1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Capinha ‘engana bandido’ vira tendência para evitar roubos de iPhones no Rio de Janeiro
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 3 comentários

Capinha ‘engana bandido’ vira tendência para evitar roubos de iPhones no Rio de Janeiro

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 29/07/2025 às 21:22
Capinha, iphone
Foto: Reprodução
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
9 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Com o aumento dos roubos de celulares no Rio de Janeiro, donos de iPhones começaram a adotar uma estratégia curiosa para despistar criminosos. Capinhas que disfarçam aparelhos caros como se fossem modelos antigos estão ganhando popularidade e mudando a forma como muitos circulam pelas ruas.

Uma nova moda tem chamado atenção no Rio de Janeiro: as chamadas capinhas “engana bandido”. A ideia surgiu como resposta à crescente insegurança e ao alto número de roubos de celulares, especialmente iPhones.

Por isso, muitos usuários decidiram apostar na criatividade para se proteger.

Visual de celular velho para despistar criminosos

Essas capinhas transformam o visual de modelos caros em aparelhos antigos, simples e sem apelo. O mais importante é que o acessório não chama atenção.

Ao contrário das capas coloridas ou personalizadas, o objetivo aqui é passar despercebido. Algumas imitam modelos antigos da Nokia ou celulares básicos de botão.

Usuários relatam sensação de segurança

Quem usa garante que a estratégia ajuda a andar com mais tranquilidade nas ruas. “Antes eu escondia o celular o tempo todo, agora uso ele sem medo”, disse um morador da Zona Norte.

Além disso, muitos relatam que deixaram de ser alvo dos olhares curiosos no transporte público.

Tendência da capinha se espalha por redes sociais

A novidade ganhou força nas redes sociais. Vídeos e fotos mostrando os “disfarces” viralizaram, despertando interesse até fora do estado.

Algumas lojas já começaram a vender modelos prontos, e até artesãos passaram a produzir versões personalizadas sob encomenda.

Apesar da popularidade, nem todos concordam com a tendência. Há quem diga que a solução apenas disfarça o problema maior: a violência urbana.

No entanto, para muitos cariocas, o mais importante é tentar se proteger com o que está ao alcance. E, nesse momento, a capinha “engana bandido” virou uma aliada inesperada,.

Inscreva-se
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Mauricio
Mauricio
30/07/2025 16:04

o phoda é pagar 10 mil num telefone e depois ter que descaracterizar ele pra parecer um celular velho e **** que os noias não queiram … é burrice duas vezes !

Victor
Victor
30/07/2025 14:38

Parabens seus ener-gú-menos! Acabaram de alertar os “protegidos” sobre isso.

Última edição em 1 hora atrás por Victor
Elon
Elon
30/07/2025 12:30

Com essas matérias, os **** foram alertados….

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x