Famoso caminhão Peterbilt, conhecido pela saga Optimus Prime, recebe motor Caterpillar V12, alcançando até 1 mil cavalos de potência.
Um caminhão Peterbilt da STX Southern Tier Express, sediada em Nova York, EUA, recebeu um upgrade notável no motor. O novo propulsor não é um modelo comum, mas sim um impressionante motor Caterpillar V12 de 27 litros. Segundo a empresa de transportes, este motor robusto é capaz de gerar uma potência surpreendente de 1000 cavalos e um torque de 390 mkgf, transformando completamente a performance do veículo.
Caminhão Peterbilt com motor Caterpillar V12 pode puxar carretas de 13 eixos
Para chegar a esse resultado, foram necessários quatro anos de desenvolvimento. Além disso, para receber o novo motor a dianteira do caminhão foi alongada em 46 cm. Da mesma forma, o câmbio de 18 marchas teve de receber atualizações. Afinal, a caixa foi projetada apenas para gerenciar os 460 cavalos do motor original, um Cummins de 460 cv.
De acordo com dados da empresa, essas mudanças foram essenciais para garantir que o caminhão Peterbilt obtivesse maior durabilidade. Afinal, originalmente o motor Caterpillar V12 é usado como estacionário, para gerar energia elétrica, por exemplo.
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Seja como for, o projeto foi um sucesso. Afinal, desde a adaptação, feita no começo dos anos 2000, o modelo com motor Caterpillar V12 já rodou 180 milhas, algo equivalente a cerca de 290 mil km. De acordo com a transportadora, o modelo é utilizado para movimentar cargas extrapesadas. Desta forma, utiliza implementos de 13 eixos.
Da mesma forma, o caminhão transporta cargas indivisíveis. Ou seja, como as pás de geração de energia eólica, por exemplo. Recentemente, o Peterbilt com motor V12 levou um desses equipamentos de Brownsville, a Fluvanna, no Texas. Segundo a transportadora, o trajeto tem cerca de 950 km.
Caminhão Peterbilt também participa de exposições e eventos nos EUA
O caminhão com motor Caterpillar V12 roda no Texas e conta com boa velocidade média devido à potência do propulsor. Entretanto, vale destacar que se trata de um modelo convencional de transporte. Afinal, cada lâmina conta com 84 metros de comprimento, sendo que quase 25 metros ficam fora da linha de eixo. Desta forma, o motorista deve tomar muito cuidado em curvas e outras manobras.
Além disso, as pás contam com 5 metros de altura e 4,6 metros de largura. Desta forma, durante essa operação o peso bruto total (PBT) do caminhão era de 62 toneladas. De acordo com a empresa, o caminhão com motor V12 cumpriu a tarefa de forma bastante eficiente.
Entretanto, o caminhão Peterbilt não é utilizado apenas no trabalho pesado. Visto que ganhou fama e mostrou ser um projeto bem-sucedido, atrai a atenção por onde passa. Desta forma, o modelo com motor Caterpillar participa de exposição e eventos nos EUA.
Conheça o caminhão Peterbilt com motor brasileiro
No último ano, a Peterbilt apresentou oficialmente o modelo 589, um gigante cheio de cromados que chega para substituir o lendário 389, mas sem revolucionar o design. Isto é, atributos que fazem dele um postulante ao papel de Optimus Prime na série Transformers.
O 589 segue o legado da linha 3 com o seu longo capô quadrado e bicudo, e sua gigante grade cromada. Ele também conta com os clássicos filtros de ar ao lado do capô, isso que sempre foi exigência dos operadores no 389, devido à facilidade de manutenção.
Na parte mecânica, o caminhão Peterbilt 589 é equipado com motor Paccar Mx-13 (o mesmo equipado nos DAF XF no Brasil) e transmissão manual automatizada TX-12. Além disso, a marca ainda coloca à disposição uma caixa manual TX-18. Jacob White explica que o Paccar MX-13 é oferecido por ser um motor mais leve e por satisfazer as demandas de conforto e facilidade de uso procurado pelos motoristas mais jovens.