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Início Chega em águas brasileiras o 1° navio cargueiro movido a vela do mundo. Essas velas gigantes, com 37,5 metros de altura, utilizam a força dos ventos e reduz a dependência do motor, economizando combustível 

Chega em águas brasileiras o 1° navio cargueiro movido a vela do mundo. Essas velas gigantes, com 37,5 metros de altura, utilizam a força dos ventos e reduz a dependência do motor, economizando combustível 

18 de setembro de 2023 às 21:28
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navio, vela, combustível
Foto: reprodução Poder 360

O navio cargueiro movido a vela que economiza no combustível representa um marco na sustentabilidade marítima com previsão de retornar à Ásia com 63.000 toneladas de soja

Na sexta-feira, 15 de setembro de 2023, o Brasil marca um feito histórico ao receber o primeiro navio cargueiro movido a vela e que economiza combustível do mundo, a Pyxis Ocean. Vindo diretamente de Xangai, na China, esta inovadora embarcação vai atracar no Porto de Paranaguá, no Paraná, para ser carregada com 63.000 toneladas de farelo de soja e retornar à Ásia. Esta conquista é resultado de um fretamento da gigante do setor de grãos e commodities, a Cargill, que optou pelo navio da Mitsubishi Corporation, de acordo com o site Poder 360.

A operação da Pyxis Ocean ocorrerá no corredor de exportação leste do Porto de Paranaguá, uma região que viu o movimento de 15,3 milhões de toneladas de grãos, incluindo soja, milho e farelo de soja, durante os primeiros oito meses deste ano. Essa embarcação inovadora chega para revolucionar a forma como produtos agrícolas são transportados, proporcionando benefícios ambientais significativos.

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A Tecnologia por trás do navio a vela e que utiliza pouco combustível Pyxis Ocean

O funcionamento da Pyxis Ocean é notável por sua abordagem ecológica e eficiente, sem utilizar muito combustível. Este navio pioneiro é equipado com duas windwings, velas metálicas que utilizam um material semelhante ao das turbinas eólicas, tornando-as mais duráveis. Estas velas gigantes, também conhecidas como asas, têm uma impressionante altura de 37,5 metros.

Durante o período em que o navio está ancorado no porto, as velas permanecem dobradas, sendo abertas apenas após o início da navegação. A tecnologia, denominada BAR Tech WindWings, tem a capacidade de economizar combustível ao reduzir a dependência do motor convencional, aproveitando a força dos ventos para propulsionar o navio.

Graças ao uso das velas, as emissões de dióxido de carbono (CO2) são reduzidas em até 30%, podendo aumentar ainda mais se a embarcação optar por combustíveis renováveis. Esta tecnologia da economia de combustível foi desenvolvida pela BAR Technologies, em colaboração com a Yara Marine Technologies, com apoio da União Europeia. Seu principal objetivo é promover inovação, reduzir custos operacionais e minimizar a emissão de poluentes.

A implementação dessas velas em um único navio resulta em uma economia diária de aproximadamente 1,5 toneladas de combustível. Ao contrário das velas de pano utilizadas no passado, o material empregado neste sistema oferece maior durabilidade e confiabilidade. Isso sinaliza um grande potencial para esse sistema no futuro da navegação comercial.

Dados da Pyxis Ocean: Uma revolução na navegação

A Pyxis Ocean, de propriedade da Mitsubishi Corporation, ostenta a bandeira de Singapura e é especializada no transporte de granéis sólidos, como grãos. Sua construção foi concluída em 2017, e seu valor é estimado em US$ 29 milhões. Com um comprimento de 229 metros, o navio é movido por duas velas metálicas que trabalham em conjunto com um motor auxiliar para facilitar a navegação. Cada uma dessas velas impressiona com seus 37,5 metros de altura, desenvolvidas com tecnologia britânica, utilizando o mesmo material encontrado em turbinas eólicas.

Esta conquista marca um passo significativo em direção à sustentabilidade marítima e ressalta o compromisso do Brasil em adotar tecnologias inovadoras para reduzir a pegada de carbono na indústria de transporte. A chegada da Pyxis Ocean ao Porto de Paranaguá é um marco histórico que, espera-se, inspire ainda mais avanços em direção a um futuro mais limpo e ecológico para a navegação mundial.


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