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Pesquisa na Alemanha avalia quais veículos têm mais incidência de problemas técnicos: elétricos a combustão

Publicado em 17/04/2025 às 23:03
Atualizado em 28/04/2025 às 08:43
Carros elétricos, Carros a combustão, Qual quebra mais, Veículos
Imagem Ilustrativa: IA
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Relatórios apontam que carros elétricos exigem menos reparos emergenciais e têm manutenção mais simples por possuírem menos componentes móveis

O aumento no número de carros elétricos circulando pelas estradas começa a trazer dados mais sólidos sobre sua confiabilidade. Pela primeira vez, o ADAC, maior clube automotivo da Alemanha, concluiu com mais precisão que os veículos elétricos apresentam falhas com menos frequência do que os movidos a gasolina ou diesel.

Segundo o relatório publicado neste ano, os modelos elétricos têm mais que o dobro da confiabilidade em comparação aos carros com motores a combustão.

Análise baseada em atendimentos reais

O estudo considera somente os atendimentos realizados pelo próprio ADAC em 2024. No total, foram 3,6 milhões de operações de assistência em todo o país. Desse total, 43.678 ocorreram com veículos elétricos, representando 1,2% dos atendimentos.

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A proporção ainda é baixa, já que há menos elétricos nas ruas em comparação aos modelos com motor a combustão. Mas o clube destaca que, mesmo entre veículos da mesma idade, os elétricos falham menos.

O ADAC avalia somente modelos com, no mínimo, 7.000 unidades registradas nos dois anos anteriores. No total, cerca de 160 modelos de 20 marcas diferentes foram incluídos na análise. Todos os veículos analisados tinham entre dois e nove anos de uso.

Entre os veículos com quatro anos, foram registrados 8,5 atendimentos a cada mil elétricos. Já entre os carros térmicos da mesma idade, esse número foi de 12,9. Quando considerados todos os modelos com dois a quatro anos, a taxa foi de 3,8 por mil nos elétricos e 9,4 nos carros a combustão.

A conclusão direta do relatório é clara: carros elétricos apresentam mais que o dobro da confiabilidade. Ou seja, eles têm menos da metade das falhas dos veículos térmicos da mesma faixa etária.

Falhas mais comuns nos carros elétricos ainda envolvem baterias

Apesar da vantagem geral, os carros elétricos lideram em uma categoria específica de falha: a da bateria auxiliar de 12 volts. Esse componente é responsável por metade dos problemas em carros elétricos, contra 45% nos veículos a combustão ou híbridos.

Esse tipo de bateria é diferente da que movimenta o veículo. Ela é usada para sistemas eletrônicos, como travas, vidros e luzes. Mesmo nos elétricos, que têm tecnologia mais moderna, esse item continua sendo vulnerável.

Veículos elétricos: Menos peças, menos problemas

O ADAC atribui boa parte da confiabilidade dos carros elétricos à sua estrutura mecânica mais simples. Os modelos elétricos têm menos componentes móveis, reduzindo naturalmente os pontos de desgaste e, consequentemente, as chances de falha.

Outro fator é o menor impacto térmico. Como os motores elétricos não operam com combustão, as temperaturas são mais baixas. Isso contribui para uma vida útil maior de vários sistemas e peças.

Além disso, sistemas eletrônicos de gestão do motor são mais eficientes e apresentam menos falhas nos elétricos, segundo o clube.

Dados ainda são limitados

O relatório do ADAC é enfático ao afirmar que os resultados são baseados nos dados disponíveis até agora, especialmente de modelos produzidos entre 2020 e 2023. Portanto, são veículos ainda relativamente novos.

O clube ressalta que os próximos anos devem trazer informações mais precisas. À medida que a frota de carros elétricos envelhecer, será possível saber melhor como esses modelos se comportam ao longo do tempo.

Tesla lidera entre os mais confiáveis, mas nem todos os rankings concordam

Entre os modelos analisados, os carros da Tesla foram os que registraram menos falhas. O Model 3 teve somente 0,5 ocorrência por mil carros. O Model Y ficou com 0,9. Outros modelos também se destacaram, como o Audi Q4 e-tron (0,7) e o Volkswagen ID.4 (1,0).

Por outro lado, o Hyundai IONIQ 5 teve o pior desempenho entre os elétricos com dois anos de uso, com 22,4 falhas por mil unidades.

Apesar do bom desempenho nos dados do ADAC, o Tesla Model 3 teve avaliação diferente em outro levantamento. Segundo o relatório do TüV, responsável pela inspeção técnica na Alemanha, o carro foi o elétrico que mais apresentou falhas em 2024. As principais reclamações envolvem faróis, freios e suspensão.

A análise do ADAC representa um avanço importante na comparação entre veículos elétricos e a combustão. Com base em milhões de atendimentos, a conclusão é que os elétricos falham menos, especialmente por terem estrutura mais simples e desgaste reduzido.

Mas a instituição reforça que esses dados ainda refletem um momento inicial da eletrificação automotiva. Com o tempo, à medida que mais carros elétricos envelhecem nas ruas, os relatórios de confiabilidade se tornarão ainda mais completos e detalhados.

Com informações de Xataka.

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Romário Pereira de Carvalho

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