Estrutura de 625 metros de altura na província de Guizhou foi submetida a um estresse com 96 caminhões pesando 3.360 toneladas.
A Ponte Huajiang Grand Canyon, a futura ponte mais alta do mundo, superou com sucesso seu último grande teste antes da inauguração. Um rigoroso teste de carga estática foi realizado entre 21 e 25 de agosto. Engenheiros confirmaram que a estrutura atende a todos os padrões de segurança.
Como foi o teste de carga na Ponte de Huajiang?
O teste foi um passo crucial para garantir a segurança da ponte. Envolveu o posicionamento estratégico de 96 caminhões pesados na estrutura. Os veículos, pesando um total de 3.360 toneladas métricas, foram colocados em lotes sobre a ponte. O objetivo era medir sua resposta ao estresse do mundo real.
Para monitorar a integridade estrutural, mais de 400 sensores foram instalados. Eles mediram o vão principal, as torres, os cabos e os suspensores. Os sensores detectaram até mesmo os menores deslocamentos. Após a análise dos dados, os engenheiros confirmaram que a resistência, a rigidez e o desempenho geral da ponte são seguros.
-
Com 365 mil m², 1.100 salas e 700 arquitetos envolvidos na construção, o Palácio do Parlamento da Romênia é o segundo maior edifício administrativo do mundo e o mais pesado já construído pela humanidade
-
Trump mostra interesse na construção de um megatúnel submarino de 112 km e R$ 43,5 bilhões entre a Rússia e o Alasca, com tecnologia de Elon Musk
-
A revolução nos trilhos começou: por que a maior expansão ferroviária do Brasil, com 1.567 km, vai mudar o mapa da riqueza no país
-
Empresa de engenharia abre um “gigantesco” processo seletivo com vagas em diversos cargos para obras em planta industrial na região sudeste
Um feito da engenharia: os números da gigante chinesa
Localizada nas montanhas da província de Guizhou, a ponte é um “feito de engenharia sem precedentes”. A estrutura tem um comprimento total de 2.900 metros. Seu vão principal alcança 1.420 metros. A altura impressiona: são 625 metros acima do fundo do cânion.
Com sua inauguração, a ponte estabelecerá dois recordes mundiais. Será oficialmente a ponte mais alta do mundo. Além disso, terá o maior vão para uma ponte localizada em uma região montanhosa.
Superando os desafios da construção em terreno montanhoso
Wu Zhaoming, gerente de projeto, destacou os inúmeros desafios enfrentados. A equipe precisou superar o controle da temperatura durante a concretagem, a estabilização de encostas íngremes e o impacto de ventos fortes. Apesar das dificuldades, a equipe concluiu o projeto antes do prazo.
O que a ponte representa para a região?
A inauguração da ponte está prevista para setembro. A obra promete impulsionar o turismo e o desenvolvimento local de forma significativa. O tempo de viagem entre as cidades de Liuzhi e Anlong será drasticamente reduzido. O percurso, que hoje leva 2 horas, será feito em apenas 2 minutos.
A China já domina os rankings globais de pontes. Oito das dez pontes mais altas do mundo estão no país. Todas elas estão localizadas na província de Guizhou.