volta à vida essas máquinas emblemáticas do passado digital.
Quanto a tecnologia vintage restante, seu futuro continua incerto. Alguns deles serão restaurados e exibidos em museus, enquanto outros continuarão a enriquecer as coleções de entusiastas. Seja qual for o caso, essa coleção de 2,2 mil computadores antigos, há muito tempo esquecida em um celeiro de Massachusetts, destacam-se como um legado precioso da história tecnológica.
Youtuber comprou computador de James
Adrian Black, um youtuber que gera conteúdos sobre gadgets antigos, adquiriu uma unidade do computador por James e publicou um vídeo no Youtube. Logo depois da publicação da gravação, James comercializou um quarto de todo o estoque em apenas três dias.
Além de Adrian, outro influenciador e entusiasta de tecnologias retrô também estava interessado em fazer o computador NABU funcionar. Dj Sures, cujo pai e tios coincidentemente trabalharam para a NABU, foi ainda mais além e sua ideia era criar um simulador de rede para fazer com que o computador funcionasse como há 40 anos.