1. Início
  2. / Economia
  3. / CEO da Shopify diz: nada de novas contratações sem antes provar que a IA não dá conta do trabalho, tendência já impacta empresas no Brasil
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

CEO da Shopify diz: nada de novas contratações sem antes provar que a IA não dá conta do trabalho, tendência já impacta empresas no Brasil

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 17/04/2025 às 14:28
IA já é requisito para crescer no mercado. Shopify exige domínio da inteligência artificial para promoções e contratações
IA já é requisito para crescer no mercado. Shopify exige domínio da inteligência artificial para promoções e contratações
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Nova tendência global exige que colaboradores provem que a IA não pode executar tarefas antes de pedir reforços humanos.

Dominar ferramentas de inteligência artificial deixou de ser um diferencial. Agora, IA já é requisito básico para crescer em grandes empresas. A Shopify, gigante global do comércio eletrônico, é um exemplo claro disso.

Em um comunicado interno recente, o CEO da Shopify, Tobi Lütke, estabeleceu novas regras: nenhuma equipe poderá solicitar mais pessoas ou recursos sem antes demonstrar que a inteligência artificial não pode resolver o problema.

Shopify exige uso de IA como critério de desempenho

Segundo Lütke, a IA representa a transformação mais rápida da história no mundo do trabalho. A prática com ferramentas de inteligência artificial será usada para avaliar desempenho e influenciar promoções internas.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

O memorando, compartilhado publicamente no X (antigo Twitter), destacou que o sucesso da empresa dependerá da ambição e habilidade dos colaboradores multiplicadas pelo uso inteligente da IA.

IA já influencia contratações, promoções e até orçamento

Para além da Shopify, empresas em setores como tecnologia, finanças, marketing e logística já adotam o uso da IA como critério para cargos estratégicos. IA já é requisito em seleções para analistas, gestores e líderes.

A nova lógica é clara: antes de ampliar a equipe, prove que a IA não resolve. Softwares como ChatGPT, Claude, Midjourney, Copilot e Notion AI são agora itens obrigatórios no repertório de profissionais modernos.

Brasil segue a tendência, mas empresas ainda não estão preparadas

De acordo com consultorias de RH, empresas brasileiras ainda estão em fase de transição. Muitos líderes reconhecem o impacto da IA, mas se sentem despreparados para implementá-la com eficácia.

No entanto, empresas de tecnologia, bancos e startups já começaram a seguir o modelo. IA já é requisito para promoções em departamentos de dados, engenharia, marketing digital e atendimento.

Cenário futuro: a IA como colega de equipe

A pergunta lançada por Tobi Lütke em seu memorando reflete o novo paradigma:

“Como seria essa área se agentes autônomos de IA já fizessem parte da equipe?”

A resposta está moldando projetos e decisões estratégicas. Com ferramentas cada vez mais sofisticadas, as empresas esperam que profissionais trabalhem lado a lado com a IA, automatizando tarefas repetitivas e focando em decisões humanas de alto impacto.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x