Carros elétricos ficam mais baratos de manter, estudo mostra que carros elétricos já oferecem manutenção acessível e bom custo-benefício.
Carros elétricos reduzem custo de manutenção nos EUA
Os carros elétricos estão ficando mais baratos de manter. De acordo com o relatório 2024 EV Collisions Insight Report, da empresa Mitchell, o custo médio de reparo de veículos elétricos nos Estados Unidos em 2024 foi praticamente o mesmo dos modelos a combustão mais recentes.
Essa mudança reforça que a manutenção dos EVs deixou de ser um grande obstáculo para compradores, oferecendo hoje um custo-benefício cada vez mais competitivo.
Manutenção de EVs já rivaliza com carros a combustão
Durante anos, a substituição da bateria foi o principal argumento contra os carros elétricos. Afinal, apenas esse componente pode custar em torno de US$ 15 mil (R$ 87 mil).
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Entretanto, os dados recentes mostram que, no ano passado, o custo médio de reparo de EVs foi de US$ 6.236 (R$ 36 mil), valor praticamente igual ao dos carros a combustão mais novos, que ficaram em US$ 6.127.
Além disso, os híbridos plug-in (PHEVs) registraram custo médio de US$ 5.583 (R$ 32,4 mil), enquanto os modelos a combustão em geral tiveram média de US$ 5.066 (R$ 29 mil).
Tendência de queda: manutenção dos carros elétricos fica mais barata
Mesmo com valores altos, a manutenção dos carros elétricos vem ficando mais barata. O relatório da Mitchell aponta que houve uma queda de 3% nos custos de reparo de EVs em relação a 2023.
Esse movimento é modesto, mas indica que a tecnologia, antes considerada inviável para muitos consumidores, começa a se consolidar com preços mais competitivos.
Perda total e pedidos de indenização aumentam
Se, por um lado, a manutenção dos EVs está mais barata, por outro, o número de veículos classificados como perda total cresceu. Em 2024, a taxa de EVs considerados irrecuperáveis subiu de 8% para 10,2%, reflexo do recorde de vendas nos Estados Unidos.
A frequência de pedidos de indenização também cresceu: saltou para 2,71%, o que representa um aumento de 38% em comparação com 2023.
Tesla domina pedidos de indenização
Entre os modelos, o Tesla Model Y liderou os pedidos de indenização, com 31,43% dos casos, registrando crescimento de 7,58%. Logo atrás aparece o Tesla Model 3, com 29,86%, embora tenha apresentado queda de 4,67% em relação ao ano anterior.
Na sequência estão o Ford Mustang Mach-E, com 6,37%, o Tesla Model S, com 5,53%, e o Tesla Model X, com 4,58%. Esses números mostram a forte presença da Tesla no mercado de EVs, tanto em vendas quanto em estatísticas de sinistros.
Carros elétricos: manutenção barata e custo-benefício em alta
Com a queda nos custos médios de reparo, os carros elétricos começam a se consolidar como opção de custo-benefício interessante para motoristas preocupados com manutenção.
Embora ainda existam desafios, como o aumento das perdas totais em colisões, os dados apontam que a transição para os EVs está se tornando financeiramente mais viável, aproximando-se da realidade dos veículos a combustão.