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Brasil se aproxima da Venezuela enquanto EUA elevam para US$ 50 milhões a recompensa por Maduro

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 12/08/2025 às 19:09
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Aproximação prática e cerco político: Brasil reabre voos para Caracas enquanto EUA dobram a recompensa pelo líder venezuelano.

A primeira semana de agosto de 2025 trouxe dois acontecimentos opostos na política regional. De um lado, o Brasil concretizou um movimento de aproximação com a Venezuela com a retomada dos voos diretos entre São Paulo (GRU) e Caracas (CCS), operados pela GOL Linhas Aéreas, após quase uma década sem conexão aérea regular.

De outro, os Estados Unidos aumentaram para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levem à prisão e/ou condenação de Nicolás Maduro. A coincidência dessas ações — de um lado, pontes abertas a partir de Brasília; de outro, o cerco ampliado a partir de Washington — reorganiza o cenário diplomático e levanta questões sobre o equilíbrio entre pragmatismo econômico, mobilidade humana e sanções.

Reabertura aérea: um gesto prático com efeitos políticos

No dia 5 de agosto, a GOL reabriu a rota São Paulo/Guarulhos – Caracas/Simón Bolívar com quatro voos semanais (terças, quintas, sábados e domingos). Para a companhia aérea, Caracas passa a ser sua 18ª base internacional, enquanto Guarulhos reforça seu papel como hub do Cone Sul. Além da operação comercial, a retomada significa normalizar fluxos de negócios e turismo e, principalmente, facilitar a vida de milhares de venezuelanos que vivem no Brasil.

A conexão chega após cerca de oito a nove anos de interrupção e atende a uma demanda latente: estima-se que 271 mil venezuelanos residam no Brasil, muitos com necessidade de manter contato com familiares e resolver questões pessoais no país de origem.

A nova rota reduz o tempo e os custos em comparação a itinerários com escalas em terceiros países, podendo impulsionar um comércio bilateral que, embora pequeno em relação a outras parcerias brasileiras, tende a crescer com maior conectividade.

Inaugurado em 1971, o Aeroporto Internacional Simón Bolívar, em Maiquetía, é o principal portal aéreo da Venezuela, localizado a apenas 21 km de Caracas. Opera voos para mais de 30 destinos internacionais e passou por recentes reformas para modernizar terminais e ampliar a segurança, sendo o ponto de entrada de milhares de brasileiros e venezuelanos em trânsito entre os dois países.

Para o governo brasileiro, a retomada dos voos se encaixa numa política externa que busca manter canais de diálogo e normalizar gradualmente as relações com Caracas — algo que já vinha sendo feito com a reabertura de fronteiras e consulados.

Embora a decisão seja empresarial, a leitura política é inevitável: aproximação não significa aval ao sistema venezuelano, mas sim a construção de meios para administrar uma relação de vizinhança complexa.

O outro movimento: EUA aumentam recompensa para US$ 50 milhões

Ao mesmo tempo, os Estados Unidos anunciaram o aumento da recompensa por Maduro para US$ 50 milhões, no âmbito de seus programas de recompensas. A medida, anunciada na segunda semana de agosto, dobra o valor anterior e se baseia em acusações de narcotráfico e vínculos com organizações criminosas como o Tren de Aragua e o Cartel de Sinaloa, além do histórico de denúncias relacionadas ao chamado Cartel de los Soles. Caracas reagiu classificando a ação como “propaganda” e “ingerência”.

O aumento deve ser entendido dentro de um contexto mais amplo: desde as eleições venezuelanas de 2024 e episódios de tensão política subsequentes, Washington tem alternado períodos de alívio e de endurecimento das sanções conforme avalia a postura do governo Maduro.

A elevação da recompensa representa, portanto, uma mensagem de pressão, destinada a enfraquecer apoios externos e elevar o custo da permanência do atual regime no poder.

Os Estados Unidos aumentaram para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levem à prisão de Nicolás Maduro, intensificando a pressão internacional contra o líder venezuelano

Duas estratégias que coexistem

A reabertura dos voos e a elevação da recompensa não se anulam, mas representam dois enfoques diferentes sobre a crise venezuelana. O Brasil privilegia uma abordagem pragmática, voltada à gestão de um vizinho com quem compartilha milhares de quilômetros de fronteira e que influencia diretamente questões migratórias e econômicas em estados como Roraima e Amazonas. Conectividade aérea, presença consular e comércio são instrumentos que, do ponto de vista brasileiro, podem reduzir tensões e ordenar fluxos.

Os Estados Unidos, por outro lado, priorizam a responsabilização penal de figuras-chave do chavismo e buscam isolar politicamente o círculo de poder em Caracas. A nova recompensa reforça a dissuasão e sinaliza a bancos, empresas e governos aliados que a linha de Washington permanece firme. O resultado é uma geometria variável na região: enquanto alguns países optam por reintegração gradual, uma potência externa aposta na escalada das medidas punitivas.

Possíveis impactos a curto prazo

Mobilidade e remessas. Com voos diretos, espera-se aumento das viagens de famílias, negócios e turismo de origem étnica, o que também pode afetar o volume de remessas e estimular setores como hospedagem e seguros. A GOL já declarou que a rota integra seu plano de expansão internacional, podendo futuramente gerar acordos de compartilhamento de voos com outras companhias.

Comércio. Embora o transporte aéreo não seja o principal canal de intercâmbio Brasil–Venezuela, a visibilidade da nova rota pode estimular relações empresariais e fomentar setores como alimentos, medicamentos e peças automotivas leves, especialmente se houver ampliação de destinos e frequências.

Clima político. A recompensa de US$ 50 milhões adiciona pressão ao cenário: dificulta a circulação internacional de autoridades venezuelanas e pode desestimular investimentos por receio de repercussão negativa. Ainda que a medida seja dirigida a indivíduos, seus efeitos indiretos atingem a economia e a diplomacia.

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Noel Budeguer

Sou jornalista argentino, baseado no Rio de Janeiro, especializado em temas militares, tecnologia, energia e geopolítica. Busco traduzir assuntos complexos em conteúdos acessíveis, com rigor jornalístico e foco no impacto social e econômico.

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