Novo Navio da BYD com 200 Metros de Comprimento e Capacidade para 7.000 Carros Zarpa!
A gigante chinesa BYD deu mais um passo importante em sua estratégia de expansão global. O BYD Changzhou, segundo navio ro-ro (roll-on/roll-off) da empresa, iniciou suas operações após a inauguração oficial.
O gerente geral, Wang Junbao, anunciou que o navio, com capacidade para transportar até 7.000 veículos, está atualmente a caminho da Europa, carregando quase 5.000 carros elétricos para exportação.
Uma nova era de logística
Com impressionantes 199,9 metros de comprimento, o BYD Changzhou é mais umgrande passo para a BYD, que agora opera dois navios de transporte próprios: o BYD Hefei e o recém-lançado Changzhou.
- BYD da China surpreende o mundo com o MAIOR NAVIO de transporte de carros já construído: Capacidade monstruosa para 9.200 veículos revoluciona o mercado automotivo global
- China choca o mundo ao construir dois navios de cruzeiro gigantescos em tempo recorde e desafia a Europa
- Conheça o maior e mais potente motor a diesel do mundo, com incríveis 110.000 HP e 775.376 mkgf de torque, e descubra toda a sua história!
- Setor naval brasileiro bate recorde com R$ 31 bilhões em investimentos em 2024 e registra maior valor em 12 anos
O primeiro navio, o BYD Hefei, foi inaugurado em setembro de 2024, e ambos foram nomeados em homenagem às fábricas da empresa localizadas nas cidades homônimas.
Os navios ro-ro são fundamentais para a exportação de veículos, permitindo o embarque e desembarque rápido de carros, caminhões e outros veículos sobre rodas.
O Changzhou foi lançado em outubro de 2024, na cidade de Yantai, província de Shandong, e passou por rigorosos testes marítimos em novembro antes de ser entregue oficialmente no final do mês.
Crescimento exponencial nas exportações
O lançamento do novo navio ocorre em um momento de forte crescimento para a BYD. Em novembro de 2024, a empresa vendeu 506.804 veículos de nova energia (NEVs), um aumento de 67,86% em comparação ao mesmo mês do ano anterior.
No acumulado do ano, foram 3.757.336 unidades vendidas, representando um crescimento de 40,02% em relação a 2023. As exportações também seguem em alta, com 28.141 veículos enviados da China para mercados internacionais apenas em novembro.
A expansão da frota de navios ro-ro é uma peça-chave na estratégia de internacionalização da empresa. Atualmente, a empresa conta com três navios em operação: o BYD Explorer No.1, alugado da Zodiac Maritime, e os dois de propriedade da própria empresa. No entanto, a empresa já planeja adicionar mais sete embarcações à sua frota nos próximos anos.
Parcerias estratégicas na construção naval
A construção do BYD Changzhou ficou a cargo da CIMC Raffles, uma das maiores construtoras navais da China. Já o BYD Hefei foi produzido pela Guangzhou Shipyard International.
Essas parcerias demonstram a capacidade da BYD de alavancar a expertise local para atender às crescentes demandas do mercado global de veículos elétricos.
O futuro da logística sustentável
O investimento em navios próprios revela a intenção da BYD em controlar sua cadeia logística de ponta a ponta. Para a empresa chinesa, isso não só aumenta a eficiência no transporte, como também reduz custos e garante maior previsibilidade no envio de veículos para mercados estratégicos como a Europa.
Com mais sete navios planejados, a BYD está consolidando sua posição como uma das líderes globais em veículos elétricos. À medida que a empresa avança, sua frota marítima deve se tornar um elemento central para atender à demanda internacional crescente, reforçando o papel da BYD na transição para uma mobilidade sustentável.