1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Chevrolet desiste de ter 1 milhão de carros elétricos até 2025! O motivo surpreendente envolve governos e consumidores
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Chevrolet desiste de ter 1 milhão de carros elétricos até 2025! O motivo surpreendente envolve governos e consumidores

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 21/07/2024 às 04:30
chevrolet, carro, ipva
Foto: Reprodução Pinterest

A gigante automobilística General Motors (GM) surpreendeu o mercado ao anunciar que a Chevrolet não conseguirá atingir a meta de fabricar um milhão de carros elétricos até o final de 2025.

Essa mudança drástica de planos foi confirmada pela CEO da GM Mary Barra, que atribuiu a decisão a uma queda no interesse dos consumidores por veículos elétricos, especialmente nos Estados Unidos.

A revelação acendeu debates sobre o futuro da indústria automotiva e o papel dos governos nas políticas de incentivo a veículos sustentáveis.

A GM, conhecida por seu comprometimento com a inovação, havia estabelecido a ambiciosa meta de transitar rapidamente dos carros a combustão para os elétricos.

No entanto, a realidade do mercado se mostrou menos receptiva do que o esperado. Em uma entrevista à CNBC, Mary Barra explicou que, embora as vendas de veículos elétricos (EVs) nos EUA tenham alcançado 330.463 unidades no segundo trimestre de 2024, a Chevrolet está enfrentando uma desaceleração na demanda.

Mudança de estratégia

O plano inicial da GM de focar exclusivamente em veículos elétricos sofreu um revés. Agora, a empresa está considerando o desenvolvimento de modelos híbridos, tanto em Detroit (EUA) quanto em São Caetano do Sul (SP).

Fabio Rua, vice-presidente de relações públicas da GM para a América Latina, confirmou recentemente ao Automotive Business que a fabricante pode lançar carros híbridos no Brasil a partir de 2025.

Essa mudança reflete uma estratégia mais cautelosa, ajustando-se à realidade do mercado e às expectativas dos consumidores. A GM não abandonou completamente seu objetivo de eletrificação, mas está adaptando seu cronograma para garantir uma transição mais suave e sustentável.

GM aposta em Equinox e Blazer EV

Mesmo com a mudança de planos, a GM mantém suas grandes apostas em modelos elétricos específicos. Os SUVs Blazer EV e Equinox EV são os principais produtos dessa nova fase. A produção desses veículos está sendo aumentada, e ambos devem ser lançados no Brasil no segundo semestre de 2024.

O Blazer EV, construído sobre a plataforma Ultium exclusiva para carros elétricos, terá um pacote de baterias de 102 kWh, oferecendo uma autonomia de 481 km com uma única carga.

A versão RS, destinada ao mercado brasileiro, contará com 347 cv de potência e tração nas rodas dianteiras. Já o Chevrolet Equinox EV terá versões de até 290 cv, e sua nova geração também incluirá uma opção com motor a combustão.

Perspectivas Futuras e Infraestrutura de Carregamento

Mary Barra está otimista em relação ao futuro dos veículos elétricos. Na entrevista ao portal citado, ela disse que acredita que, à medida que a infraestrutura de carregamento se torne mais robusta e os EVs mais acessíveis, a demanda crescerá significativamente. “Os próximos 10, 11, 12 anos serão bem transformadores”, afirmou a CEO.

Essa visão de longo prazo ressalta a importância de um suporte contínuo à infraestrutura e às políticas públicas que incentivem a adoção de veículos elétricos. A evolução do mercado depende não apenas da oferta de produtos inovadores, mas também da capacidade de criar um ecossistema que suporte essa transição.

Crescimento das vendas de veículos elétricos no Brasil

Apesar dos desafios globais, o mercado brasileiro de veículos eletrificados está em expansão. Entre janeiro e junho de 2024, o país registrou 79.304 emplacamentos de carros híbridos e elétricos, mais que o dobro das vendas de 2023, que totalizaram 32.239 unidades. A BYD lidera o ranking com os três carros mais vendidos.

Esse crescimento reflete uma mudança positiva na percepção dos consumidores brasileiros em relação aos veículos eletrificados, impulsionada por incentivos governamentais e pela crescente oferta de modelos atraentes e acessíveis.

A decisão da GM de reavaliar sua meta de produção de veículos elétricos da Chevrolet até 2025 é um reflexo das complexidades do mercado automotivo global.

Enquanto a demanda por EVs enfrenta desafios nos EUA, o Brasil mostra um potencial significativo de crescimento. Com apostas em modelos híbridos e um foco renovado em infraestrutura, a GM continua comprometida com a inovação e a sustentabilidade.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x