Primeiramente, as motos elétricas demonstraram ser uma opção viável para combater a emissão de gases poluentes, pois são movidas a energia elétrica. Entretanto, algumas dúvidas sobre o seu carregamento sempre surgiram, por isso, vamos te mostrar quanto tempo demora para carregar a bateria de uma moto elétrica.
Neste sentido, dados da FENABRAVE (Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores) apontaram que houve um grande aumento no uso de motores elétricos no Brasil. Somente no primeiro período de 2022, houve um crescimento de 878% na venda de motos eletrificadas, frente ao mesmo período do primeiro semestre do ano passado.
Sendo assim, a perspectiva é que as motos elétricas invadam as ruas brasileiras. Embora tenham um custo de aquisição maior do que as motos convencionais, elas oferecem diversos benefícios na sua manutenção, como não precisar da troca de óleo, por exemplo.
Quanto tempo demora para carregar uma moto elétrica?
Primeiramente, uma moto elétrica pode conter tipos diferentes de baterias, que podem ser de lítio ou de chumbo. Além disso, em alguns modelos, existe uma segunda bateria, que pode otimizar ou até aumentar a durabilidade do funcionamento da moto. Dessa forma, podemos dizer que não existe um tempo certo para carregamento da bateria de uma moto elétrica, pois isso depende dos seus equipamentos e também do modelo.
Entretanto, quando comparamos os modelos das motos elétricas mais populares do Brasil, podemos chegar em uma média de 4 a 6 horas de carregamento. Para isso, é feito uma avaliaçaõ do modelo da moto. Sem contar que o local onde a moto é carregada também influencia. Inclusive, o local onde a moto está carregando influencia diretamente no tempo de espera, que pode ser maior ou menor. Entretanto, quando observamos os modelos mais comuns do mercado, temos essa média de carregamento, depende do local onde é feito o carregamento.
Onde podemos carregar a bateria de uma moto elétrica?
A moto elétrica possui uma grande vantagem, pois o carregamento pode ser feito em casa, como um smartphone, por exemplo, que usa uma tomada comum. Em casa, a média de carregamento é entre 4 a 6 horas. Entretanto, caso você não tenha carregado a moto em casa, é possível achar uma estação de carregamento rápido pela cidade. Hoje, é possível encontrar esses locais facilmente, devido ao aumento do número de estações nas cidades.
Neste sentido, as estações de carregamento rápido oferecem um processo mais rápido. Dessa forma, as baterias podem ser recarregas entre 40 a 60 minutos. Inclusive, dependendo da pressa do condutor, é possível carregar até 80% em apenas 30 minutos. Na prática, funciona como carregar um carro, só que um pouco mais demorado. Hoje, diversas marcas desenvolvem sistemas para agilizar esse processo, incluindo estações de carregamento ultrarrápido pelas cidades.
Qual o valor para carregar uma moto elétrica?
Atualmente, diversas estações de carregamento estão disponíveis nas cidades brasileiras. Contudo, elas são pagas, embora sejam mais baratas do que o abastecimento com combustível. Dessa forma, não existe um valor padrão para dar uma carga completa, mas, podemos dizer que a recarga pode ser questão de centavos, dependendo do local onde você se encontra. Sendo assim, a melhor opção é sempre carregar a moto elétrica em casa, apesar disso impactar diretamente na conta de luz.
Qual a Média de carregamento de uma moto elétrica?
Como mencionamos, diversas marcas têm buscado agilizar o processo de carregamento de suas motos elétricas, seja em estações de carregamento, ou até mesmo em casa.
Por isso, confira uma média de carregamento das motos elétricas mais vendidas do Brasil:
- Voltz EV1 Sport: carga completa em até 5 horas;
- Super Soco TC Max: carga completa entre 3 a 7 horas;
- Voltz EVS: carga completa em torno de 5 horas de carregamento;
- Shineray SE 1 Lítio: carga completa entre 6 a 8 horas de carregamento;
- Shineray SE 2: entre 6 a 8 horas para a carga completa;
- Super Soco CUX: carregamento completo em torno de 8 horas.