O cidadão pode utilizar sua CNH Digital como um documento oficial? Leia essa matéria do Click Petróleo e Gás e descubra a verdade sobre o assunto.
Na correria do dia a dia, não é raro a pessoa sair de casa e esquecer, por exemplo, sua carteira. Isso pode ser muito prejudicial caso o cidadão precise apresentar algum documento que vise comprovar sua identidade. Com isso, surge a dúvida: o documento digital pode ser utilizado como documento oficial?
Hoje, no Brasil, 42.811.056 condutores já baixaram o aplicativo da CNH Digital, uma versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação que pode ser acessada pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Todavia, surge a dúvida: o documento é oficial? Isto é, pode ser apresentado e ter a mesmo validade do impresso?
A resposta para essa questão é sim, pois a CNH Digital, que foi criada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 2017, tem o mesmo valor jurídico da CNH impressa. Ou seja, caso o condutor, por exemplo, seja parado em uma blitz policial, poderá apresentar o documento em questão.
-
Fibra de vidro oca promete internet 1.000x mais potente e rápida que a atual
-
Chip 6G chinês promete internet recorde e deixa o 5G no passado
-
Robôs agora “sentem” sabores doce, salgado, azedo e amargo com precisão quase total graças à língua de óxido de grafeno
-
Furadeira tradicional com os dias contados: Xiaomi lança modelo com 32 velocidades, motor sem escovas, 200 furos por carga e preço abaixo dos R$ 220
Dessa forma, assim como outros documentos digitais, a CNH online funciona como um documento de identificação, podendo ser apresentada. Isso, desde que seja por meio do aplicativo CNH Digital ou do Detran de cada estado.
Posso utilizar um print da CNH Digital?
Neste caso, diferentemente da primeira pergunta, a resposta é não. Como citado, a CNH Digital ou o aplicativo do Detran de cada estado deve ser o apresentado para substituir o documento impresso. Ou seja, prints, isto é, capturas de tela da CNH, não tem validade alguma.
Como posso emitir o documento Digital?
Hoje, é fácil ter acesso a uma CNH digital, visto que o documento pode ser acessado através do aplicativo liberado para smartphones Android e iOS. Essa versão online fica disponibilizada assim que o condutor é aprovado no exame de direção ou renova a CNH, o sistema já disponibiliza a versão digital do documento.
Essa CNH Digital pode ser acessada também no gov.br. Caso a pessoa não tenha uma conta criada, basta clicar em “Crie sua conta”. Na sequência, o internauta vai ver algumas opções de cadastro, preenchê-las e, depois disso, seguir as instruções e inserir os dados pessoais.