1. Início
  2. / Economia
  3. / Carrefour decreta fim a mercado brasileiro de mais de 30 anos e confirma fechamento das últimas quatro lojas neste mês, com mega liquidação e reforço na aposta em outras marcas do grupo
Localização RS Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Carrefour decreta fim a mercado brasileiro de mais de 30 anos e confirma fechamento das últimas quatro lojas neste mês, com mega liquidação e reforço na aposta em outras marcas do grupo

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 15/09/2025 às 16:10
Carrefour encerra supermercados Nacional no RS após 30 anos. Últimas lojas fecham em setembro com liquidação e foco em Atacadão.
Carrefour encerra supermercados Nacional no RS após 30 anos. Últimas lojas fecham em setembro com liquidação e foco em Atacadão.
  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

Carrefour encerra bandeira Nacional no Rio Grande do Sul após mais de três décadas, com fechamento das últimas quatro lojas em setembro e aposta no fortalecimento de formatos como Atacadão e Sam’s Club.

Assim como havia publicado o CPG, o Grupo Carrefour confirmou que a bandeira Nacional chega ao fim no Rio Grande do Sul com direito a liquidação para escoar estoques.

A medida encerra uma presença de mais de três décadas no Estado e ocorre em meio à reorientação do negócio para formatos de maior escala, como Atacadão e Sam’s Club.

Segundo reportagem publicada pelo jornal Zero Hora neste domingo (14), o Nacional do Jardim Leopoldina, em Porto Alegre, tem fechamento previsto para 30 de setembro.

Em Montenegro, a operação encerrou as vendas com liquidação total e desativação marcada em meados de setembro.

Em Santa Maria e Santa Cruz do Sul, o encerramento está programado para este mês, com datas indicadas por sindicatos locais.

Parte dos pontos será assumida por redes regionais.

Fechamentos no Rio Grande do Sul

Fechamento do supermercado Nacional em Montenegro sinaliza fim de marca consolidada no RS e transição para Atacadão e Sam’s Club. (Imagem: br.worldorgs.com)
Fechamento do supermercado Nacional em Montenegro sinaliza fim de marca consolidada no RS e transição para Atacadão e Sam’s Club. (Imagem: br.worldorgs.com)

Na Capital, a unidade Jardim Leopoldina é a última da marca ainda aberta e opera até a data-limite de 30/9, enquanto durar o estoque.

Em Montenegro, após mais de 30 anos de atividade, houve liquidação total antes do corte definitivo das operações por volta de 13/9.

Para Santa Maria e Santa Cruz do Sul, o encerramento está previsto também para setembro, no mesmo regime de operação até zerar as prateleiras.

De acordo com apuração do jornal Zero Hora, a liquidação nas cidades do interior já estava em andamento desde o início do mês, o que acelerou o processo de fechamento.

Novos ocupantes dos imóveis

O endereço de Montenegro será ocupado pela rede Mombach, que projeta abrir ali a sua quarta loja na cidade, após reforma do imóvel.

Já os pontos de Santa Maria e Santa Cruz do Sul foram negociados com o Grupo Osmar Nicolini, que iniciou em julho a transição de 11 unidades da antiga Rede Nacional em diversas cidades gaúchas.

O jornal Zero Hora também apontou que essas negociações foram vistas como oportunidade para fortalecer redes locais em áreas estratégicas.

Impacto nos empregos

Na unidade de Porto Alegre, o quadro de pessoal varia entre 50 e 70 trabalhadores, conforme o sindicato local.

Em Santa Maria, a entidade aponta cerca de 60 empregados. Em Santa Cruz do Sul, são 45 funcionários.

Redes que assumem pontos afirmam, em comunicações setoriais, que pretendem preencher vagas nas novas operações, a depender de cada projeto e cronograma de reforma.

Como foi construída a decisão

O movimento finaliza um processo aberto após a aquisição do Grupo BIG em 2022, quando o Carrefour colocou à venda as lojas da bandeira.

Ao longo de 2024 e 2025, a companhia vendeu pontos, converteu unidades para outras marcas do grupo e comunicou que as demais seriam encerradas até o primeiro semestre de 2025.

Parte do cronograma, porém, se estendeu.

Em entrevista concedida ao jornal Zero Hora, o CEO do Carrefour na América Latina, Pablo Lorenzo, afirmou que a intenção é concentrar esforços em modelos de operação com maior eficiência e menor custo, como atacarejo e clubes de compras.

Dimensão do desinvestimento

De acordo com comunicados e reportagens setoriais, a bandeira Nacional somava 47 lojas no país, sendo 39 no Rio Grande do Sul.

Dessas, parte foi alienada para redes regionais e outra parcela seguiu para conversão de bandeira dentro do próprio grupo.

A maioria dos pontos ocupava imóveis locados, o que moldou as alternativas de saída — venda, transferência ou desmobilização.

Estratégia do Carrefour

A estratégia atual do Carrefour prioriza lojas grandes e custos operacionais menores, com Atacadão e Sam’s Club como vetores de crescimento.

Em paralelo, ocorreram liquidações para zerar estoques nas unidades que encerraram atendimento, prática usual em processos de desativação de lojas.

O que você pensa sobre essa estratégia do Carrefour para o Brasil? Concorda, discorda? Deixe sua opinião nos comentários. Até a próxima!

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x