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Brasil realiza a primeira operação de embarque de barcaças empilhadas transversalmente na América do Sul, a bordo de um navio de carga pesada

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 29/10/2025 às 20:24
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Brasil conclui operação inédita em Belém com o embarque de 16 barcaças empilhadas transversalmente em um navio de carga pesada, marcando um avanço histórico na logística fluvial entre Brasil e Uruguai

Em um feito histórico para a logística fluvial do continente, o Brasil concluiu com sucesso a primeira operação de embarque de barcaças empilhadas transversalmente em um navio de carga pesada, realizada na Terminal Atem Tapanã, em Belém (PA).

A manobra, concluída no final de outubro de 2025, foi destacada pelo portal Transportes & Comércio Exterior como um marco técnico e operacional inédito na navegação regional.

Uma operação de engenharia sem precedentes

A operação consistiu na estiva de 16 barcaças, as primeiras de um total de 400 unidades, sobre o navio AAL Hamburg, especialmente contratado para essa missão.

Em vez de usar o método tradicional com embarcações semissubmersíveis, a equipe optou por uma técnica de içamento em tandem, capaz de elevar com precisão cada barcaça de 380 toneladas, exigindo sincronia milimétrica entre os guindastes e um rígido controle de estabilidade do navio.

O processo foi precedido por extensos estudos de viabilidade e engenharia, envolvendo múltiplos agentes do setor naval brasileiro, entre eles a Capitania dos Portos da Amazônia, o terminal da Atem, equipes de engenharia naval e consultores logísticos, além dos inspetores marítimos e despachantes aduaneiros que acompanharam o embarque.

Em vez de usar o método tradicional com embarcações semissubmersíveis, a equipe optou por uma técnica de içamento em tandem, capaz de elevar com precisão cada barcaça de 380 toneladas, exigindo sincronia milimétrica entre os guindastes e um rígido controle de estabilidade do navio

Construção nacional e destino estratégico

As barcaças foram construídas nos estaleiros Rio Maguarí, em Belém, e Juruá, em Manaus — ambos reconhecidos pela qualidade de suas embarcações fluviais. O destino final é o porto de Nueva Palmira, no Uruguai, administrado pela Administração Nacional de Portos (ANP).

Lá, as embarcações passarão a integrar a frota da LHG Logística (antiga TBN), dentro de um projeto financiado pelo Fundo da Marinha Mercante (FMM).

Esse programa visa fortalecer o transporte de cargas pela Hidrovia Paraguai–Paraná, eixo logístico vital que conecta Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai, reduzindo custos operacionais e ampliando a competitividade comercial do Cone Sul.

Com essa operação, o Brasil consolida-se como força motriz na integração fluvial e portuária da América do Sul.

Cooperação e avanços para o setor fluvial

A complexa operação envolveu um ano de preparação e a colaboração entre dezenas de profissionais de diferentes especialidades. Segundo engenheiros envolvidos, o sucesso da empreitada “reflete o avanço da indústria naval brasileira e sua capacidade de executar operações de padrão internacional”.

Para a LHG Logística, essa primeira remessa representa um passo decisivo no plano de modernização e expansão do transporte fluvial regional, reforçando sua atuação em rotas que integram a Amazônia aos portos do Atlântico Sul.

Já para o Brasil e o Uruguai, o projeto reafirma o compromisso com o desenvolvimento de uma malha logística sustentável e interconectada, baseada na eficiência energética e na redução das emissões do transporte terrestre.

Com o embarque concluído, o AAL Hamburg parte agora rumo ao Uruguai, levando não apenas as 16 barcaças, mas também o símbolo de uma nova etapa de cooperação e inovação na navegação do Cone Sul, que tende a redefinir os fluxos comerciais entre as maiores economias fluviais da região.

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Noel Budeguer

Sou jornalista argentino, vivendo no Rio de Janeiro, especializado em temas militares, tecnologia, energia e geopolítica. Escrevo artigos sobre temas complexos em uma linguagem acessível, mantendo rigor jornalístico e foco no impacto social e econômico

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