1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / CNH: É por esse motivo que brasileiros estão cancelando a autoescola
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

CNH: É por esse motivo que brasileiros estão cancelando a autoescola

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 06/08/2025 às 08:54
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Proposta do Ministério dos Transportes para flexibilizar aulas de autoescola gera cancelamentos, reembolsos e críticas de empresários e entidades do setor

A proposta do Ministério dos Transportes de acabar com a obrigatoriedade das aulas em autoescolas para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já provoca mudanças no setor.

Donos de empresas relatam cancelamentos de cursos e pedidos de reembolso. Alguns afirmam que tiveram de colocar instrutores em aviso prévio por causa da queda no movimento.

A informação foi divulgada pelo presidente da Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Feneauto), Ygor Valença, em entrevista à CNN Auto.

A entidade e seus sindicatos são contrários ao projeto e classificam a medida como precipitada e sem respaldo técnico.

Insegurança e críticas

Segundo Valença, o Ministério ainda não apresentou um texto oficial, apenas sinalizações políticas.

Mesmo assim, o efeito já é percebido. “Já temos alunos cancelando matrícula com base apenas em declarações na imprensa. Não há nada de concreto; mesmo se tivesse uma resolução publicada, os efeitos começam, geralmente, em 180 dias. É uma situação de insegurança criada por um discurso populista”, afirmou.

A ideia do Ministério é permitir que candidatos façam as aulas teóricas e práticas por conta própria, usando uma plataforma digital ou, opcionalmente, pelas autoescolas.

Após aprovação nos exames aplicados pelos Detrans, o candidato teria direito à CNH.

Ausência de consulta pública

O presidente da Feneauto critica a falta de diálogo com especialistas de trânsito e a ausência de consulta pública.

Não existe minuta de resolução. O que temos é uma tentativa de inflar a popularidade com uma pauta de apelo fácil, sem considerar os riscos reais no trânsito.

Reflexos no mercado

O empresário Mercidio Givisiez, CEO do Grupo G-Auto, em Minas Gerais, também confirma queda na demanda. Ele relata que já colocou instrutores em aviso prévio e que, de uma turma de 27 alunos, 17 pediram reembolso. “Muitos querem aguardar o desfecho dessa história”, disse.

Givisiez também dirige a E-Motors, empresa que planeja lançar um carro elétrico exclusivo para autoescolas.

Valença destacou ainda que o programa CNH Social, incorporado ao Código de Trânsito Brasileiro, garante habilitação gratuita para pessoas de baixa renda e é um contraponto à proposta do Ministério.

Para ele, uma mudança dessa natureza exigiria revisão das normas e incentivos, como isenção de IPVA ou IPI para veículos usados na formação de condutores.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x