1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Carro elétrico mais barato do Brasil, JAC e-JS1 faz 300 km gastando apenas R$ 18, diz fabricante
Tempo de leitura 3 min de leitura

Carro elétrico mais barato do Brasil, JAC e-JS1 faz 300 km gastando apenas R$ 18, diz fabricante

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 04/10/2021 às 12:18
Atualizado em 24/10/2021 às 12:00
Carro elétrico - JAC - fabricante - carro elétrico barato no Brasil
JAC E-JS1 da VW tem autonomia surpreendente gastando menos de R$20,00 – créditos: Fernando Pires/Quatro Rodas

Já imaginou gastar apenas R$ 18,00 e percorrer 300 km com o seu carro? Isso é possível com o JAC e-JS1, o carro elétrico mais barato do Brasil.  

Na tentativa de atrair novos consumidores para o universo dos carros elétricos, a Jac Motors planeja lançar em território nacional o veículo 100% elétrico mais barato até o momento, trata-se do JAC E-JS1, que chegará ao país com preços que partem de R$149.900, um valor ainda alto em comparação com os automóveis mais baratos com motor a combustão, porém se encaixa como o carro elétrico mais barato no Brasil.

Leia também

Conheça o JAC E-JS1, carro elétrico que pode ser recarregado gastando menos de R$ 20,00

Carro elétrico percorre 300 km com uma única carga – Reprodução/Youtube

O elétrico E-JS1 virá ao Brasil em configuração com motor de 61 cv de potência e 15,3 kgfm de torque, suficiente para fazer o subcompacto de 1.180 kg acelerar de 0 a 100 km/h em 13 segundos.

Mesmo com bateria de fosfato de ferro-lítio com menor capacidade que o iEV20 (30,2 kWh x 34,9 kWh), o E-JS1 consegue alcançar o mesmo nível autonomia, de até 302 km pelo ciclo NEDC (ou 260 km no ciclo WLTP, padrão mais comum a nível global) – no iEV20, são 301 km pelo NEDC.  

Desenvolvido pela marca SOL, joint-venture entre JAC e Volkswagen na China, o E-JS1 é feito na mesma plataforma dos JAC iEV20 e J2. O novo modelo possui 3.650 mm de comprimento, 1.670 mm de largura, 1.540 mm de altura e 2.390 mm de distância entre eixos.  

OE-JS1 possui visual exclusivo, com novos para-choques, faróis, lanternas e nova tampa traseira. O interior também foi redesenhado, com novo console elevado e central multimídia com tela ampliada.

Direto ao ponto: 300 km gastando apenas R$ 18,00? Entenda o cálculo!

E quanto se gasta para abastecer um carro elétrico, como é feito o procedimento? Isso depende de vários fatores, como o valor do kWh na sua região e a capacidade da bateria do veículo. Para o e-JS1, a JAC divulga que o cliente gastará em torno de R$ 0,589 para cada 100 km rodados. A bateria de íon-lítio tem capacidade de 30 kWh.  

Sendo assim, um proprietário gastará em torno de R$ 18,00 para ter a autonomia completa de 300  km. Com este valor, você não conseguirá colocar mais de 6 litros de gasolina no tanque do seu carro em algumas regiões do Brasil.

Deu para entender o benefício agora? A empresa informa que o custo do consumo de energia elétrica do JAC E-JS1 é de apenas R$ 18 (São Paulo/SP – Tarifa: 0,534 R$/kWh) a cada 100KM (10kw para 100km), além de garantir economia na hora da manutenção por conta do veículo não ter diversos itens como filtro de óleo, radiador e outros presentes em um veículo com motor a combustão.

Carros elétricos podem reduzir custos de manutenções

O presidente da JAC Motors Brasil Sergio Habib, em entrevista ao UOL , falou sobre o fato de os carros elétricos terem potencial para reduzir custos de manutenção, mas também apresentarem alguns limites relacionados ao alcance atualmente. A entrevista cobre muitos tópicos sobre a história de Sergio Habib e a JAC no Brasil, bem como os benefícios dos veículos elétricos.  

A expansão da oferta de eletricidade da JAC em novos mercados é esperançosamente uma tendência que veremos mais à medida que mais montadoras chinesas se expandem para fora da China, oferecendo ofertas atraentes de veículos elétricos acessíveis para o mundo e forçando titãs globais tradicionais a perceber e competir ou perder mercado compartilhado.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos