1. Início
  2. / Economia
  3. / Brasil avança na Ásia: Com 38 frigoríficos liberados, carne bovina brasileira ganha força no continente
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Brasil avança na Ásia: Com 38 frigoríficos liberados, carne bovina brasileira ganha força no continente

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 08/09/2025 às 15:56
Indonésia autoriza 17 frigoríficos do Brasil e total chega a 38. Expansão de 80% reforça exportações de carne bovina no mercado asiático.
Indonésia autoriza 17 frigoríficos do Brasil e total chega a 38. Expansão de 80% reforça exportações de carne bovina no mercado asiático.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Com a habilitação de 17 novos frigoríficos, o total de 38 amplia em 80% a presença brasileira no mercado de carne bovina da Indonésia

A Indonésia oficializou nesta segunda-feira (8) a habilitação de 17 novos frigoríficos do Brasil para exportação de carne bovina. O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A medida é resultado direto de negociações bilaterais e de inspeções realizadas no mês passado por autoridades sanitárias indonésias.

Com a decisão, o total de estabelecimentos autorizados passa para 38. Isso representa um crescimento de 80% no número de frigoríficos habilitados para atender ao mercado local.

Avanço das exportações

O mais importante é que essa ampliação ocorre logo após outro movimento favorável às exportações brasileiras. Em agosto, a Indonésia permitiu a entrada de carne com osso, miúdos, produtos cárneos e preparados de carne vindos do Brasil.

Portanto, os dois anúncios reforçam a presença da proteína brasileira em um dos mercados mais populosos da Ásia, com mais de 270 milhões de habitantes.

Mercado estratégico

A demanda crescente por proteínas animais torna a Indonésia um parceiro estratégico. A expectativa é que as novas habilitações aumentem tanto o volume quanto a diversidade dos embarques. Além disso, o movimento fortalece a posição do Brasil como um dos principais fornecedores do Sudeste Asiático.

Esse avanço também deve impulsionar empregos e renda na cadeia agropecuária nacional, além de consolidar a imagem do país como parceiro confiável em segurança alimentar.

Negociação conjunta

As habilitações são resultado de um processo conduzido pelo Mapa. A Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI), a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), o adido agrícola em Jacarta, a Embaixada do Brasil e o setor privado atuaram de forma conjunta para atender às exigências sanitárias.

Esse esforço coletivo garantiu a ampliação do acesso ao mercado e abre novas perspectivas para a carne bovina brasileira no cenário asiático.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x