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Brasil sofre com falta de caminhoneiros: frota cresce, mas jovens abandonam a profissão

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 28/09/2025 às 16:43
Escassez de caminhoneiros preocupa o Brasil: frota cresce, mas reposição falha. Envelhecimento ameaça logística que transporta 62% de toda a produção nacional
Escassez de caminhoneiros preocupa o Brasil: frota cresce, mas reposição falha. Envelhecimento ameaça logística que transporta 62% de toda a produção nacional
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Brasil perde 1,1 milhão de caminhoneiros em uma década; jovens evitam estradas, enquanto profissionais com mais de 60 anos já são maioria

O transporte rodoviário de cargas no Brasil enfrenta uma crise silenciosa, mas com efeitos profundos. Em dez anos, o número de motoristas de caminhão caiu de 5,5 milhões para 4,4 milhões, uma redução de 20% — ou 1,1 milhão de profissionais.

A dificuldade em atrair jovens para a profissão contrasta com o envelhecimento rápido da categoria e coloca em risco a base do sistema logístico que movimenta a economia nacional.

Dados que expõem a gravidade do problema

O levantamento do Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS) mostra que, em 2024, apenas 4,11% dos motoristas tinham até 30 anos, enquanto 11,05% já ultrapassavam os 70.

A maior concentração está entre 51 e 60 anos, com 1,22 milhão de profissionais, seguida pela faixa entre 61 e 70 anos, que soma 898 mil.

Hoje, um terço dos caminhoneiros tem mais de 60 anos, e os jovens com idade entre 18 e 30 anos não chegam a 200 mil.

Embora não exista evasão significativa da profissão para outros setores, a reposição de mão de obra não acompanha o envelhecimento natural.

O resultado é uma queda no número de profissionais ativos e uma preocupação crescente para empresas que dependem do transporte rodoviário, responsável por 62% de tudo que é produzido no Brasil.

Contratação autônoma em xeque

Outro ponto de pressão está no modelo de contratação predominante. A maioria dos motoristas atua como autônomo, assumindo tanto a prestação do serviço quanto os custos de aquisição e manutenção do caminhão. Esse modelo, que já foi a base da categoria, hoje enfrenta limitações diante das dificuldades financeiras de quem inicia na profissão e das novas exigências do mercado.

As empresas começam a investir na compra de veículos e oferecer contratos formais em regime CLT, especialmente em regiões do interior.

Esse movimento busca garantir a continuidade das operações em um cenário de escassez de profissionais.

Mercado de caminhões em expansão

Os dados do setor de veículos ajudam a dimensionar o desafio. Em 2024, o Brasil licenciou 120 mil novos caminhões, o que representa um crescimento líquido de 65 mil unidades.

O aumento da frota contrasta com a queda no número de motoristas disponíveis, o que evidencia a necessidade de novas estratégias de contratação e capacitação.

Histórias que revelam o impacto

Uma reportagem do SBT mostrou a trajetória de Eduardo, exemplificando as exceções no setor.

Aos 41 anos, ele realizou o sonho de infância ao se tornar motorista após iniciar como ajudante e participar de um treinamento.

Hoje, faz viagens até Minas Gerais e destaca a gratificação de alcançar esse objetivo. Mas casos como o dele são raros diante da queda de 1,2 milhão de motoristas nas últimas décadas.

Para enfrentar a falta de mão de obra, algumas empresas de transporte e logística têm criado cursos de capacitação para funcionários interessados em migrar para a boleia do caminhão.

O objetivo é estimular novas gerações e mostrar que a profissão ainda pode oferecer estabilidade e sustento familiar.

Razões da fuga dos mais jovens

Apesar dessas iniciativas, a adesão continua baixa. Muitos jovens preferem seguir outros caminhos, como dirigir carros de aplicativo.

Entre os motivos apontados estão a baixa remuneração, os riscos de roubo de carga, as condições precárias das estradas e o impacto pessoal de ficar longe da família.

Um motorista resume o dilema: “A gente dirige, mas não sabe se vai voltar para casa. Eu tenho um filho de 5 anos e não sei se vou ver ele.”

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Amber Valdez
Amber Valdez
28/09/2025 16:56

A concise guide with practical steps — very helpful indeed.

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

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