Menu
Início Ceará na mira da Europa: com 22 projetos de energia eólica offshore no Estado, empresas europeias querem ‘tirar uma casquinha’ do potencial energético do nordeste brasileiro

Ceará na mira da Europa: com 22 projetos de energia eólica offshore no Estado, empresas europeias querem ‘tirar uma casquinha’ do potencial energético do nordeste brasileiro

9 de maio de 2023 às 22:33
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Energia, eólica, Piauí
Imagem: Reprodução Pinterest

As empresas europeias estão buscando iniciar novos projetos de geração de energia renovável, sendo o Ceará o estado “perfeito” para a empreitada, com enorme potencial em energia eólica

Empresas europeias do setor de energia renovável estão de olho no potencial de energia eólica offshore do estado do Ceará. Atualmente, o estado tem 22 projetos de energia eólica offshore em processo de licenciamento ambiental no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ​​(Ibama), totalizando 56,6 GW de potência. Com o Rio Grande do Sul, o Ceará é a unidade da federação com mais projetos em andamento no Ibama, de acordo com o site Diário do Nordeste.

22 projetos de energia eólica offshore no Ibama

Os projetos de energia eólica offshore no Ceará se localizam, principalmente, no litoral oeste, entre os municípios de Caucaia e Camocim. No entanto, o fato de possuir projetos offshore em processo no Ibama não significa que os projetos serão concretizados, pois pode ocorrer um leilão federal que ofereça estes pontos de geração de energia eólica.

Artigos recomendados

De acordo com Jurandir Picanço, consultor em energia da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec): “A primeira etapa é solicitar o licenciamento ambiental. Então, esse primeiro passo não significa dizer que esses projetos offshore vão se concretizar, porque só pode se tiver um leilão federal comprando energia. É importante principalmente que se tenha uma regulamentação estabelecendo a responsabilidade de aprovar”. 

Para a concretização dos projetos no Ceará, é necessário que exista um marco legal para a energia em alto mar. Os primeiros projetos sempre terão maior dificuldade e um custo mais elevado, como aconteceu com as primeiras eólicas onshore (em terra) e com os solares.

Picanço acrescenta que diversos projetos vão concorrer no mesmo contrato e somente um deles será vencedor. Os investidores não investem sem ter segurança de que desejam compradores. Por isso, é necessário que haja garantia de que a energia será vendida antes de concorrerem.

Empresas europeias investem em projetos de energia eólica no Ceará

Empresas europeias do segmento de óleo e gás têm interesse em investir em projetos de energia eólica offshore no Ceará. É o caso da Shell, da Grã-Bretanha, e da TotalEnergies, da França. Além delas, ainda há companhias com sede na Espanha (Neoenergia, da Iberdrola), França (Qair), Noruega (Equinor) e Japão (Shizen).

“O nosso potencial eólico é excelente. Isso despertou interesse de empresas, quase todas de atuação internacional, para reservarem sua área”, conforme Picanço.

Entre os projetos em processo de licenciamento ambiental, os maiores em potência total são: Alpha (6.000 MW), Asa Branca III (4.320 MW) e Asa Branca IV (4.320 MW).

A energia eólica offshore é uma das mais promissoras em todo o mundo. Ela é capaz de gerar uma quantidade significativa de energia, é mais constante e não é influenciada por obstáculos físicos, como prédios ou montanhas. Além disso, o Ceará tem um dos melhores recursos eólicos offshore do mundo e o potencial para se tornar líder em energia renovável na América Latina. 


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar