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Chega em águas brasileiras o 1° navio cargueiro movido a vela do mundo. Essas velas gigantes, com 37,5 metros de altura, utilizam a força dos ventos e reduz a dependência do motor, economizando combustível 

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 18/09/2023 às 21:28
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Foto: reprodução Poder 360

O navio cargueiro movido a vela que economiza no combustível representa um marco na sustentabilidade marítima com previsão de retornar à Ásia com 63.000 toneladas de soja

Na sexta-feira, 15 de setembro de 2023, o Brasil marca um feito histórico ao receber o primeiro navio cargueiro movido a vela e que economiza combustível do mundo, a Pyxis Ocean. Vindo diretamente de Xangai, na China, esta inovadora embarcação vai atracar no Porto de Paranaguá, no Paraná, para ser carregada com 63.000 toneladas de farelo de soja e retornar à Ásia. Esta conquista é resultado de um fretamento da gigante do setor de grãos e commodities, a Cargill, que optou pelo navio da Mitsubishi Corporation, de acordo com o site Poder 360.

A operação da Pyxis Ocean ocorrerá no corredor de exportação leste do Porto de Paranaguá, uma região que viu o movimento de 15,3 milhões de toneladas de grãos, incluindo soja, milho e farelo de soja, durante os primeiros oito meses deste ano. Essa embarcação inovadora chega para revolucionar a forma como produtos agrícolas são transportados, proporcionando benefícios ambientais significativos.

A Tecnologia por trás do navio a vela e que utiliza pouco combustível Pyxis Ocean

O funcionamento da Pyxis Ocean é notável por sua abordagem ecológica e eficiente, sem utilizar muito combustível. Este navio pioneiro é equipado com duas windwings, velas metálicas que utilizam um material semelhante ao das turbinas eólicas, tornando-as mais duráveis. Estas velas gigantes, também conhecidas como asas, têm uma impressionante altura de 37,5 metros.

Durante o período em que o navio está ancorado no porto, as velas permanecem dobradas, sendo abertas apenas após o início da navegação. A tecnologia, denominada BAR Tech WindWings, tem a capacidade de economizar combustível ao reduzir a dependência do motor convencional, aproveitando a força dos ventos para propulsionar o navio.

Graças ao uso das velas, as emissões de dióxido de carbono (CO2) são reduzidas em até 30%, podendo aumentar ainda mais se a embarcação optar por combustíveis renováveis. Esta tecnologia da economia de combustível foi desenvolvida pela BAR Technologies, em colaboração com a Yara Marine Technologies, com apoio da União Europeia. Seu principal objetivo é promover inovação, reduzir custos operacionais e minimizar a emissão de poluentes.

A implementação dessas velas em um único navio resulta em uma economia diária de aproximadamente 1,5 toneladas de combustível. Ao contrário das velas de pano utilizadas no passado, o material empregado neste sistema oferece maior durabilidade e confiabilidade. Isso sinaliza um grande potencial para esse sistema no futuro da navegação comercial.

Dados da Pyxis Ocean: Uma revolução na navegação

A Pyxis Ocean, de propriedade da Mitsubishi Corporation, ostenta a bandeira de Singapura e é especializada no transporte de granéis sólidos, como grãos. Sua construção foi concluída em 2017, e seu valor é estimado em US$ 29 milhões. Com um comprimento de 229 metros, o navio é movido por duas velas metálicas que trabalham em conjunto com um motor auxiliar para facilitar a navegação. Cada uma dessas velas impressiona com seus 37,5 metros de altura, desenvolvidas com tecnologia britânica, utilizando o mesmo material encontrado em turbinas eólicas.

Esta conquista marca um passo significativo em direção à sustentabilidade marítima e ressalta o compromisso do Brasil em adotar tecnologias inovadoras para reduzir a pegada de carbono na indústria de transporte. A chegada da Pyxis Ocean ao Porto de Paranaguá é um marco histórico que, espera-se, inspire ainda mais avanços em direção a um futuro mais limpo e ecológico para a navegação mundial.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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