Conheça o maior porto do mundo, localizado na China. Fundado em 1950, o porto já recebeu investimentos bilionários e promete se expandir ainda mais.
Nas águas do mar da China oriental, com uma área que se estende por mais de 3 mil quilômetros quadrados, está o maior porto do mundo, o coração onde o sangue do comércio internacional circula. Sendo um testemunho do poder da engenharia humana, o porto de Xangai é equipado com a mais avançada tecnologia de manipulação de cargas e desafia a escala ao redefinir o que é possível na intersecção da Ciência Tecnologia e vontade humana.
Maior porto do mundo transporta 800 milhões de toneladas de carga por ano
Este não é apenas um porto comum, trata-se do porto mais movimentado do mundo, uma cidade em si, onde toneladas de mercadorias de todos os cantos do Globo convergem antes de serem despachadas para os seus destinos.
O porto de Xangai é um dos portos mais movimentados e importantes do mundo, localizado na costa leste da China no Delta do Rio Yangtze, onde o rio deságua no mar da China oriental.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- A MAIOR obra de infraestrutura ferroviária no Brasil alcança 68% de conclusão e já conta com mais de 243 km de trilhos instalados!
- Líbia anuncia avanço nas obras do maior rio artificial do mundo, com impressionantes 2.820 km de extensão e investimento massivo de 27 bilhões de dólares
É o maior porto de contêineres do mundo, movimentando mais de 43 milhões de contêineres por ano, o que equivale a 800 milhões de toneladas de carga. O porto de Xangai é composto por várias áreas de navegação e gigantescos terminais portuários e essas áreas são conectadas por pontes e túneis que formam o maior porto do mundo.
O porto inteiro se estende por uma área total de 3.619 hectares, que dá aproximadamente 36,19 km². O projeto de construção do porto na China que conhecemos hoje foi iniciado na década de 1950. E sua construção foi realizada em diferentes fases ao longo dos anos.
A primeira fase de construção começou em 1950 com a construção do primeiro cais no distrito de Baoshan. A construção desse cais foi concluída em 1952 e o restante da estrutura ficou pronto em 1978.
O maior porto do mundo empregou e emprega milhares de trabalhadores
O projeto do maior porto do mundo na China teve um custo de cerca de 1,1 milhões de yuans, cerca de 1 milhão e 254 mil reais. A obra foi financiada pelo próprio governo chinês, que teve ajuda das empresas de construção locais e também estrangeiras. Durante esse período o porto foi expandido de cerca de 1 km quadrado para 3,9 km quadrados.
Na época o porto tinha capacidade para lidar com cerca de 3,5 milhões de toneladas de carga por ano e empregava cerca de 200 trabalhadores. Equipamentos diversos também foram construídos e isso incluiu muito aço e concreto e dragagem do Rio Yangtze para permitir que os navios maiores atracassem a instalação de guindastes mais modernos e novos métodos de construção.
Cerca de 10 mil trabalhadores foram empregados durante a construção da primeira fase do porto de Xangai e foram utilizadas cerca de 90 mil toneladas de aço e 1,2 milhão de toneladas de concreto durante o processo. A segunda fase de construção do porto de Xangai começou na década de 1980, nomeada de fase da modernização quando o porto foi expandido com mais um cais que custou cerca de 80 milhões de Yuans, mais de 113 milhões de reais. Até então, o projeto já recebeu R$ 30 bilhões de investimento.
O futuro do maior porto do mundo
O porto localizado na China tem um futuro bastante promissor, uma vez que o país continua a crescer e se tornar cada vez mais importante no cenário global.
O projeto de expansão do porto continua em andamento, com planos para construção de novos terminais e expansão além dos que já existem. Além disso, o porto está investindo em tecnologia de ponta para melhorar a eficiência das operações, incluindo o uso de Inteligência Artificial e automação.
Em termos de benefícios, o porto de Xangai desempenha um papel crucial na economia da China, fornecendo uma porta de entrada para os produtos chineses no Mercado Global e uma conexão para as cadeias de suprimentos internacionais. A modernização e expansão do porto também tem um impacto positivo na economia local criando empregos e oportunidades de negócios para a comunidade.