Historicamente, as ferrovias foram responsáveis pelo crescimento econômico de diversas regiões, especialmente devido ao seu potencial de deslocamento de cargas e pessoas. Sendo assim, como o sistema ferroviário global tende a crescer exponencialmente, vamos te mostrar por que as ferrovias foram criadas.
Basicamente, com a Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra, no século XVIII, a necessidade por novas formas de revolução foi essencial para a popularização das ferrovias. Isso porque, na época, novos modelos de máquinas foram criados, impulsionando o desenvolvimento dessas estruturas.
No Brasil, a primeira ferrovia surgiu após um decreto de Dom Pedro II, sendo uma das principais formas de locomoção do país. No entanto, desde a década de 1950, o setor modal ferroviário brasileiro passou por um processo de sucateamento, que se estende até os dias atuais.
Como foi o surgimento das ferrovias?
O primeiro sistema de transporte que usou um mecanismo de carros surgiu na Grécia Antiga, por volta de 600 A.C, na estrada de Diolkos, região de Corinto. Assim, com um percurso de aproximadamente 8 km, a estrada serviu para transportar embarcações e outras mercadorias com o uso da força animal e dos escravizados na época.
Em seguida, no início do século XVI, foi desenvolvido na Alemanha um sistema de transporte criado a partir de trilhos de madeira e guiado por tração animal, que ficou conhecido como “wagon ways” (Caminhos de vagões, em tradução livre).
Na época, esse tipo de transporte foi muito usado em locais de extração de minérios, e até hoje é comum nas minas de todo o mundo a utilização de carros para transportar minérios, além da retirada de água do fundo das minas.
Em 1776, os trilhos de madeira começaram a ser trocados por trilhos de ferro, caracterizando o início do rail way, ou seja, a linha férrea, termo que acabou sendo difundido anos depois, por volta do século XIX.
Somente em 1804, surge a primeira locomotiva movida a vapor, sendo uma invenção do engenheiro britânico Richard Trevithick. Isso ocorreu na cidade inglesa de South Wales, quando foram carregadas 18 toneladas de ferro e 70 passageiros por 14 km. Na época, a locomotiva atingiu 8 km/h, no entanto, os trilhos não resistiram e quebraram.
Em 1830, tivemos o início da Era das Ferrovias, quando foi inaugurada a primeira linha férrea de longa distância para passageiros em escala comercial, entre as cidades inglesas de Liverpool e Manchester.
Em seu primeiro ano de funcionamento, a linha entre as duas cidades transportou 460 mil passageiros. Anos depois, em 1863, a Inglaterra construiu a primeira linha subterrânea, integrando um sistema de transporte metropolitano que, posteriormente, foi chamado de metro way.
Como as linhas ferroviárias cresceram no mundo?
No começo da década de 1880, foram criados os primeiros sistemas férreos movidos a eletricidade, desenvolvido por engenheiros alemães. Assim, em 1883, a primeira linha férrea usando eletricidade conduzida por cabos foi usada, entre as cidades de Mödling e Hinterbrühl Tram, na Áustria.
No fim do século XIX, ocorreu o processo conhecido como neocolonialismo, quando os painéis europeus expandiram suas explorações coloniais.
Diferente das nações ricas, onde as ferrovias foram construídas de maneira a integrar seus territórios, as ferrovias criadas nos países explorados tiveram sua estrutura projetada para interligar as áreas produtoras de matérias-primas em direção aos portos, para facilitar o transporte desses produtos.
Como as ferrovias surgiram no Brasil?
No Brasil, as primeiras linhas férreas surgiram com a missão de transportar produtos até o porto, especialmente devido ao ciclo do café, principal produto de exportação brasileiro até o início do século XX.
Finalmente, a primeira ferrovia brasileira foi inaugurada em 1854, entre o Porto de Mauá e a Cidade de Fragoso, no Rio de Janeiro. Ela foi idealizada pelo empresário e banqueiro Irineu Evangelista de Souza, popularmente conhecido como Barão de Mauá.