O petróleo é um líquido natural, oleoso, inflamável e com densidade menor que a água. Em suma, ele é uma mistura de hidrocarbonetos, ou seja, de substâncias orgânicas formadas por hidrogênio e carbono, em sua maioria são hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos. Dessa forma, vamos te mostrar quais são os tipos de petróleo.
Além disso, a cor do petróleo pode variar do incolor ao marrom ou preto, passando pelo marrom-claro e verde. Hoje, ele é a principal fonte de energia do planeta, explicando sua enorme importância. Por outro lado, o petróleo também pode contar com quantidades pequenas de oxigênio, nitrogênio, compostos de enxofre e íons metálicos, especialmente níquel e vanádio. O petróleo pode ser caracterizado em leve, médio ou pesado, além de ter óleos extraídos de areias impregnadas de alcatrão. Historicamente, a palavra petróleo vem do latim petroleum, uma junção de petrus (pedra) e oleum (óleo) que, literalmente, significa óleo de pedra.
Como funcionam as jazidas de petróleo?
Diferente do que muitos pensam, o petróleo não é encontrado na natureza em lagos subterrâneos preenchendo cavidades nas rochas. Na verdade, ele é um líquido que escorre entre os grãos de rochas sedimentares porosas e permeáveis, como arenitos, por exemplo. Neste sentido, podemos dizer que uma jazida de petróleo pode se assemelhar a uma esponja encharcada, do que a uma caverna com líquido predominante.
Como o petróleo sempre tende a migrar para cima, atravessando as rochas que o recobrem através de fraturas e espaços entre os grãos, ele chega à superfície da Terra, caso não encontre um caminho que o detenha. Caso seja encontrado, forma-se a jazida. Caso não seja barrado em sua migração, o petróleo chega à superfície terrestre, onde começa a perder seus componentes voláteis, transformando-se em asfalto natural. Inclusive, esses asfaltos já foram usados pela humanidade há cerca de 3 mil anos.
Além disso, com as camadas de rocha do continente podem se estender mar adentro, é possível encontrar jazidas de petróleo no fundo do mar. Assim, é justamente nesses poços submarinos que vem a maior parte da produção mundial desse tipo de combustível fóssil. Geralmente, na rocha reservatório, é comum haver água salgada, e logo acima dela, o petróleo. Por cima do petróleo, podemos encontrar gás natural.
Quais são os tipos de petróleo?
Embora muitos acreditem que exista somente um tipo de petróleo, podemos dizer que isso é um mito. Dessa forma, confira quais são os tipos de petróleo existentes:
Petróleo Brent
É o petróleo em sua forma bruta, ou petróleo crua, sem passar pelo sistema de refino. Ele é produzido na região do mar do Norte, oriundo dos sistemas de exploração petrolífera de Brent e Ninian, por isso esse nome.
Petróleo light
O petróleo light é um óleo leve, sem impurezas, que já passou pelo sistema de refino. Hoje, é o petróleo mais valioso, já que produz a gasolina.
Petróleo naftênico
É um petróleo que possui abundante quantidade de hidrocarbonetos naftênicos.
Petróleo parafínico
É o petróleo com grande concentração de hidrocarbonetos parafínicos.
Petróleo aromático
Ele é definido como um óleo com grande concentração de hidrocarbonetos aromáticos.
Como funciona a extração de petróleo?
O sistema de extração de petróleo usa os poços exploratórios, criados na fase de pesquisa, além dos poços de desenvolvimento, feitos após a descoberta do óleo, visando a produção. A extração é influenciada pela quantidade de gás existente na jazida. Caso ela seja grande, poderá “empurrar” o óleo na superfície, sem necessidade de bombeamento. Para isso, basta instalar uma tubulação que comunique o poço com o exterior. Caso a pressão do gás seja fraca ou nula, será precisa a ajuda de bombas de extração. Entretanto, neste caso, quase 50% do petróleo existente na jazida fica retido no fundo dela, não sendo possível sua total extração. Por fim, o uso da pressão do gás para empurrar o petróleo exige que os poços sejam perfurados adequadamente, pois, caso sejam feitos na parte mais alta da jazida, o gás sairá sem empurrar o óleo.