Início Qual o valor de IPVA de uma moto elétrica?

Qual o valor de IPVA de uma moto elétrica?

13 de outubro de 2022 às 17:12
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Qual o valor de IPVA de uma moto elétrica
Qual o valor de IPVA de uma moto elétrica (Foto/divulgação)

O mercado de motos elétricas cresce exponencialmente no Brasil, logo, diversas dúvidas sobre esse tipo de veículo surgiram nos últimos anos. Em relação a sua regularização, uma dúvida muito comum é: qual o valor de IPVA de uma moto elétrica?

Neste sentido, embora as motos elétricas ofereçam uma configuração diferente das motos convencionais, o seu processo de regularização – como emplacamento, por exemplo – funciona de forma similar aos veículos comuns, mudando pouco coisa.

Dessa forma, vale ressaltar que, devido ao seu caráter ecológico, as motos elétricas estão sendo incentivadas pelos governos, especialmente com a criação de várias leis de incentivo sobre o seu uso. Por isso, a compra de motos elétricas tem crescido consideravelmente no país.

Moto elétrica paga IPVA? Saiba agora

Qual o valor de IPVA de uma moto elétrica / Canal Paulo Magalhães

Basicamente, a moto elétrica conta com uma bateria recarregável no lugar do tanque, para abastecer o motor. Dessa forma, basta ligar a bateria em uma tomada – que pode ser comum, 110 ou 220 v – para carregá-la. Em seguida, basta acoplar a moto e começar a usar.

Depois, ao dar ignoração em uma moto elétrica, a energia começa a fluir da bateria para o motor. Assim, as partes móveis do motor são responsáveis por transferir a energia que recebe para a roda dentada que, posteriormente, irá adicionar a correia e fazer o motor funcionar.

Sendo assim, quanto mais acelerar a moto e o movimento, mais energia será gasta. Por isso, a bateria de uma moto elétrica irá variar conforme o modo que o condutor usa o veículo.

Quanto uma moto elétrica paga de IPVA?

Como mencionado, uma dúvida sobre motos elétricas é quanto elas pagam de IPVA. Conforme a Associação Brasileira de Veículos Elétricos, alguns estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul possuem alíquota diferenciada do IPVA para veículos elétricos. Por outro lado, estados como Ceará, Sergipe, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco são isentos do pagamento de IPVA para veículos elétricos.

Infelizmente, ainda não houve uma determinação federal para as diretrizes de IPVA para motos elétricas em todos os estados da federação. Neste sentido, para saber quanto uma moto elétrica paga de IPVA, é necessário que fosse feita uma consulta por estado.

Como recarregar a bateria de uma moto elétrica?

Outra dúvida bem comum para quem deseja comprar uma moto elétrica é sobre a bateria. Afinal, como é que podemos recarregar a bateria elétrica da moto?

Para isso, é bastante simples: basta ir até um ponto de recarga ou fazer isso em sua própria casa. Geralmente, a instalação requer alguns cuidados com a rede elétrica local, mas, é uma situação simples de resolver.

Em suma, para recarregar a bateria da moto elétrica, basta desligar a moto e conectá-la ao ponto de recarga. Isso pode ser em uma tomada comum, com a mesma tensão outros tipos de carregadores, sendo 110 v e 220 v

Entretanto, o tempo de recarga varia conforme o modelo da moto. Hoje, a média para carregamento da bateria de uma moto elétrica varia entre 4 a 6 horas. Por outro lado, vale ressaltar que a bateria da moto deverá ser trocada em algum momento.

Além disso, para prolongar a vida útil da bateria da moto, o ideal é carregar somente quando estiver com menos de 50%. Hoje, diversos modelos de motos elétricas possuem baterias removíveis, ou seja, é possível carregá-las em qualquer lugar que tenha uma tomada comum.

Quantos km uma moto elétrica roda com uma recarga?

Basicamente, isso dependerá do modelo e da marca da moto. Hoje, é possível encontrar modelos que podem rodar até 50 km com uma única recarga. Inclusive, alguns modelos atuais rodam até 150 km com apenas algumas horas de carregamento.

Por fim, quando você for comprar a sua moto elétrica, analise cuidadosamente o trajeto que faz diariamente. Caso você percorra mais de 50 km, é indicado escolher uma moto com maior autonomia, embora elas custem mais.

Relacionados
Mais recentes
Fechar