Sendo similar a um moinho de vento, os aerogeradores, ou turbinas eólicas, são compostos de pás que se movem com a velocidade dos ventos, fazendo o rotor da torre guiar. Por sua vez, o rotor transmite a rotação multiplicada ao gerador, que converte essa energia mecânica em energia elétrica. Assim, por mais vantajosas que sejam, poucas pessoas sabem qual é o peso de uma turbina eólica.
Em suma, os aerogeradores são estruturas gigantescas, que pesam toneladas, mas que são fundamentais para os parques de energia eólica. Hoje, eles precisam de uma logística complexa para serem transportados e instalados. Inclusive, muitas pessoas o consideram os “gigantes da energia renovável”.
Neste sentido, os aerogeradores são considerados grandes aliados do chamado futuro verde. Isso porque, diferente de outras fontes de energia, a energia eólica não depende de matérias-primas poluentes para ser gerada, sem contar que possui um custo de produção mais acessível.
O que é uma turbina eólica?
O aerogerador, ou turbina eólica, é um equipamento que utiliza a energia cinética do vento, transformando-a em energia elétrica.
Como o processo usa uma fonte de energia sem fim, a energia eólica é considerada uma energia renovável, além de receber esse nome por usar o vento no seu processo de produção. Além disso, as turbinas eólicas se tornaram populares por serem fontes de energia renováveis e não poluentes.
Para o aerogerador funcionar, as pás giram com a força do vento, movimento o rotor que, por sua vez, transmite a rotação multiplicada pela caixa multiplicadora ao gerador, que converte a energia mecânica recebida em energia elétrica.
Neste sentido, a energia elétrica produzida no processo é injetada na rede de média tensão do parque eólico. Através dessa rede, a energia chega à subestação coletora. Pelos transformadores de potência, os níveis de tensão são elevados a patamares que escoam a energia produzida por diversas linhas de transmissão, direcionadas às cidades.
Hoje, os aerogeradores são equipados com freio, que permite interromper a rotação das pás quando é necessário produzir energia elétrica, além de possuírem uma unidade de controle, para monitorar as características do vento.
Quais são as vantagens da energia eólica?
Diferente de outras fontes de energia como o petróleo e o gás natural, o vento é uma fonte inesgotável, sem restrições de uso. Além disso, a energia produzida por ele não emite elementos poluentes para o meio ambiente.
Por outro lado, além dos benefícios ecológicos, a energia eólica está cada vez mais barata, pois a tecnologia usada na produção vem diminuindo de preço ao longo dos anos. Hoje, diversas empresas já usam energia eólica para manter as suas atividades.
Além disso, a criação de parques eólicos colabora na geração de emprego e renda nas localidades onde são instaladas. Para as empresas, investir em energia eólica é uma maneira barata e sustentável de diversificar suas matrizes energéticas.
Quais são as desvantagens da energia eólica?
Assim como outros tipos de energia, a produção de energia eólica também possui desvantagens. Embora ela apresenta um impacto ambiental menor, as turbinas eólicas representam grande perigo para os animais. Isso porque muitos pássaros e morcegos se chocam com as turbinas ou, eventualmente, são mortos por voarem em direção contrária às hélices em movimento.
Por outro lado, as turbinas eólicas em constante movimento causam um ruído elevado, que pode ser caracterizada como poluição sonora, já que causa desconforto a população que vive próximo a sua instalação. Além disso, os parques eólicos também promovem a poluição visual.
Quanto pesa uma turbina eólica?
Em suma, o peso de uma turbina eólica depende do seu potencial ou do projeto onde ela está inserida. Entretanto, existe uma média de 330 toneladas para as turbinas eólicas. Assim, o rotor pesa 30 toneladas, a gôndola pesa 70 toneladas e, por fim, a torre pesa em torno de 230 toneladas.