A Toyota até tentou evitar a corrida de carros elétricos, mas acabou cedendo a tendência e lança a camionete totalmente elétrica da Toyota, a futura Tacoma – modelo do mesmo tamanho da nossa Hilux, vendida em outros mercados – e totalmente off-road.
Sabendo da importância do mercado de carros elétricos e a grande disputa das marcas por dominar esse setor, a empresa japonesa não poderia ficar de fora, mas inicialmente dizendo que não iria aderir a camionete totalmente elétrica da Toyota. Entretanto, não foi possível ficar de fora dessa tendência.
Conheça as especificações da futura camionete totalmente elétrica da Toyota
A camionete totalmente elétrica da Toyota contará com pneus grandes e ângulos de ataque e saída invejáveis.
Por se tratar de um protótipo, não há especificações como tamanho, motorização e equipamentos que o modelo possui. No entanto, o projeto pode inviabilizar a nova filosofia de design da marca para uma nova geração de picapes – incluindo a própria Hilux – que ganhará uma nova geração em 2024.
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Além disso, mostra que a montadora aposta em entrar no segmento de picapes elétricas, que já conta com Hummer EV, Tesla Cybertruck e Rivian R1T.
Antes de exibir um protótipo da camionete totalmente elétrica da Toyota, a montadora argumentou que a transição para veículos elétricos foi “superestimada”.
Por isso, as marcas japonesas concentraram investimentos em tecnologia híbrida nos últimos anos. Tanto que demorou a lançar seu primeiro carro 100% elétrico. No entanto, as estratégias dos fabricantes mudaram. Além dos 16 protótipos Toyota e Lexus em exibição, incluindo picapes, SUVs, carros esportivos, carros urbanos e soluções de mobilidade, a marca se comprometeu a vender 3,5 milhões de veículos de emissão zero até 2030.
O que são carros elétricos?
Os veículos elétricos tornam-se uma alternativa sustentável aos veículos movidos a combustíveis fósseis – recursos naturais não renováveis (petróleo, gás e carvão). O maior benefício é que não emitem gases poluentes e, portanto, são menos prejudiciais ao meio ambiente. No Brasil, o transporte público utiliza ônibus elétricos (trólebus).
Os carros elétricos funcionam com eletricidade em vez de queimar combustíveis fósseis. O mecanismo depende de quatro componentes básicos: tambor; inversor; motor de indução; sistema de recuperação de energia.
As baterias recarregáveis armazenam a energia elétrica que será utilizada para fazer o carro funcionar. Por sua vez, o inversor converte a energia CC em energia CA, que é então alimentada pelo motor de indução. Assim, a eletricidade aciona o mecanismo do motor, gira as rodas e move o carro.
Sem queimar combustível, os carros não fazem barulhos irritantes nem produzem poluentes. Além disso, o uso de eletricidade permite um melhor aproveitamento da energia, pois há menos atrito no mecanismo do motor em comparação com um motor a gasolina. Portanto, a aceleração do carro fica mais leve, o que é benéfico para a condução. Neste sentido, os sistemas de recuperação de energia surgem como uma vantagem económica adicional. Em um carro normal, a energia do carro é desperdiçada na forma de calor durante a frenagem. Mas em um carro elétrico, essa energia volta para a bateria na forma de eletricidade.