Início O que é preciso para trabalhar com energia solar?

O que é preciso para trabalhar com energia solar?

9 de novembro de 2022 às 16:16
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
O que é preciso para trabalhar com energia solar
O que é preciso para trabalhar com energia solar (Foto/divulgação)

A energia solar é uma fonte energética alternativa e sustentável, que gera eletricidade a partir dos raios solares. Hoje, a energia solar representa uma grande oportunidade, afinal, o investimento em energias verdes tem crescido constantemente. Por isso, vamos te mostrar o que é preciso para trabalhar com energia solar.

Atualmente, o mercado de energia solar tem crescido exponencialmente. Conforme um relatório da Absolar, até 2050, esse tipo de energia será o mais consumido no planeta, especialmente devido à preocupação global sobre o aquecimento global e a busca incessante por energias renováveis.

Neste sentido, é esperado que as oportunidades de trabalho surjam no setor. Afinal, são necessários profissionais qualificados para garantir o bom andamento das produções, além de eventuais descobertas para melhorar a produção de energia através do sol.

Quem pode trabalhar com energia solar? 

O que é preciso para trabalhar com energia solar / Canal DW Brasil

Hoje, diversos profissionais podem atuar com energia solar. A princípio, temos muitas vagas para engenheiros que desejam atuar no mercado, para desenhar projetos fotovoltaicos para residências e indústrias. Além disso, consultores, vendedores, representantes e instalações também possuem grande destaque nesse mercado.

Paralelamente, se engana que para trabalhar com energia solar é necessário possuir um curso superior. Na verdade, qualquer pessoa pode atuar no setor, desde que tenha algum curso específico.

Dentre eles, temos o curso de instalador de energia fotovoltaico. Hoje, profissionais com essa certificação chegam a receber R$5.000,00 por cada instalação concluída.

Como ser um instalador de energia solar? 

A princípio, podemos dizer que essa carreira pode ser seguida por qualquer pessoa, desde eletricistas, empresários, engenheiros, desempregados ou qualquer outro tipo de profissional.

No Brasil, o crescimento do setor de energia solar começou em 2012, quando a Resolução 482 permitiu que os cidadãos brasileiros pudessem produzir sua própria energia.

Sendo assim, para ser um instalador de energia solar, é necessário entender que o processo vai muito além da instalação mecânica e elétrica. Isso porque, na prática, esses profissionais ajudam a maneira como consumimos e pagamos por energia elétrica.

Dessa forma, é necessário realizar um curso especializado de instalador de energia solar, onde poderemos aprender cada detalhe do sistema, como o funcionamento de um sistema solar, instalações, conexões, entre outros.

Onde encontrar cursos de energia solar? 

Atualmente, milhares de oportunidades existem para quem deseja atuar na área de energia solar. Dessa forma, por ser um divisor de água, é necessário entender quais são as suas necessidades com o setor, além de identificar o melhor custo-benefício para a sua escolha de curso.

Hoje, diversas instituições, como a UNEPI, possuem cursos de energia solar. Por ser um curso técnico, ele irá te ensinar a manusear o sistema solar com facilidade, além de entender o dimensionamento e importante dos projetos.

Vale a pena trabalhar com energia solar?

O mercado de energia solar cresce exponencialmente no planeta, e isso ocorre devido a vários motivos. Um deles é que, atualmente, muitos países buscam fontes renováveis de energia, para promover sustentabilidade e garantir a eficiência energética sem riscos ao meio ambiente.

Dessa forma, a energia solar é uma das melhores opções, já que não gera resíduos e diminui a emissão de gases poluentes na atmosfera. Inclusive, até 2035, o setor solar deverá impedir a emissão de 75,39 milhões de toneladas de CO2.

Por outro lado, sempre se achou que investir em energia solar era muito caro. Contudo, hoje, ela está cada vez mais acessível à população, tanto que a maioria da potência instalada corresponde a geração distribuída. Conforme um relatório disponibilizado pelo CNN, mundial, já são mais de 400 mil unidades consumidoras de energia solar. Entretanto, somente 0,5% da população faz uso desse tipo de energia.

Por fim, podemos dizer que vale muito a pena trabalhar nesse mercado, já que ele não para de se expandir. Dessa forma, o número de oportunidades de trabalho deverá crescer simultaneamente ao sucesso da energia solar no mundo.

Relacionados
Mais recentes
Fechar