A princípio, vale ressaltar que para as ferrovias funcionarem corretamente, todos os itens do seu sistema devem estar trabalhados alinhadamente. Neste sentido, para o sucesso do modal ferroviário, temos o famoso pátio ferroviário e, sendo assim, vamos te mostrar o que são e como funcionam os pátios ferroviários.
Historicamente, a construção de ferrovias foi considerada um desafio devido à grande estrutura que esse modal possui. No entanto, diversos investimentos no setor apontaram que ele seria extremamente benéfico, o que foi mostrado posteriormente com o alto número de entregas e descolamento de pessoas.
Dessa forma, para o modal ferroviário funcionar corretamente, um dos itens fundamentais é o pátio ferroviário. Hoje, os pátios ferroviários brasileiros estão sucateados, mas, é essencial entender o que eles são e como funcionam para fazer o segmento das ferrovias funcionar.
O que são pátios ferroviários?
Ter uma estrutura ferroviária de qualidade é fundamental para o funcionamento de todo o modal ferroviário. Na prática, essa estrutura é formada por importantes construções como plataformas, via-férrea, pátios ferroviários, infraestrutura pesadas, subestruturas, entre muitos outros.
Sendo assim, todos esses pontos são essenciais para uma boa execução das ferrovias, que devem trabalhar conforme o planejamento das empresas que atuam nesse sistema.
Sendo assim, podemos definir os pátios ferroviários como grandes duas estruturas. Assim, temos o pátio superior e o pátio inferior, onde cada tipo corresponde a um sentido de via. Dessa forma, quando os trens chegam no pátio, eles podem ser descarregados, movidos para outros trilhos ou guardados temporariamente, ou a longo prazo.
Como funciona um pátio ferroviário?
Os pátios ferroviários são responsáveis pela carga e descarga, formação de trens, oficina de material rodante, estacionamento, entre muito mais. Na prática, é um local responsável por diversas operações fundamentais para o completo funcionamento do sistema ferroviário.
Em suma, o pátio ferroviário consiste em um agrupamento de linhas ferroviárias dentro de um amplo espaço, destinado para abastecimento, vistorias, reparos, desmembramento de trens, entre outras funções.
Assim, para facilitar a mobilidade de locomotivas e vagões, a construção de um pátio ferroviário deve ser em um local plano. Isso porque aclives ou declives nesses locais geram dificuldades nas operações.
Além disso, o pátio ferroviário possui um dispositivo complexo de interruptores usados para conectar e desconectar trechos de trilhos para a locação de trens, com equipamentos que podem ser utilizados para rebocar ou empurrar os trens.
Por outro lado, depósitos de combustível são comuns nos pátios, onde muitos deles são anexados a instalações de armazenamento de fábrica, para que os trens possam ser carregados e descarregados facilmente.
Paralelamente, um dispositivo necessário que deve estar no pátio ferroviário é o AMV (Aparelho de Mudança de Via), um conjunto de equipamentos e acessórios que garante o transite de uma linha para outra do material circulante no pátio.
Quais são os tipos de pátio ferroviário?
A construção dos pátios ferroviários possui diversas funções. Em suma, cada pátio pode ter uma função diferente nesse sistema.
Sendo assim, para a montagem de um trem é essencial a organização racional e rápida dos vagões, equipamentos, além de condições que necessitam de grandes superfícies.
Basicamente, os tipos de pátios ferroviários podem ser classificados como:
- Pátio de manutenção: local onde é realizado o reparo e prevenção do material rodante;
- Pátio de manobra: esse local garante o trânsito de uma linha para a outra do trem e vagões;
- Triagem: local onde ocorre o entroncamento de duas ou mais linhas, ou ramais de uma ferrovia;
- Pátio de cruzamento: ele é destinado para o cruzamento de trens;
- Pátio gravidade: garantem a grande movimentação de trens, sendo usado no sistema de separação de trens e vagões.
- Terminal ferroviário: ele é utilizado como início ou fim de uma rota, sendo normalmente usado para carregamento e descarregamento.
Por fim, os tipos mais comuns de pátios nas ferrovias brasileiras são os pátios de manobra e os terminais ferroviários.