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Cientistas criam motores minúsculos que cabem em um fio de cabelo e funcionam apenas com luz, prometendo revolucionar a medicina e a nanotecnologia

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 18/09/2025 às 18:59
Uma engrenagem em microescala com metaestrutura que reage à luz.
Uma engrenagem em microescala com metaestrutura que reage à luz.
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Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo desenvolvem o menor motor on-chip da história, movido por luz laser e com tamanho microscópico.

Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo criaram algo que parece saído de ficção científica: o menor motor on-chip da história. O anúncio surpreendeu o meio científico porque esse motor é tão pequeno que cabe dentro de um fio de cabelo. A invenção rompe uma barreira que bloqueava o avanço das micromáquinas há décadas.

Engrenagens estão em quase tudo, de relógios a turbinas eólicas. Os engenheiros sempre tentaram criar versões menores para acompanhar a miniaturização das máquinas modernas. Mas, por mais de 30 anos, esse avanço ficou travado em 0,1 milímetro.

O problema estava na dificuldade de construir trens de força mecânicos funcionais em tamanhos menores.

Agora, esse obstáculo caiu. A equipe sueca encontrou uma saída inesperada: abandonou a mecânica tradicional e passou a usar luz para mover as engrenagens.

Engrenagens controladas por feixes de luz

O segredo do novo micromotor está na ciência dos materiais. Os pesquisadores fabricaram engrenagens de silício com um metamaterial óptico especial diretamente em um microchip. Essas estruturas minúsculas capturam e controlam a luz em nanoescala.

Quando um feixe de laser incide sobre o metamaterial, as engrenagens começam a girar. O controle é extremamente preciso e intuitivo. A intensidade da luz ajusta a velocidade da engrenagem, enquanto a polarização do feixe muda instantaneamente sua direção de rotação.

Essa forma de controle sem contato elimina qualquer necessidade de ligação física com o motor. Isso o torna mais escalável do que qualquer tentativa anterior.

Gan Wang, primeiro autor do estudo, explicou o salto tecnológico: “Esta é uma maneira fundamentalmente nova de pensar sobre mecânica em microescala. Ao substituir acoplamentos volumosos por leves, podemos finalmente superar a barreira do tamanho”.

Ele contou ainda que o time construiu um conjunto de engrenagens no qual uma peça movida a luz aciona toda a corrente. Elas também conseguem converter rotação em movimento linear, executar movimentos periódicos e até controlar espelhos microscópicos para refletir luz.

Caminho aberto para aplicações médicas

Essa tecnologia pode mudar a forma como os cientistas projetam máquinas minúsculas para trabalhar em ambientes biológicos.

Os pesquisadores imaginam micromotores capazes de manipular partículas, controlar a luz ou operar dentro de sistemas avançados de laboratório em um chip. Eles pretendem reduzir ainda mais o tamanho das engrenagens, chegando a apenas 16 a 20 micrômetros — aproximadamente o tamanho de uma célula humana.

Máquinas tão pequenas podem atuar como bombas ou válvulas dentro do corpo humano. Elas poderiam regular fluxos específicos de líquidos e substâncias, algo impossível com a tecnologia atual.

Podemos usar os novos micromotores como bombas dentro do corpo humano, por exemplo, para regular vários fluxos. Também estou estudando como eles funcionam como válvulas que abrem e fecham”, afirmou Wang.

Por enquanto, o motor existe apenas como protótipo. A aplicação prática em máquinas reais ainda deve levar alguns anos, mas o avanço já entrou para a história da ciência.

As descobertas foram publicadas na revista Nature Communications.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

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