Historicamente, a falta de investimentos públicos ocasionou no rápido sucateamento do setor ferroviário brasileiro, especialmente a partir da década de 1950. No entanto, programas governamentais já visam restabelecer o setor, como é o caso do Pro Trilhos. Por isso, vamos te mostrar o que é o Pro Trilhos e quais as obras que ele trará.
Neste sentido, vale ressaltar que, desde meados da década de 1990, o Brasil já visava recuperar o potencial ferroviário nacional através de concessões e outros projetos. Contudo, devido à burocracia do processo, a iniciativa acabou não indo para frente, mantendo o sistema ferroviário sucateado e negligenciado.
Sendo assim, para fomentar as ferrovias brasileiras, o governo federal lançou o projeto Pro Trilhos, que tem como objetivo angariar recursos para a reforma da ampliação das ferrovias brasileiras para, consequentemente, retomar o auge que o modal já teve no país, como no início do século XX.
O que é o programa Pro trilhos?
Em 2021, o Programa Pro Trilho foi instituído no Brasil, através da Medida Provisória nº 1.065/21. Em suma, a missão do projeto é aumentar a atratividade do setor privado para conceder investimentos em ferrovias, sejam elas através de novos empreendimentos ou usando ferrovias já existentes.
Sendo assim, com a formalização dos pedidos, os requerimentos logo começaram a ser avaliados pelo Ministério da Infraestrutura, o órgão responsável por emitir as autorizações. Dessa forma, caso os empreendimentos cumpram todos os requisitos exigidos pelo Governo Federal, eles poderão integrar a iniciativa.
Conforme o Ministério da Infraestrutura, tais medidas do Governo Federal para revitalizar o setor ferroviário, irão promover uma revolução nas ferrovias brasileiras nos próximos anos. Dessa forma, o governo aponta que haverá uma independência logística no país, através do resgate do módulo ferroviário.
Por outro lado, o ministério também aponta que os investimentos nos novos trechos de ferrovia irão colaborar com a geração de empregos no país. Historicamente, o setor ferroviário sempre empregou milhares de pessoas e, com os novos investimentos, a expectativa é a geração de mais 40 mil novos postos de trabalho.
Por fim, para a implantação de novos trechos ferroviários, é necessária uma série de estudos, dentre eles os serviços de investigação geológicos e geotécnicos das localidades afetadas. Além disso, sondagens e ensaios geotécnicos devem ser realizados para contemplar a iniciativa.
Quais serão as novas ferrovias do Pro Trilhos?
Após a implementação do Pro Trilhos, o Ministério da Infraestrutura já recebeu mais de 80 projetos de expansão e criação de novas trilhas ferroviárias no Brasil. Entre as principais, pode-se citar:
- Maracaju/MS – Dourados/MS: 76 km de extensão;
- Guarapuava/PR – Paranaguá/PR: 405 km de extensão;
- Cascavel/PR – Foz do Iguaçu/PR: 167 km de extensão;
- Suape/PE – Curral Novo/PI: 716 km de extensão;
- Açailândia/MA – Alcântara/MA: 520 km de extensão;
- São Mateus/ES – Ipatinga/MG: 421 km de extensão;
- Estreito/MA – Balsas/MA: 245 km de extensão;
- Água Boa/MT – Lucas do Rio Verde/MT: 556 km de extensão;
- Uberlândia/MG – Chaveslândia/MG: 235 km de extensão.
Por que o Pro Trilhos é importante para o setor ferroviário brasileiro?
Como mencionado, o sistema ferroviário brasileiro sempre passou por infortúnios durante sua existência. Assim, mesmo no passado as ferrovias representassem um meio de transporte de sucesso, o sucateamento progressivo do setor levou ao total abandono de trens e estações, demonstrando a inércia dos governos com esse importante setor.
Por fim, a criação do Pro Trilhos é uma ponta de esperança diante de um cenário desgastado pelo tempo. Assim, como a construção de ferrovias leva bastante tempo, geralmente anos, ter uma iniciativa que projete a construção e revitalização dessas estruturas é muito importante para acreditar num futuro próspero para o setor.