Início Quais as vantagens e desvantagens das ferrovias?

Quais as vantagens e desvantagens das ferrovias?

30 de novembro de 2022 às 12:54
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Quais as vantagens e desvantagens das ferrovias
Quais as vantagens e desvantagens das ferrovias (Foto/divulgação)

Historicamente, as ferrovias representaram um avanço no transporte global, especialmente devido a sua capacidade de transportar bens e pessoas a médias e longas distâncias. No entanto, assim como outros modais, elas possuem benefícios e malefícios. Por isso, confira quais as vantagens e desvantagens das ferrovias.

No Brasil, mesmo que o país tenha uma extensão continental, o uso do transporte ferroviário ainda é pouco e mal utilizado. Isso porque, na sua extensão, as malhas ferroviárias são precárias e mal divididas, sendo que somente a região Sudeste possui 52% das ferrovias brasileiras.

Neste sentido, mesmo que as ferrovias representam grandes economias e benefícios para os pais, o Brasil parece andar na contramão e, consequentemente, ainda negligencia o setor. Diante disso, vamos mostrar alguns benefícios e malefícios que as ferrovias oferecem a uma nação. 

Quais são as vantagens do transporte ferroviário?

Quais as vantagens e desvantagens das ferrovias / Canal Logisticando

Sendo um dos modais mais econômicos, o transporte ferroviário apresenta diversos benefícios à sociedade e a economia, tais como:

Melhora a logística

O transporte ferroviário é um dos grandes aliados da logística de um país, especialmente quando tratamos de viagens a longa distância. Isso porque os três mais modernos conseguem carregar até 130 toneladas por vagas, ou seja, um peso que seria distribuído em, no mínimo, 220 caminhões.

Além disso, os trens não enfrentam congestionamentos e nem precisam lidar com a má condição das estradas. Como consequência, temos um preço de frete mais acessível para o consumidor, além da redução considerável de custos para as empresas.

Maior Economia para o País

Quando comparado a outros modais de transporte, as ferrovias se mostram mais econômicas. Isso porque elas possuem baixo custo de manutenção, já que o material usado na sua fabricação é de longa duração. Além disso, eles não pagam pedágio, como acontece com os veículos rodoviários.

Por outro lado, o sistema ferroviário conta com diversas formas de abastecimento, tais como o diesel, eletricidade e até mesmo vapor. Hoje, esses abastecimentos são mais baratos, especialmente quando comparados aos caminhões, que usam gasolina para circular.

Maior Segurança que outros modais

Quando comparado ao sistema rodoviário, o transporte ferroviário é consideravelmente mais seguro. Isso ocorre porque os índices de perda, furto, roubo, extravio e avaria são extremamente baixos. Além disso, descarrilamentos e tombamentos também são raros, possibilitando a redução de gastos com seguro e processos trabalhistas.

Maior Lucro

Por ser oferecer uma entrega segura e de menor custo, a satisfação dos clientes com o sistema ferroviário é maior, ou seja, o lucro também cresce. Paralelamente, o transporte ferroviário não lida com atrasos nas entregas, já que a chance de ocorrer imprevistos é quase nula.

Por fim, as empresas conseguem transportar uma maior quantidade de produtos com o menor preço, onde o cliente consegue seu produto em bom estado, sem atrasos e com frete mais barato.

Poucos impactos ambientais

O transporte ferroviário é um dos menos poluentes. Isso ocorre porque, quando comparado a outros meios de transporte, ele consome menos recursos e seus combustíveis são menos poluentes, isso quando não é usado eletricidade para mover os trens.

Por outro lado, usar as ferrovias tira das ruas centenas de caminhões e carros, contribuem para a descarbonização do planeta.

Quais são as desvantagens do transporte ferroviário?

Assim como outros meios de transporte, as ferrovias possuem algumas desvantagens, sendo que a maior delas é o fato da linha férrea brasileira ser bastante pequena.

Contudo, mesmo não cobrindo muitas distâncias, ela já apresenta bons resultados para quem a utiliza. Sendo assim, devido aos benefícios citados, diversas empresas e instituições já estão usando esse tipo de transporte, que é bastante comum em outras regiões do planeta.

Por fim, outras desvantagens do transporte ferroviário é a inflexibilidade, já que apresenta rotas fixas; e o pouco investimento por parte dos governos para crescimento da malha ferroviária brasileira.

Relacionados
Mais recentes
Fechar