Navio histórico da era dos transatlânticos será transformado no maior recife artificial do mundo, enquanto condados da Flórida disputam o local de afundamento para atrair turistas
O SS United States, um dos últimos transatlânticos da era de ouro das viagens intercontinentais, será afundado para se tornar o maior recife artificial do mundo. Sem operar há mais de 50 anos, o navio histórico foi adquirido pelo condado de Okaloosa, na Flórida, visando criar um novo habitat para vida marinha e atrair turistas.
A embarcação está atualmente no porto de Mobile, no estado do Alabama, onde passa por adaptações para seu novo destino. Durante o processo, serão removidos mastros e chaminés, além de serem abertos buracos no casco e na superestrutura. Essas alterações visam permitir que o navio seja acessível à vida marinha e a mergulhadores.
Disputa entre condados pelo navio histórico
Apesar de o condado de Okaloosa ser o responsável pelo projeto, a proposta também despertou interesse do vizinho condado de Bay. As autoridades locais ofereceram US$ 3 milhões para que o SS United States seja afundado mais próximo à sua costa, a cerca de 20 milhas (aprox. 32 km) de Panama City.
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O motivo é claro: atrair mais mergulhadores e movimentar a economia local. “Estamos empolgados que o navio irá se tornar o maior recife artificial do mundo, então gostaríamos de telo mais próximo possível de Panama City. Estamos trabalhando em parceria com o condado de Okaloosa e acreditamos que irá ser ótimo para a nossa indústria dos mergulhos, trazendo muita gente para a área”, afirmou.
A iniciativa partiu da própria comunidade de mergulhadores da região. O conselho do condado de Bay adotou a proposta e agora aguarda uma decisão por parte do condado de Okaloosa.
Investimento e parceria
O objetivo do condado de Bay é que os US$ 3 milhões sirvam para auxiliar no marketing do projeto e nas adaptações do navio. Dan Rowe, diretor-executivo do conselho de desenvolvimento turístico de Bay, reforçou o compromisso da região com a proposta.
“Estamos trabalhando com o condado de Okaloosa há um bom tempo e isso é algo muito importante. Temos uma comunidade de mergulhadores muito forte e uma comunidade de pescadores importante no condado de Bay, então é algo bem relevante para nós”, afirmou.
A expectativa é que, se a proposta for aceita, o local de afundamento seja alterado, posicionando o navio mais próximo da costa de Bay e, consequentemente, aumentando o potencial turístico da região.
O destino do navio histórico SS United States
O SS United States foi construído em Newport News, na Virginia, nos Estados Unidos, e entrou em operação nos anos 1950. O navio era usado para viagens transatlânticas antes da popularização dos aviões a jato.
Ele ficou atracado por 30 anos no porto da Filadélfia, até deixar o local em fevereiro deste ano. A operação de remoção durou quase duas semanas.
Após décadas parado, o transatlântico voltou a navegar e agora se prepara para sua última missão. Desde o final de 2023, o projeto de recife artificial vem sendo desenvolvido por autoridades e especialistas da Flórida.
A expectativa é que o navio se torne um polo de biodiversidade marinha e, ao mesmo tempo, um ponto de atração para atividades náuticas e turísticas.
Local de afundamento ainda indefinido
Segundo o canal WJHG Channel 7 News, o local exato onde o SS United States será afundado ainda não foi definido oficialmente pelo condado de Okaloosa. A proposta do condado de Bay continua em análise, e não há uma previsão para a decisão final.
Enquanto isso, a embarcação continua passando pelos procedimentos necessários no Alabama. O plano é deixá-la pronta para ser colocada no fundo do mar de forma segura e estratégica, respeitando as exigências ambientais e turísticas.
O futuro do navio histórico, que por décadas ficou parado, agora depende de negociações entre os dois condados. Seja onde for afundado, o SS United States está prestes a ganhar uma nova função: ajudar a preservar a vida marinha e impulsionar o turismo de mergulho na costa da Flórida.
Com informações de Portal World Cruises.