A princípio, podemos definir a energia solar como a energia gerada através dos raios solares. Por garantir baixos impactos ambientais, ela tem sido frequentemente incentivada por governos de todo o mundo. No entanto, como saber se vale a pena instalar a energia solar?
Hoje, a maior vantagem da energia solar é o seu grande apelo ambiental, afinal, se trata de uma fonte limpa e renovável de energia, que não gera resíduos nem emite gases poluentes na atmosfera. Contudo, a sua instalação ainda conta com um preço elevado, sendo uma desvantagem para a população.
Atualmente, a energia solar vem sendo discutida como uma das chamadas energias verdes, que visam descarbonizar o planeta. Sendo assim, conforme a Absolar, até 2050, esse tipo de energia será o mais utilizado no mundo, ultrapassando a energia hidrelétrica e a eólica.
Como funciona a energia solar?
A energia solar funciona através da captação da radiação solar, principalmente por células fotovoltaicas. No entanto, ela também pode ser usada por aquecedores e usinas solares.
Na prática, para a energia solar funcionar, é captada a radiação solar e, posteriormente, essa radiação é convertida em energia elétrica, através de alguns equipamentos específicos. Em seguida, essa energia é inserida nos centros distribuidores, sendo levada, posteriormente, às residências e indústrias.
Quais são os tipos de energia solar?
Em suma, existem dois tipos básicos de energia solar. Assim, eles se diferenciam com base na forma de conversão da energia, sendo eles:
Energia solar fotovoltaica
Neste processo, temos a conversão direta entre a radiação solar e a energia elétrica. Para isso, são usadas as células fotovoltaicas, estruturas compostas por semicondutores, que geram a energia elétrica a partir da radiação solar.
Energia solar heliotérmica
A energia solar heliotérmica é a transformação da energia solar em energia térmica. Na prática, ela ocorre através dos painéis solares, onde o calor gerado pela radiação do sol é centrado, esquentando as estruturas geradoras. Dessa forma, temos a geração de energia elétrica através da energia térmica do sol.
Quais são as maiores vantagens da energia solar?
Atualmente, além dos benefícios ecológicos que apresenta, a energia solar também possui vantagens para quem decide instalá-la em suas residências. Sendo assim, entre as maiores vantagens de um sistema fotovoltaico, pode-se citar:
- Eles produzem energia limpa e sustentável;
- Garante economia de até 95% da conta de energia através do sistema de compensação de energia;
- Garante proteção contra a inflamação energética por mais de 25 anos;
- Garante a valorização do imóvel em até 10%;
- Possui financiamento facilitado e simples;
- Possui baixa manutenção;
- Promove uma economia para mais de um imóvel com apenas um projeto.
A energia solar pode zerar a conta de luz?
Uma dúvida muito comum sobre energia solar é se ela pode zerar a conta de luz. Na verdade, ela não consegue. Isso ocorre porque você ainda precisará usar o sistema de energia da concessionária para garantir o suprimento esporádico de energia.
Dessa forma, é necessário pagar a taxa mínima de disponibilidade de concessionária. Além disso, mesmo com um sistema de geração de energia solar, ainda é necessário pagar a taxa de iluminação pública.
Quando vale a pena instalar a energia solar?
A energia solar vale a pena por ser uma opção econômica, sustentável e eficiente. Além disso, ela garante uma redução na conta de luz de até 95%. Por outro lado, o setor de energia solar está em constante crescimento, ou seja, a instalação desse tipo de energia tende a ser barateada.
Sendo assim, se você tiver uma conta de luz de R$300,00 ou superior, vale bastante a pena instalar um sistema de energia solar. A partir dessa faixa de consumo, é possível desfrutar de uma economia considerável na conta de luz.