Início O que vai acontecer quando o petróleo acabar?

O que vai acontecer quando o petróleo acabar?

5 de outubro de 2022 às 20:55
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
O que vai acontecer quando o petróleo acabar
O que vai acontecer quando o petróleo acabar (Foto/divulgação)

O petróleo é caracterizado como um combustível natural, originado do processo de decomposição de milhões de anos. Por ser originado de um processo longo, ele também é conhecido como combustível fóssil. Entretanto, uma pergunta sobre ele é muito comum: o que vai acontecer quando o petróleo acabar?

Neste sentido, o petróleo pode ser encontrado em jazidas, localizadas nas camadas mais profundas de oceanos, mares e lagos, sendo possível também encontrar em ambientes terrestres. Dessa forma, vale citar que o petróleo é uma fonte de energia natural não renovável, ou seja, a sua exploração pode eliminar as reservas existentes. Atualmente, ele é usado primordialmente como matéria-prima na produção da gasolina e do óleo diesel.

Qual é a origem do petróleo? E quando o petróleo acabar?

O que vai acontecer quando o petróleo acabar / Canal Professor HOC

Historicamente, o uso do petróleo é bastante antigo. Isso porque alguns registros apontam que povos antigos, como os egípcios e os persas, já usavam o petróleo cotidianamente. Em algumas regiões da Mesopotâmia e Pérsia, ele era usado na abertura de estradas e outros tipos de construção. Após isso, durante o século XIX, houve a descoberta do petróleo em jazidas, favorecendo a extração dos primeiros poços. Sua primeira extração ocorreu em 1859, quando Edwin Drake iniciou a exploração do petróleo nos Estados Unidos. Inclusive, ele também criou o primeiro sistema de extração existente.

O que vai acontecer quando o petróleo acabar?

Por ser um combustível fóssil, ou seja, uma fonte não-renovável, é provável que ele acabe um dia. Atualmente, estudos apontam que as reservas existentes devem se esgotar em breve, mas, o combustível não deve se extinguir tão cedo. Dessa forma, o vai acontecer é o fim do estoque abundante de petróleo, sendo algo fundamental para a nossa sociedade. Neste sentido, para responder o que vai acontecer quando o petróleo acabar, é necessário dizer que, eventualmente, outras fontes de energia devem substituí-lo, tais como:

Gás natural 

O gás natural é o substituto ideal para o petróleo e a nafta, um subproduto transformado nas centrais petroquímicas responsáveis pela produção de olefinas, como propileno, butileno e butadieno, matérias-primas dos polímeros sintéticos, ou seja, do plástico.

Gasolina sintética 

Uma excelente alternativa ao petróleo é a gasolina sintética. Usada na Segunda Guerra Mundial, ela também é chamada de nafta sintética, podendo ser usada como combustível ou como matéria-prima petroquímica na obtenção de plásticos e outros produtos de transformação de petróleo. Dessa forma, ela é obtida através do carvão, sendo vantajosa por ser uma matéria-prima barata e abundante. Por isso, ela consegue desempenhar as mesmas funções do petróleo, além de conter outros hidrocarbonetos minerais ou vegetais.

Energia nuclear

Durante a metade do século XX, a produção de energia nuclear sofreu grande oposição política, que a acusava de ser perigosa, casa e suja, o que impediu uma visão de futuro sobre as usinas atômicas, e seus benefícios como principal fonte de geração de energia. Entretanto, o uso disseminado de energia atômica só é perigoso do ponto de vista militar, pois é possível permitir a proliferação das armas nucleares entre governos não confiáveis pelo mundo. Fora isso, ela é uma excelente substituta para o petróleo, pois embora o custo do kWh atômico seja mais caro devido à queima de combustíveis fósseis ou por hidrelétricas, é mais barato que a maioria das outras fontes alternativas do petróleo, além de ser viável do ponto de vista econômico.

Hidrogênio 

Primeiramente, vale citar que o hidrogênio é a substância mais abundante do universo, ou seja, é um combustível abundante que só produz a água. Neste sentido, ele é considerado uma excelente fonte energética, especialmente para substituir o petróleo. Entretanto, o que o dificulta de usar para esse fim, é o fato dele não ser encontrado em sua forma pura, sendo necessário um processo como eletrólise para chegar no seu estado adequado para uso.

Relacionados
Mais recentes
Fechar