1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Braskem Lança Centro de Inovação em Renováveis em Massachusetts para Impulsionar Pesquisas Sustentáveis
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Braskem Lança Centro de Inovação em Renováveis em Massachusetts para Impulsionar Pesquisas Sustentáveis

Escrito por Corporativo
Publicado em 11/09/2024 às 16:24
empresa, companhia, corporação
Braskem Inaugura Centro de Inovação em Renováveis em Massachusetts para Acelerar Pesquisas Sustentáveis’. – FOTO: ©2024|Imprensa BRASKEM/b>

Braskem inaugura centro de inovação em Lexington para acelerar pesquisas de materiais renováveis em estágio inicial, reforçando metas da companhia e estrutura de inovação.

A Braskem celebrou a abertura de um novo centro de inovação em Lexington, Massachusetts. Este empreendimento visa impulsionar as pesquisas em estágios iniciais de produtos químicos e materiais renováveis, alinhando-se com os compromissos ambientais da corporation. A inauguração deste centro não apenas reforça a estrutura de inovação da Braskem, mas também solidifica sua posição como líder na produção de resinas termoplásticas nas Américas.

Com essa iniciativa, a Braskem demonstra seu contínuo empenho em promover soluções sustentáveis e avançadas. A empresa espera que o centro contribua significativamente para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, apoiando suas metas ecológicas. Esta movimentação estratégica também evidencia o compromisso da Braskem em explorar novas fronteiras dentro da indústria química, sempre com um olhar voltado para a sustentabilidade e o futuro. O crescimento sustentável e a inovação contínua são pilares fundamentais que conduzem esta corporação em direção a um futuro mais verde e inovador.

Novo Centro de Pesquisa da Braskem em Lexington

Em Lexington, Massachusetts, a Braskem inaugurou um novo espaço de pesquisa, que possui 3.252 m² e dedica-se a acelerar a inovação no campo de produtos químicos e materiais renováveis. Este investimento representa um passo significativo para a expansão da presença global da corporação na área de inovação e tecnologia. A Braskem desembolsou cerca de US$ 20 milhões na nova instalação, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico.

O propósito deste novo centro é ampliar a capacidade da Braskem nas áreas de biotecnologia, catálise e engenharia de processos. A ênfase das pesquisas será nas atividades de estágio inicial relacionadas à conversão de matérias-primas à base de biomassa, como açúcares, etanol, óleos vegetais, celulose e lignina em produtos de origem química e materiais com baixa pegada de carbono. Este foco contribui para o alcance das metas da companhia no combate às mudanças climáticas.

‘h2>Entusiasmo com a Inauguração

‘Estamos muito entusiasmados com a inauguração do nosso centro de inovação em renováveis e com a expansão da nossa presença global em pesquisa e desenvolvimento. Esperamos atrair novos talentos para contribuir com a nossa ambição de criar um futuro mais sustentável para todos’, afirmou Antonio Queiroz, Vice-presidente de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável da Braskem.

O centro de Lexington foi estrategicamente posicionado no ecossistema de biotecnologia e inovação de Boston, que é próxima a mais de 60 universidades. ‘Este é um grande momento para a corporação, que continua a se destacar como uma das líderes na remoção de CO2 por meio da produção de materiais de origem renovável. Este centro fortalece ainda mais nossa capacidade de criar soluções que atendam às necessidades atuais e futuras’, declarou Mark Nikolich, CEO da Braskem América.

Compromisso com a Inovação

A Braskem prossegue comprometida em reduzir suas emissões de carbono e em investir na promoção da circularidade do plástico e na produção de materiais e químicos provenientes de fontes renováveis. A empresa tem um histórico sólido e é pioneira em produtos de base biológica em escala industrial, produzindo desde 2010 o polietileno I’m green™ bio-based, feito a partir do etanol de cana-de-açúcar, o primeiro polietileno do mundo a ser derivado de uma fonte renovável.

A Braskem mantém uma estrutura de inovação robusta, com um trabalho científico que é realizado globalmente por cerca de 400 colaboradores que contribuíram para o registro de mais de 1000 patentes ao longo dos anos.

Centros de Tecnologia e Pesquisa

Além disso, a empresa conta com dois Centros de Tecnologia e Inovação (em Triunfo, no Rio Grande do Sul, e em Pittsburgh, nos EUA), dois Centros Técnicos focados em polímeros (em Wesseling, na Alemanha, e Coatzacoalcos, no México), um Centro de Desenvolvimento de Tecnologia de Processos (em Mauá, São Paulo) e dois Centros de Pesquisa de Produtos Químicos Renováveis (em Campinas, São Paulo, e agora em Lexington, nos EUA).

Sobre a Braskem

A Braskem é uma empresa orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, empenhada em contribuir para o fortalecimento da economia circular através de sua cadeia de valor. Com 8.500 integrantes, a companhia se dedica diariamente a melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis na área da química e do plástico.

A Braskem possui um DNA inovador e oferece um amplo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a corporação exporta seus produtos para clientes em mais de 70 países.

Fonte: © Imprensa BRASKEM

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Corporativo

CPG Informes Corporativos é destinado a notícias sobre eventos, projetos e comunicados de empresas do Brasil e do mundo!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x