Início Qual é a vantagem de usar a energia solar?

Qual é a vantagem de usar a energia solar?

9 de novembro de 2022 às 15:52
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Qual é a vantagem de usar a energia solar
Qual é a vantagem de usar a energia solar (Foto/divulgação)

A energia solar é a energia gerada através dos raios solares. Hoje, ela é bastante incentivada por ser uma fonte renovável, limpa e inesgotável de energia. Além disso, não gera resíduos e possui baixo impacto ambiental. Sendo assim, vamos te mostrar qual é a vantagem de usar a energia solar.

Como mencionado, a energia solar tem sido amplamente incentivada pelos governos, especialmente pelo seu apelo ambiental. Dessa forma, ela se mostra a energia mais apropriada para um futuro verde, mesmo que seu elevado custo de instalação ainda impeça sua ampliação na matriz energética global.

No Brasil, a energia solar representa 1% da matriz energética, sendo amplamente usada nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, que possuem condições climáticas favoráveis a esse tipo de produção de energia.

Quais são os tipos de energia solar?

Qual é a vantagem de usar a energia solar / Canal Luciano Batista
 

Em suma, existem dois tipos de energia solar, que se diferem, conforme a forma de transformação dessa energia. São eles:

Energia solar fotovoltaica

Neste processo, ocorre a transformação direta de radiação solar para energia elétrica. Para isso, são usadas as células fotovoltaicas, compostas por semicondutores, para gerar eletricidade através da radiação solar.

Energia solar heliotérmica

Na energia solar heliotérmica, a energia solar é convertida em energia térmica. Para isso, através dos painéis solares, o calor gerado pela radiação solar é concentrado, aquecendo as estruturas geradoras. Por fim, é constituída a geração de energia elétrica por meio da produção energética térmica do sol.

Qual é a maior vantagem da energia solar?

Um levantamento da Associação Brasileira da Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) apontou que, até 2050, a energia solar será a principal fonte energética global.

Na prática, a maior vantagem da energia global é que ela é limpa, renovável e barata. Paralelamente, esse tipo de energia despertou o interesse de muitos países, ou seja, quanto maior for o investimento, mais barato será a sua produção a longo prazo.

Outro benefício é que as usinas solares que utilizam de energia heliotérmica podem armazenar a energia excedente, aproveitando-a em outros momentos.

Por fim, os painéis solares possuem fácil instalação, podendo ser implementados em regiões isoladas e sem acesso à rede comum de energia.

Como está o cenário da energia solar no mundo?

A energia solar, devido ao seu forte apelo renovável e sustentável, vem se expandindo constantemente em todo o planeta. Hoje, essa fonte energética é vista, muitas vezes, como uma maneira eficiente de diversificar a matriz energética de muitos países, especialmente devido aos baixos impactos ambientais que apresenta.

Por outro lado, a energia solar também possui limitações para uso mundial, especialmente devido à influência das questões geográficas e ao alto custo de instalação e manutenção.

Contudo, mesmo com esses empecilhos, o índice de uso da energia solar deve aumentar nos próximos anos. Em suma, podemos dizer que isso ocorre em razão dos investimentos nas chamadas energias verdes, além da preocupação com as mudanças climáticas advindas do aquecimento global.

A Energia solar no Brasil

O Brasil possui condições geográficas e climáticas incríveis para a produção de energia solar. Isso ocorre porque o país está inserido em uma faixa tropical do planeta, com elevados índices de radiação solar direta, a famosa Linha do Equador.

Hoje, o país possui grande influência na produção desse tipo de energia, principalmente entre os países com a mesma condição econômica. Sendo assim, o Brasil conta com centros de produção de energia solar em diversas regiões, além de diversos painéis solares sendo instalados em residências de todo o país.

Por fim, mesmo com os avanços, a energia solar ainda representa 1% da matriz energética brasileira. Na prática, isso ocorre devido à ausência de políticas públicas e investimentos no setor, além do custo elevado de instalação, que explica a baixa participação dessa fonte no cenário energético brasileiro.

Relacionados
Mais recentes
Fechar