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Chevrolet decreta fim do CarPlay e Android Auto no Onix, Tracker e outros e frustra motoristas

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 30/10/2025 às 20:54
General Motors anuncia que eliminará CarPlay e Android Auto de sua linha global, migrando à plataforma Google Automotive Services integrada aos veículos.
General Motors anuncia que eliminará CarPlay e Android Auto de sua linha global, migrando à plataforma Google Automotive Services integrada aos veículos.
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General Motors confirma o fim do CarPlay e Android Auto em sua linha global, apostando em um sistema próprio com login Google e integração total ao veículo. Mudança gradual deve atingir também os carros mais vendidos da marca.

A General Motors (GM) confirmou que vai eliminar gradualmente o suporte ao Android Auto e ao Apple CarPlay de toda a sua linha global, incluindo veículos a combustão.

A medida, anunciada recentemente pela CEO Mary Barra, já vinha sendo adotada nos modelos elétricos e agora será expandida para os demais.

No Brasil, o impacto será sentido em futuras gerações de carros populares da Chevrolet, como Onix e Tracker.

O que muda para o motorista

A montadora passará a utilizar um sistema próprio, baseado no Google Automotive Services, que dispensa o espelhamento direto de smartphones.

Com isso, o motorista não precisará mais conectar o telefone para acessar navegação, chamadas ou música, pois as funções estarão integradas ao software do veículo.

O uso do sistema, no entanto, exige login em uma conta Google, o que envolve compartilhamento de alguns dados com a empresa.

Segundo a GM, o novo modelo oferece maior integração entre hardware e software, além de atualizações automáticas e melhor desempenho.

Painel multimídia de veículo GM exibindo Apple CarPlay e Android Auto antes da retirada do suporte pela montadora.” (Imagem: GM Authority)
Painel multimídia de veículo GM exibindo Apple CarPlay e Android Auto antes da retirada do suporte pela montadora.” (Imagem: GM Authority)

A empresa argumenta que a experiência será mais segura e fluida, com menos distrações e interrupções durante a condução.

Quando a mudança começa

O fim do suporte ao CarPlay e ao Android Auto não será imediato.

A GM afirmou que os modelos atuais continuarão compatíveis por um “futuro previsível”, e que a substituição ocorrerá de forma gradual, à medida que novas plataformas forem introduzidas.

A montadora ainda não informou o cronograma exato para a transição em mercados específicos, como o brasileiro.

Situação no Brasil

Por enquanto, Onix e Tracker seguem à venda no Brasil com espelhamento sem fio de Android Auto e Apple CarPlay.

A retirada da função deve ocorrer apenas com a chegada de novas gerações ou plataformas totalmente reformuladas.

A GM também esclareceu que não pretende desativar o recurso de carros já vendidos.

Justificativas da montadora

Em entrevista ao podcast Decoder, do site The Verge, a CEO Mary Barra afirmou que parte dos consumidores relatou insatisfação com o funcionamento do CarPlay nos veículos da GM.

Segundo ela, “não era perfeito e, em alguns casos, poderia ser uma distração ficar indo e voltando entre funções do telefone e do carro”.

O diretor de produtos da empresa, Sterling Anderson, comparou a situação ao uso de aplicativos de celular em computadores, dizendo que cada dispositivo deve oferecer uma experiência nativa mais completa.

Para a montadora, o novo sistema permitirá melhor desempenho, segurança e conectividade.

Dados e privacidade

Com a adoção do Google Automotive Services, o acesso a recursos como mapas, assistente de voz e aplicativos de entretenimento exigirá login na conta Google do usuário.

A GM informa que os dados coletados serão usados para melhorar a experiência de condução, com recomendações e atualizações personalizadas.

Especialistas em privacidade alertam que o compartilhamento de informações sobre localização, hábitos de uso e preferências de mídia precisa vir acompanhado de transparência e opções de consentimento claras.

Para eles, a medida amplia a dependência dos motoristas em relação aos ecossistemas digitais de grandes empresas de tecnologia.

Novos serviços e modelo de negócios

Tela de central de infotainment de um Chevrolet Onix/Tracker com espelhamento de smartphone ativado no Brasil.” (Imagem: Eagle Ridge GM)
Tela de central de infotainment de um Chevrolet Onix/Tracker com espelhamento de smartphone ativado no Brasil.” (Imagem: Eagle Ridge GM)

A GM afirma que sua estratégia faz parte da transição para veículos “definidos por software”, capazes de receber atualizações e recursos adicionais por meio da internet.

Analistas do setor apontam que, ao eliminar o espelhamento gratuito, a empresa pode abrir espaço para serviços pagos, como assinaturas de navegação, conectividade premium e pacotes de aplicativos embarcados.

Até o momento, não há informações oficiais sobre eventuais valores ou formatos de assinatura.

A montadora apenas destaca que os serviços conectados terão “ofertas personalizadas” conforme a região e o perfil do cliente.

Reação e comparação com concorrentes

A decisão da GM contrasta com a estratégia de outras fabricantes.

O CEO da Ford, Jim Farley, afirmou recentemente que a empresa não pretende eliminar o espelhamento de smartphones de seus veículos, por considerar que o recurso “faz parte da rotina digital dos motoristas”.

Especialistas em mobilidade avaliam que a retirada do CarPlay e do Android Auto pode reduzir a liberdade de escolha dos consumidores e encarecer a experiência digital dentro dos carros, já que parte das funções gratuitas pode se tornar paga.

Por outro lado, destacam que a integração nativa pode melhorar o desempenho e a estabilidade do sistema embarcado.

Impacto para o consumidor brasileiro

No Brasil, onde a conectividade é um dos principais atrativos de compra, a mudança pode alterar o comportamento do público nas próximas gerações de veículos.

Especialistas do setor afirmam que a GM tende a manter o foco na digitalização, mas enfrentará o desafio de convencer motoristas acostumados ao espelhamento tradicional a migrar para uma nova plataforma.

Para consumidores que valorizam privacidade, autonomia e custos previsíveis, o avanço dos sistemas proprietários será um ponto de atenção.

Já para quem busca maior integração tecnológica, o novo sistema poderá oferecer ganhos de funcionalidade e conveniência.

Com a retirada progressiva do CarPlay e do Android Auto, uma dúvida permanece: como os motoristas vão reagir à transição para sistemas cada vez mais fechados e dependentes de assinaturas?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas e também editor do portal CPG. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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