A Chevrolet confirmou novamente o fim do modelo Celta, destacando que não há planos para o seu retorno ao mercado. A marca enfatizou que, no momento, o relançamento do Celta não está nos planos futuros, encerrando qualquer expectativa de seu retorno para os fãs do modelo.
O Chevrolet Celta é um dos carros mais icônicos já fabricados pela subsidiária da General Motors (GM). Amado por todos aqueles que tiveram ou que ainda têm o hatch, o CELTA superou expectativas desde o seu lançamento nos anos 2000. Sem dúvidas, o popular CELTA teve um grande impacto positivo para a Chevrolet, principalmente aqui no Brasil. Com o fim do Celta há quase 10 anos, aqueles que ainda desejavam comprar o popular da Chevrolet precisaram recorrer aos seminovos ou usados.
No entanto, recentemente, as redes sociais disseminaram uma enxurrada de notícias falsas sobre um suposto retorno do Chevrolet Celta ao Brasil, devido ao programa de carros populares do Governo Federal. A disseminação dessa fake news gerou expectativas frustradas em quem ainda sonhava comprar um CELTA 0 km, já que o carro deixou de ser fabricado e vendido oficialmente em 2015. E devido as falsas notícias espalhadas na internet, a Chevrolet veio à público para informar que não há planos para relançar o CELTA.
Fake news do retorno do Chevrolet CELTA reacendeu a esperança de muitos que ainda desejavam adquirir o carro
As falsas notícias que se alastraram por toda a internet mencionavam que o novo Chevrolet Celta seria baseado no modelo Chevrolet Aveo chinês, que é vendido no México, atualmente. Cheia de falhas e com um contexto mal formulado, algumas pessoas começaram a desconfiar que a notícia pudesse ser falsa.
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O pronto crucial que determinou a notícia como fake foi a citação de um motor no “novo Celta” que nunca foi utilizado no popular, reforçando que a informação era falsa.
A Chevrolet do Brasil confirmou o fim do Celta e reforçou que não possui a intenção de voltar a fabricar o modelo já existente, tampouco de criar uma nova versão do Chevrolet Celta, nem agora e nem futuramente. Com o fim do Chevrolet Celta, a marca colocou em seu lugar o modelo Onix, esclareceu que nenhum outro carro abaixo das especificações dele será produzido.
Fim do Chevrolet Celta: Onix substituiu o amado CELTA para sempre
A marca disse ainda destacou o fim do Celta se deu pela baixa rentabilidade do popular, além do fato de que um carro tão barato e econômico como o CELTA poderia interferir nas vendas do Onix. Por isso, foi melhor substituir o CELTA pelo, agora, popular Onix, responsável por dominar o mercado de carros compactos e modernos.
Novas regulamentações exigiram melhorias em segurança e eficiência, tornando inviável a atualização do Celta sem elevar significativamente seus custos. A necessidade de airbags e freios ABS, por exemplo, tornou o modelo mais caro para ser produzido conforme as novas leis.
O Onix é muito querido pelos brasileiros e é um carro que não deixa a desejar. Bonito, econômico e barato, pode-se dizer que ele é um bom substituto para o saudoso CELTA. No entanto, enquanto o modelo Onix é uma boa escolha para os brasileiros, em outros países latino-americanos o carro é considerado caro, e só é vendido em versões mais avançadas, como a versão com motor turbo. Por isso, o modelo Aveo chinês se torna a versão mais acessível nos demais países da América Latina.
Versões do Celta (2000-2015)
Celta 1.0 (2000)
Com motor 1.0 herdado do Corsa, o modelo foi anunciado em 1999, mas só foi lançado oficialmente pela Chevrolet nos anos 2000. O CELTA não tinha direção hidráulica, muito menos ar-condicionado, mas mesmo assim chamou atenção de muitas pessoas na época pela sua entrega de 60 cv. Em 2002, o CELTA ganhou um upgrade e recebeu o motor VHC (Very High Compression, ou Alta Taxa de Compressão), e depois VHC E, garantindo a entrega de 70 cv.
Celta 1.4 (2003)
Com motor 1.4 de 85 cv, 5.800 rpm e 11,8 kgfm de torque, o Celta 1.4 era considerado ainda mais potente, mas sem perder a economia. Com a lataria em cor amarela altamente chamativa, o carro tinha 4 portas, rodas de liga leve e pneu aro 13. A GM ainda lançou a versão Energy e uma edição especial em homenagem ao grande piloto Nelson Piquet, onde 30 carros foram sorteados na campanha promocional da época.
Com a concorrência batendo de frente com a Chevrolet, rapidamente a marca desenvolveu a versão Flexpower, onde é possível usar gasolina e etanol. Dessa forma, nasceram as versões Life, Spirit, Super e Off-Road, que marcaram os anos de 2004 e 2005.
Celta Prisma (2006)
Após tantos anos de hatchback, a Chevrolet resolveu lançar uma versão sedã do CELTA, dando vida ao modelo Prisma, considerado o sedã mais barato e econômico do Brasil. Anos mais tarde, em 2013, o Celta Prisma foi relançado só como Prisma, saindo do padrão característico do CELTA e fazendo um enorme sucesso na época. Mas sua produção foi descontinuada em 2018, abrindo espaço para as novidades da GM na época.
Entre 2010 e 2015, a Chevrolet retirou algumas versões do mercado e lançou as versões Celta LS e Celta LT, as últimas vistas no site oficial da marca. E infelizmente, em 2015, a Chevrolet anunciou oficialmente o fim do Celta, retirando definitivamente todas as versões – incluindo a LS e LT – do mercado e findando a fabricação do querido veículo.
A confirmação da Chevrolet em relação ao fim do Celta também coloca um ponto final nos rumores e falsas notícias de uma possível versão do CELTA para 2024, deixando os fãs do popular carro somente com as lembranças da era de ouro do veículo.