Podemos definir o petróleo como um combustível natural, originado de um processo de decomposição de melhores. Como ele é originado de um processo longo, também é conhecido como combustível fóssil. Dessa forma, vamos te mostrar o que é petróleo e para que serve.
Geralmente, ele é encontrado em jazidas situadas nas camadas mais profundas dos oceanos, mares e lagos. Entretanto, ele também pode ser encontrado em ambientes terrestres. Além disso, é uma fonte de energia não renovável, onde a exploração sem controle pode eliminar as reservas existentes. Hoje, ele é bastante utilizado como matéria-prima na produção de gasolina e óleo diesel.
Descubra uma introdução nesse vídeo sobre o petróleo
Na prática, o petróleo pode ser usado de diversas formas, especialmente como matéria-prima para a formação de outras substâncias, além de servir como fonte energética. Normalmente, é bastante utilizado como fonte de energia, gerando gás e combustível. Hoje, cerca de 40% da energia primária — originária da natureza — é oriunda do petróleo. Ao todo, cerca de 8% da energia elétrica gerada globalmente ainda tem origem na exploração do petróleo.
Paralelamente, os produtos derivados do petróleo surgem a partir de um processo de refino, onde os elementos que compõem o petróleo são separados. Para isso, o processo usa temperaturas variadas, conforme o subproduto desejado. Por isso, apesar de ser uma de suas principais utilizações, o petróleo também pode ser usado na fabricação de muitos derivados, como plástico e até mesmo cosméticos.
Quem descobriu o petróleo?
Basicamente, pode-se dizer que o petróleo acompanha a história da humanidade. Isso porque existem registros de que o produto era usado por povos antigos, como os egípcios e persas. Na época, regiões como a Pérsia, Mesopotâmia e Egito já usavam o petróleo na abertura de estradas e outros tipos de construção. Por outro lado, a descoberta do petróleo e sua possibilidade de extração e utilização ocorreu somente no século XIX, quando foram encontrados os primeiros poços.
Em 1859, ocorreu o registro da primeira descoberta de poços de petróleo, nos Estados Unidos. Edwin Drake, que descobriu o petróleo, iniciou uma exploração de petróleo na época. Além disso, ele criou o primeiro sistema de extração conhecido pelo homem. No Brasil, o primeiro poço de petróleo só foi encontrado 80 anos depois, em 1938, na cidade de Salvador. O responsável pela descoberta foi Manoel Inácio de Bastos. Após as primeiras descobertas dos poços de petróleo, alguns fatores, como a criação de motores a óleo e o surgimento dos carros guiados a motores a diesel e gasolina, foram primordiais para o crescimento no interesse por petróleo.
Como o petróleo foi originado?
A origem do petróleo ainda não é definitivamente confirmada, mas especula-se que a sua formação é resultado de um processo de decomposição dos plânctons, pequenos organismos que viviam na superfície de águas, como mares, rios e lagos. Dessa forma, a formação do petróleo aconteceu pelo acúmulo dos restos da decomposição desses organismos, somado a movimentação das crostas terrestres, transformando os dejetos em petróleo, armazenado em bacias sedimentares. Para isso, esse processo de acúmulo de restos e formação pode levar alguns milhões de anos.
Onde estão as maiores reservas de petróleo?
Agora que você já sabe o que é petróleo e para que serve, vale mencionar que as regiões com a maior produção de petróleo no mundo são o Oriente Médio e alguns países europeus que, quando somados, são responsáveis por metade do petróleo produzido no planeta. Neste sentido, as maiores reservas de petróleo estão no Oriente Médio, América do Sul, América Central e Europa. Ao todo, essas regiões detêm 85% de todas as reservas mundiais de petróleo. Atualmente, os cinco países que mais produzem petróleo são: Arábia Saudita, Estados Unidos, Rússia, Canadá e Iraque. No Brasil, temos quase 1% das reservas mundiais de petróleo, produzindo 3% do total do insumo.