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China deixa a Turquia boquiaberta com construção de METRÔ ULTRARRÁPIDO em apenas 6 meses

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 27/12/2023 às 18:41
China deixa a Turquia boquiaberta com construção de METRÔ ULTRARRÁPIDO em apenas 6 meses
Foto: Youtube/Reprodução

A Turquia firma acordo com a China para a construção de uma nova linha de metrô com capacidade de atingir velocidades de até 120 km/h, um projeto ambicioso desenvolvido em apenas seis meses.

China e Turquia colaboram na impressionante realização de um metrô ultrarrápido em Istambul, concluído em um período recorde de apenas seis meses. Este feito notável, que marca a primeira iniciativa desse tipo em Istambul, estabelece um novo padrão global na velocidade de construção de sistemas de metrô.

Especialistas dos EUA consideram novo recorde algo impossível

https://www.youtube.com/watch?v=rgjiKPHOP-k

É importante destacar que, em condições normais, a entrega de projetos de construção de um metrô leva cerca de 18 a 24 meses, ou seja, de 1 ano e meio a 2 anos. Entretanto, a empresa da China, em parceria com a Turquia, concluiu o projeto em apenas seis meses, menos da metade do tempo padrão.

Quando a notícia da finalização da construção do projeto chegou aos EUA houve uma grande surpresa e especialistas americanos consideram este um feito impossível e levantaram dúvidas sobre a legitimidade da ação da empresa chinesa, pedindo uma inspeção do metrô turco. Os funcionários da Turquia responderam com risos nas redes sociais, questionando a relação deles com a infraestrutura chinesa e destacando que a tecnologia da China de construção de metrô é avançada.

Esse avanço tecnológico é evidente não apenas nos metrôs chineses, que se estendem em todas as direções, mas também no fato de que o país asiático tenha construído metrôs para vários países. Até mesmo os EUA, que se consideram um grande país de metrô, tiveram que pedir ajuda à China na construção de alguns empreendimentos.

Na realidade, o projeto conjunto China Turquia foi assinado em janeiro do último ano. Antes disso, a velocidade média do metrô na Turquia era de aproximadamente 80 km/h e agora, com o novo empreendimento, pode chegar a 120 km/h. Entretanto, Istambul, uma das cidades mais desenvolvidas do país, não contava com um sistema de metrô.

Governo da Turquia passava por desafios pela ausência de um sistema de metrô

Atualmente Istambul é uma das principais cidades turísticas do país, comparável a nankin e Shangai na China, além de outras grandes cidades do século VI antes de Cristo. Anteriormente conhecida como bizâncio por conta do seu ambiente atraente e economia desenvolvida, Istambul sempre foi um destino popular para viajantes. Apesar do alto fluxo anual de passageiros em seu aeroporto, vários turistas reclamam diariamente da falta de transporte conveniente para as atrações turísticas na área urbana.

O governo da Turquia enfrentava um desafio persistente com a falta de um sistema de metrô eficiente. O Ministro dos Transportes do país teve a inspiração para construir um metrô Urbano ao ver o sucesso desse meio de transporte na China. Entretanto, por conta do desenvolvimento econômico limitado da Turquia em comparação com outras economias internacionais e a infraestrutura relativamente atrasada, o governo teve que submeter a construção do metrô a um processo de licitação.

Entenda o porquê da Turquia escolher a China

Apesar do interesse em construir o metrô, vários países recusaram a proposta turca, visto que não estavam familiarizados com as condições das estradas na Turquia e as equipes de engenharia hesitavam em realizar inspeções no local. A China, por outro lado, demonstrou prontidão para ajudar e a empresa chinesa CRRC Jujo Machinery Company Limited assumiu a responsabilidade pelo projeto do metrô.

Apesar dos turcos buscarem auxílio de especialistas em metrô dos EUA e do Japão, esses especialistas, ao verem a situação do país, consideraram o projeto impossível. Istambul, como a cidade turística mais desenvolvida, enfrenta um fluxo diário significativo de pessoas.

Desta forma, construir um metrô na cidade implicaria atravessar dois distritos comerciais movimentados, lidar com 990 mil pessoas por hora e garantir que o metrô suportasse um terremoto de magnitude 9.9. Essas condições desafiadoras foram consideradas impraticáveis pelos EUA e Japão.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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