Unindo sustentabilidade e tecnologia, a Citroën aposta em peças produzidas a partir de papelão em novo projeto, o carro elétrico Oli.
O Citroën Oli, o carro elétrico que combina os modelos picape e SUV, foi revelado pela marca francesa no ano passado. O modelo é visto como uma espécie de “laboratório sobre rodas” para testar novas tecnologias voltadas para o desenvolvimento de automóveis. Entre as novidades, a montadora usou uma estratégia um tanto peculiar para manter o carro mais leve, que se resume a usar papelão na construção.
Veja todos os detalhes do Oli, o carro elétrico da Citroën feito de papelão
Podendo transportar até 4 pessoas, o modelo com peças de papelão promete inovação, tecnologia e competência
As peças desse carro elétrico, incluindo o capô, teto e painéis traseiros da caçamba, foram desenvolvidos no formato de “favo de mel” para reforçar a estrutura do carro. Esse formato promove maior resistência ao veículo, fazendo com que as peças suportem o peso de uma pessoa adulta.
O resultado da produção foi um veículo com emissão zero que não ultrapassa os 1.000 kg, medindo 4,2 metros de comprimento.
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A carroceria mais leve também se torna um aliado importantíssimo na economia de energia. A bateria de 40 kWh do veículo permite percorrer até 400 km por carga e recupera cerca de 20% a 80% em 20 minutos de carregamento, afirma o fabricante. Já a velocidade máxima é limitada a 110 km/h.
Sem grade frontal e com faróis de LED em forma de C, o Oli combina conforto em harmonia com o visual futurista. Vem equipado com rodas grandes e pode levar até 4 pessoas.
Por dentro, o motorista encontra dois alto-falantes bluetooth removíveis nas extremidades do painel, portas USB e uma tela na horizontal.
No volante, existe um botão físico através do qual as principais funções do carro podem ser controladas, acrescenta a Citroën.
O carro elétrico Citroën Oli é cotado como o vislumbre do futuro
O Oli será apresentado ao público na Retromobile Show 2023, que acontecerá em Paris, na França.
O evento irá acontecer entre os dias 1 e 5 de fevereiro e estará ao lado de outros carros que também representam “marcos” na história da montadora.
O Eagle Go, o pneu da Goodyear que usa menos derivados de petróleo e pode rodar por até 500 mil km, também fará parte da estrutura do Oli. Sua banda de rodagem (parte responsável pela aderência do carro com a superfície) é feita de óleo de girassol, resinas de pinheiro, borracha natural e sílica de cinzas de casca de arroz. Já a estrutura interna tem 90% de sua composição feita com materiais reciclados.
No fim, apesar de ser apenas um projeto em construção, é evidente que o carro elétrico Citroën Oli é um vislumbre do futuro e traz novidades que serão provavelmente aproveitadas em outros carros de produção da marca, caso se mostrem eficazes. Resta saber se o uso do papelão no meio automotivo vai virar tendência.
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