O petróleo é definido como uma mistura de moléculas de carbono e hidrogênio, originado na decomposição de matéria orgânica, especialmente plâncton, formado pela ação de bactérias em ambientes com pouco oxigênio. Dessa forma, vamos te mostrar qual é a origem do petróleo.
No decorrer de milhares de anos, esse material se acumulou no fundo dos oceanos, lagos e mares. Assim, ao ser pressionado pelos movimentos da crosta terrestre, deu origem ao petróleo. Atualmente, esse material pode ser encontrado em bacias sedimentares específicas, formadas por camadas ou lençóis porosos de areia, arenitos ou calcários. O petróleo é definido como um combustível fóssil, assim como o gás natural, pois se origina da lenta decomposição de matéria orgânica.
Hoje, o petróleo é o combustível fóssil mais usado no mundo. Isso ocorre porque o seu refinamento origina diversas frações ou mistura de compostos orgânicos com quantidades próximas de carbono, gerando seus derivados.
Qual é a composição química do petróleo?
O petróleo é composto primordialmente por moléculas de carbono e hidrogênio — os hidrocarbonetos, como metano e butano. Esses compostos constituem a maioria do petróleo, embora outras substâncias também pertençam a sua composição.
Além disso, a composição química do petróleo também conta, em menor proporção, com nitrogênio, oxigênio, sais e resíduos de alguns metais. Em suma, a proporção dos elementos do petróleo é a seguinte:
- 82% de carbono;
- 12% de hidrogênio;
- 4% de nitrogênio;
- 1% de oxigênio;
- 1% de sais e resíduos de metais.
Qual é a origem do petróleo?
Hoje, ainda não se sabe definitivamente qual é a origem do petróleo, mas especula-se que o petróleo seja o resultado de um processo de decomposição dos plânctons, pequenos organismos que existiam na superfície das águas, como mares, lagos e rios.
Dessa forma, a formação do petróleo ocorreu pelo acúmulo dos restos da decomposição desses organismos, atrelado a movimentação das crostas terrestres que pertencem ao processo. Sendo isso, ocorreu a transformação dos dejetos em petróleo, ficando acumulado nas bacias sedimentares. Para isso acontecer, o acúmulo de restos leva alguns milhares de anos para formar o petróleo.
Quais são as características do petróleo?
Algumas características são primordiais quando falamos de petróleo. Em suma, suas principais características são:
- Oleosidade;
- Viscosidade
- Densidade menor que a da água;
- Inflamabilidade;
- Odor forte;
- Coloração variante do incolor ao preto.
Onde estão as maiores reservas de petróleo?
Conforme dados da Central Intelligence Agency (Agência Central de Inteligência), a Venezuela é o país que possui as maiores reservas de petróleo do mundo, com 300 bilhões de barris. Em seguida, temos a Arábia Saudita, com 266 bilhões de barris. O Brasil conta com 12,7 bilhões de barris de petróleo, ficando na 15ª posição do ranking. Os 10 países com as maiores reservas de petróleo são:
1° Venezuela (300 milhões de barris)
2° Arábia Saudita (266 milhões de barris)
3° Canadá (169,7 milhões de barris)
4° Irã (158,4 milhões de barris)
5° Iraque (142,5 milhões de barris)
6° Kuwait (101,5 milhões de barris)
7° Emirados Árabes Unidos (97,8 milhões de barris)
8° Rússia (80 milhões de barris)
9° Líbia (48,4 milhões de barris)
10° Nigéria (37,1 milhões de barris)
Quais são os derivados do petróleo?
Atualmente, existem diversos produtos derivados do petróleo. Entre os mais comuns, podemos citar a gasolina, o óleo diesel, o gás de uso doméstico (GLP), parafina, querosene, asfalta, nafta, entre outros. Conheça um pouco de cada um deles:
Parafina: serve como base de diversos produtos, como ceras, impermeabilizantes, borracha e produtos químicos;
Óleo diesel e gasolina: normalmente usados como combustível nos transportes;
GLP: usado em cozinhas tradicionais e industriais;
Querosene: usado como solvente e em turbinas de aviões;
Asfalto: serve como matéria-prima para a fabricação de cimento asfáltico;
Nafta: a nafta é usada na produção de compostos químicos como propeno, eteno e o benzeno;
Além disso, o petróleo também pode ser usado na formulação de outros subprodutos, tais como:
- Plástico;
- Remédios;
- Óleo lubrificante;
- Produtos de limpeza;
- Sapatos e roupas;
- Maquiagens;
- Tecidos sintéticos;
- Corantes;
- Fertilizantes.