1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Um carro bom, bonito e barato é o Chevrolet Vectra G3, equipado com motor 2.4, 146 cv e porta-malas imenso de 526 litros, gerou polêmica quando chegou no Brasil, mas ainda se garante em conforto e custo-benefício
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 10 comentários

Um carro bom, bonito e barato é o Chevrolet Vectra G3, equipado com motor 2.4, 146 cv e porta-malas imenso de 526 litros, gerou polêmica quando chegou no Brasil, mas ainda se garante em conforto e custo-benefício

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 12/08/2024 às 18:42
Chevrolet Vectra G3: análise do carro que mistura o design europeu e nacional, seus pontos fortes e fracos e como ele se destaca no mercado.
Foto: Chevrolet

Chevrolet Vectra G3: análise do carro que mistura o design europeu e nacional, seus pontos fortes e fracos e como ele se destaca no mercado.

O Chevrolet Vectra G3, produzido entre 2006 e 2011, representa a terceira geração do popular sedã da marca no Brasil. Lançado em 2005, o modelo trouxe mudanças significativas e polêmicas para o mercado automotivo brasileiro. Este artigo examina a trajetória do Chevrolet Vectra G3, suas características principais e os pontos fortes e fracos do carro.

Conhecendo o Chevrolet Vectra G3

O Chevrolet Vectra G3 brasileiro foi uma adaptação da terceira geração do Astra europeu.

Em vez de trazer o modelo europeu original, a Chevrolet decidiu criar uma versão nacional, aproveitando o design do Astra hatchback e ajustando-o para um sedã.

O design do Vectra G3 incluía um terceiro volume adicionado, inspirado em carros americanos, como a nona geração do Impala.

A dianteira do carro apresentava grandes faróis de refletores duplos, uma grade central com friso cromado e um para-choque com três aberturas inferiores para os faróis de neblina.

De perfil, o Vectra G3 era elegante, com um contorno de janela bem definido e um caimento suave do teto.

A traseira do veículo incluía lanternas que se estendiam até as laterais, conectadas por um aplique cromado na base da tampa do porta-malas.

O Chevrolet Vectra G3 foi construído sobre uma plataforma mista, combinando elementos da GM3000 (da primeira geração do Zafira) com partes da plataforma Delta do Astra europeu.

O modelo estava disponível com duas opções de motorização: um motor 2.0 de 140 cv e um motor 2.4 de 146 cv, ambos com tecnologia flex.

Os motores podiam ser acoplados a um câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas.

O Vectra G3 tinha freios a disco em todas as rodas, com discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira.

A suspensão traseira foi um ponto de crítica, pois substituiu o sistema de braços independentes por um eixo de torção, um retrocesso em relação à geração anterior.

Por dentro do carro

Internamente, o Chevrolet Vectra G3 manteve o design do Astra europeu. O interior do carro foi elogiado por seu design funcional e pela qualidade dos materiais.

O cluster de instrumentos incluía quatro mostradores analógicos e uma telinha para odômetros.

O layout da cabine era semelhante ao do Meriva e do Astra nacional da época, com saídas de ar, rádio AM/FM e comandos do ar-condicionado dispostos de forma convencional.

O Vectra oferecia um ambiente bem-acabado, com detalhes prateados e acabamentos que buscavam um toque mais sofisticado.

O Chevrolet Vectra G3 foi disponibilizado em duas versões, com um bom nível de equipamentos de série.

A versão básica incluía ar-condicionado digital, direção hidráulica, trio elétrico (vidros, travas e retrovisores) e rodas de liga leve aro 16.

A versão mais equipada oferecia itens como disqueteira para seis CDs, ajuste elétrico de altura dos faróis, acabamento interno imitando madeira, retrovisores externos com rebatimento elétrico, sensores crepuscular e de chuva, retrovisor interno fotocrômico, piloto automático e freios ABS.

O modelo também incluía um navegador GPS controverso, que era um dispositivo avulso fixado ao para-brisa.

Principais vantagens e desvantagens do Chevrolet Vectra G3

O Chevrolet Vectra G3 apresentou vários pontos fortes, começando pelo conforto.

O carro manteve a qualidade de rodagem das gerações anteriores, oferecendo uma experiência de condução suave e confortável.

Com 2,70 metros de entre-eixos e uma suspensão que favorecia o conforto, o Vectra G3 podia acomodar os ocupantes e suas bagagens com facilidade, graças ao seu porta-malas de 526 litros.

O design do carro também foi bem recebido; mesmo anos após o lançamento, o Vectra G3 ainda é considerado atraente e moderno.

Em termos de custo, o Vectra G3 é uma opção acessível para quem busca um sedã médio, com manutenção relativamente barata e um custo de aquisição mais baixo comparado a outros modelos da mesma categoria.

No entanto, o Chevrolet Vectra G3 também tinha suas desvantagens. O consumo de combustível era um problema, já que o carro não era especialmente econômico, o que pode aumentar os custos de manutenção.

Outro ponto negativo era o mercado de usados: muitos Vectras G3 foram amplamente utilizados para transporte particular e executivo, resultando em veículos com quilometragem alta. Isso exige cuidados especiais ao adquirir um modelo usado, com inspeções minuciosas para verificar o estado mecânico.

Além disso, a revenda do Vectra G3 pode ser mais difícil devido à sua saída de linha há mais de uma década e ao declínio da popularidade dos sedãs médios.

Afinal, vale a pena comprar esse carro?

O Chevrolet Vectra G3 foi um carro que, apesar das controvérsias e desafios enfrentados durante sua produção, ainda é lembrado por seus pontos fortes.

Com um design que resistiu ao tempo, um interior confortável e um custo acessível, o Vectra G3 oferece uma alternativa interessante para quem busca um sedã médio.

No entanto, é importante considerar seus pontos fracos, como o consumo de combustível e a dificuldade de revenda.

Inscreva-se
Notificar de
guest
10 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x