BYD desafia Tesla no mercado global de veículos elétricos, com previsão de ultrapassá-la até o final de 2024. A batalha entre os gigantes do setor está acirrada, com a China emergindo como força dominante
Em 2023, a BYD ultrapassou a Tesla em volume de veículos elétricos no quarto trimestre, mas a Tesla recuperou a liderança no primeiro trimestre de 2024. No segundo trimestre de 2024, a Tesla manteve a liderança, entregando 443.956 veículos elétricos, enquanto a BYD vendeu 426.039 unidades, um aumento de 42% em relação ao trimestre anterior, mas ainda insuficiente para superar a concorrente americana, de acordo com o site Electrek.
Porém, um relatório recente da Counterpoint Research sugere que a BYD pode roubar a coroa da Tesla até o final de 2024. “Essa mudança ressalta a natureza dinâmica do mercado global de veículos elétricos”, afirma o relatório, destacando a China como a principal força motriz do mercado.
China: A potência dos veículos elétricos
A China está se consolidando como o maior mercado de veículos elétricos do mundo, com previsão de que as vendas em 2024 sejam cerca de quatro vezes maiores que as da América do Norte. Até 2027, a China deve deter 50% das vendas globais de veículos elétricos, e em 2030, as vendas no país devem superar as da Europa e América do Norte combinadas.
- É por isso que o motor do carro vibra na partida?
- Ford reduz preços de seus veículos em até 18% na Argentina após medida do presidente Milei
- General Motors cria sistema de demissão peculiar: os 5% piores saem! Modelo tem gerado polêmica
- Montadora dona da Fiat, Citroen, Jeep e outras vai abrir 1500 vagas de emprego no Brasil e lançar marca chinesa no país
O crescimento robusto do mercado chinês pode ser um fator decisivo para a BYD, permitindo que ela ultrapasse a Tesla como a maior fabricante de veículos elétricos do mundo.
Expansão global da BYD
A BYD está rapidamente expandindo sua linha de produtos para competir em diversos segmentos, desde veículos de baixo custo até supercarros de luxo. Modelos como o BYD Dolphin e o Atto 3 têm se destacado no mercado, e a empresa recentemente lançou o Sea Lion 07, um SUV elétrico com preço inicial de 189.800 yuans (cerca de US$ 26.250), que compete diretamente com o popular Model Y da Tesla.
Além disso, a BYD está explorando novos mercados internacionais. Em 4 de julho de 2024, a empresa abrirá sua primeira fábrica na Tailândia, um mercado estratégico que busca ter 30% dos veículos elétricos até 2030. A BYD também está em negociações para estabelecer uma grande fábrica no México, onde lançou sua primeira picape, a Shark PHEV, em maio deste ano.
Tarifa na União Europeia e estratégia de mercado
A recente decisão da União Europeia de impor novas tarifas sobre veículos elétricos chineses coloca a BYD em uma posição desafiadora. Contudo, a empresa foi menos afetada, com uma tarifa de 17,4%, enquanto outras, como a SAIC, enfrentam tarifas de 38,1%. A BYD espera superar esse obstáculo, pois alguns de seus modelos são mais lucrativos na Europa do que na China.
Aposta nos segmentos de luxo e supercarros
A BYD não se limita a veículos de baixo custo. A empresa está investindo em segmentos de luxo e supercarros, como o Yangwang U9, que foi recentemente visto em testes no famoso circuito de Nurburgring.
A batalha pelo título de maior fabricante de veículos elétricos do mundo está longe de ser decidida. Com um crescimento robusto na China e uma expansão agressiva para novos mercados, a BYD tem potencial para superar a Tesla até o final de 2024. A evolução desse confronto entre gigantes será acompanhada de perto, com impactos significativos no mercado global de veículos elétricos.
O que você acha? A BYD conseguirá ultrapassar a Tesla e se tornar a líder mundial em veículos elétricos? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!