Início Qual é o biocombustível mais limpo?

Qual é o biocombustível mais limpo?

28 de setembro de 2022 às 22:17
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Qual é o biocombustível mais limpo
Qual é o biocombustível mais limpo (Foto/divulgação)

Na prática, podemos definir os biocombustíveis como fontes de energias alternativas, por serem de caráter renovável e apresentarem baixos índices de emissão dos poluentes na atmosfera. Entretanto, muitas pessoas não sabem qual é o biocombustível mais limpo, pois eles costumam ser produzidos a partir de produtos agrícolas ou vegetais, como milho, mamona, cana-de-açúcar, entre outras matérias-primas.

Hoje, os principais tipos de biocombustíveis usados no mercado são o etanol e o biodiesel. Dessa forma, eles costumam ser largamente usados tanto na locomoção de veículos, como também para a geração de energia, como é o caso dos geradores. Por isso, eles foram adotados por inúmeros países, devido aos benefícios que possuem. 

Qual é o biocombustível mais limpo?

Qual é o biocombustível mais limpo / Canal Opinião Sincera

As montadoras do Brasil descobriram qual é o biocombustível mais limpo, e decidiram apostar fortemente nele: o etanol. Composto químico da família dos álcoois, ele é constituído por carbono, hidrogênio e oxigênio. Em suma, etanol é uma substância líquida e translúcida, oriunda da fermentação de açúcares.

Na definição química, ele também é conhecido como álcool etílico, sendo um composto orgânico da família dos álcoois. No dia a dia, sua definição é um biocombustível produzido através da fermentação do amigo e de outros açúcares, de origem vegetal. Existem dois tipos de etanol: o anidro e o hidratado. A diferença entre eles é a concentração de água, que varia de 0.5% a 5%.

Hoje, o etanol é considerado importante por ser um produto sustentável e versátil, principalmente quando comparado a gasolina. Dessa forma, ele é considerado uma peça fundamental na transição energética para um modelo de economia global de baixo carbono, além de ser mais ecológico.

Para ilustrar, é válido citar que o etanol produzido através da cana-de-açúcar emite, em médio, 80% menos gases de efeito estufa na atmosfera do que a gasolina tradicional. O etanol é muito conhecido como combustível, mas existem outras aplicações, tais como:

  • Industrial: para a fabricação de produtos de limpeza;
  • Cosméticos: para a fabricação de desodorantes, perfumes e produtos de higiene;
  • Alimentício: para a fabricação de bebidas e vinagres.

Houveram duas razões essenciais que fizeram o etanol começar a ser produzido a partir da cana-de-açúcar: a necessidade urgente de amenizar as crises do setor açucareiro, e a tentativa de reduzir a dependência do petróleo importado, especialmente no começo da década de 2000.

O Etanol é um biocombustível renovável?

Sim! Podemos dizer que etanol é um biocombustível renovável, pois é um tipo de energia renovável. Dessa forma, podemos dizer que algo renovável é quando sua fonte é inesgotável, ou pode ser regenerada, como é o caso das plantações de cana-de-açúcar. No caso do petróleo, por exemplo, é um combustível fóssil e isso pode acabar eventualmente.

Sendo assim, caso ocorra o tratamento adequada do solo, além das matérias-primas vegetais, como a cana, a beterraba, o milho, a mandioca, a batata etc., as matérias-primas responsáveis pelo etanol podem ser plantadas e replantadas a qualquer momento, ou seja, podemos dizer que elas não se esgotam.

Além de renovável, o etanol também é considerado uma fonte de energia limpa. Isso porque ele reduz em 80% a emissão de gases de efeito estufa como dióxido de carbono, gás metano, óxido nitroso e muitos outros, especialmente quando comparado a gasolina. Dessa forma, o etanol tem sido considerado um dos combustíveis mais sustentáveis do mundo, adotado por inúmeros países.

Os biocombustíveis são renováveis?

Agora que você já descobriu qual é o biocombustível mais limpo, é válido mencionar que outros biocombustíveis, como biodiesel e biogás, também são renováveis. Hoje, eles são tratados como a melhor maneira de substituir os combustíveis fósseis derivados do petróleo, como a gasolina e o óleo diesel. Dessa forma, essas fontes alternativas de energia são denominadas de “combustível limpo” ou “combustível verde”.

Relacionados
Mais recentes
Fechar